Informações sobre Armazenamento de Antibióticos

Para que os medicamentos tenham sua plena ação, devem estar em condições adequadas de uso e dentro do prazo de validade.
geladeira


A manutenção das propriedades dos medicamentos depende da estabilidade que pode ser modificada por fatores ligados ao ambiente, condições de transporte e armazenamento. Indústrias, distribuidoras, drogarias, farmácias, e outros locais que estocam medicamentos, são obrigados a seguir normas rígidas de estocagem e armazenagem de medicamentos, para garantir que o mesmo chegue ao paciente/consumidor com todas as suas características intactas, sem perda de eficácia.

No que diz respeito à armazenagem na sua casa, para qualquer medicamento, é importante que as pessoas tenham acesso as instruções dos fabricantes de como armazenar. Normalmente estas informações estão expressas nas bulas ou nas caixas. LEIA A BULA!

Vamos abordar a seguir algumas orientações para armazenamento de antibióticos comumente utilizados em pediatria, mas ressalva-se que estas orientações servem de maneira geral para todo e qualquer medicamento.

A grande maioria dos antibióticos utilizados em pediatria apresenta-se na forma de suspensão.

É uma forma farmacêutica na qual a substância responsável pelo efeito terapêutico é insolúvel e, para ser administrada na forma líquida precisa estar suspensa em um líquido.

A orientação geral sobre o armazenamento de antibióticos é a conservação em local fresco e seco, temperatura ambiente entre 15 e 30ºC. Ou seja: ao abrigo da luz, calor e umidade.

A maioria dos medicamentos é sensível à luz. Portanto, devem ser conservados sempre na sua embalagem original, que foi exaustivamente testada para proteção do produto. É importante que todo e qualquer medicamento fique longe da luz direta. Manter os medicamentos em local seco, preferencialmente em prateleiras, afastados das paredes e nunca no armário do banheiro e em cima da geladeira. Estas orientações servem não somente para antibióticos, mas para todo e qualquer tipo de medicamento, soluções, xaropes, comprimidos, cremes, pomadas, etc.

Alguns antibióticos requerem cuidados de armazenamento adicionais, como por exemplo, a conservação em geladeira.

Como saber?

Seguindo estritamente a recomendação do fabricante. Uma vez refrigerado, deverá sempre permanecer refrigerado. Variações de temperatura (armazenar em geladeira e depois retirar e manter fora) podem provocar perda da eficácia terapêutica devido à perda da estabilidade do medicamento.

O ideal é que, se o medicamento após preparado (adicionado água ao pó) for guardado na geladeira deve permanecer na geladeira até que acabe e se for guardado em outro ambiente fresco deve permanecer lá. Evitando variações bruscas de temperatura.

É claro que, para administrar, dar o medicamento ao paciente temos que tirar do ambiente em que está, mas este tempo é tão curto que não interfere na sua eficácia.

Os locais 3 e 2 da imagem ao lado são ideais para o armazenamento dos medicamentos ▲

Orientações Importantes Quanto ao Armazenamento dos Antibióticos

1- Não guardar medicamentos na COZINHA e ARMÁRIO DO BANHEIRO (locais de maior calor e umidade da casa);
2- Crianças são curiosas. Evite guardar medicamentos em locais de fácil acesso. “A diferença entre um medicamento e um veneno é a dose.”
3- Em geral soluções e suspensões, após abertas, diminuem drasticamente seus prazos de validade. Siga o que recomenda o fabricante e nunca guarde frascos abertos já preparados de antibióticos para serem usados em outra ocasião.
4- Antibióticos que devem ser guardados na geladeira, e outros medicamentos (como insulina), não devem ser guardados na porta (grande variações de temperatura) nem no congelador (temperatura muito baixa) e nem próximo a ele. O ideal é o centro da geladeira.
5- Manter os medicamentos em frascos bem fechados, na embalagem original e com a bula. Para as preparações líquidas (solução, xarope, suspensão) é também importante manter junto com o medicamento o frasco ou a colher de medida que acompanha o produto.

Abaixo, informações sobre armazenamento dos principais antibióticos utilizados em pediatria.

Antibiótico Armazenamento Orientações Importantes
Amoxicilina (Amoxil®, Novocilin®, Amoximed®, Velamox®, Neo Moxicilin®) Após reconstituição, a suspensão pode ser mantida sob refrigeração (entre 2 e 8ºC), mas também é estável à temperatura ambiente.
Descartar 14 dias após a reconstituição.
Proteger de calor, umidade e luz direta.
Não há restrições quanto ao uso com alimentos nem em jejum. Pode causar náusea, vômito, diarréia e exantema. Agitar o frasco antes de cada administração. Não interromper o uso antes do final do tratamento, mesmo quando houver melhora dos sintomas após a primeira dose.
Axetilcefuroxima/Cefuroxima (ZinnaT®) A suspensão reconstituída deve ser refrigerada entre 2°C e 8ºC e
armazenada por até 10 dias.
A suspensão oral terá melhor resultado se ingerida junto com uma refeição. A dose também pode ser diluída em sucos de frutas ou bebidas lácteas imediatamente antes de ser administrada. Atenção: não misturar com líquidos quentes. Agitar o frasco antes de cada utilização.
Azitromicina (Zitromax®, Azi®, Astro®, Azitrophar®) Manter a suspensão em temperatura entre 5 e 30°C após reconstituição, pelo período máximo de 5 dias. Pode ser administrada com alimentos. Utilizar o medicamento pelo tempo determinado mesmo após desaparecimento dos sintomas. Não utilizar junto com antiácidos contendo alumínio ou magnésio. Agitar o frasco antes de cada utilização.
Cefaclor (Ceclor®) Após reconstituição pode ou não ser refrigerada. Manter em temperatura ambiente abaixo de 30ºC em local seco e protegida da luz e umidade, e sob refrigeração entre 2 e 8ºC. Não congelar. Descartar após 14 dias. Utilizar o medicamento pelo tempo determinado mesmo após desaparecimento dos sintomas. Evitar administração com alimentos (1 hora antes ou 2 horas depois de refeições). Agitar o frasco antes de cada utilização.
Cefadroxila (Cefamox®) Suspensão reconstituída é estável por 10 dias (em local seco e fresco) ou 14 dias sob refrigeração. Descartar a porção não usada após 10 dias à temperatura ambiente (25ºC) ou 14 dias sob refrigeração (4ºC). Agitar o frasco bem antes de usar. Mantenha o frasco bem fechado.
Cefalexina (Keflex®) Após reconstituição pode ser mantida em temperatura ambiente, protegida da luz e umidade, e sob refrigeração entre 2 e 8ºC. Estável de sete a quatorze dias. Pode ser tomada com alimento ou leite para evitar desconforto gástrico. Agitar o frasco antes de cada utilização. Usar durante todo o tempo prescrito mesmo que haja melhora dos sintomas.
Claritromicina (Klaricid®) Suspensão pediátrica pode ser usada por até 14 dias após preparo, desde que mantida em temperatura ambiente abaixo de 30ºC, protegida da luz e umidade. Não há restrições quanto ao uso com alimento. Usar durante todo o tempo prescrito mesmo que haja melhora dos sintomas. Agitar o frasco antes de cada utilização.
Eritromicina (Eritrex®) Manter em temperatura ambiente abaixo de 30ºC, protegido da luz e umidade. Agitar o frasco antes de cada utilização. Não utilizar com alimentos preferencialmente.
Sulfametoxazol + Trimetoprima (Bactrim®) Manter em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC, protegido da luz e umidade. As doses de uso oral devem ser administradas pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com suficiente quantidade de líquido. O frasco de suspensão deve ser agitado antes da administração.
Amoxicilina + Clavulanato de Potássio (Clavulin®, Sigma Clav®, Novamox®) A suspensão oral, após reconstituição, deve ser mantida na geladeira, conservando-se por um período
De 7 a 10 dias, de acordo com o fabricante. Não congelar.
Administrar no início da refeição para diminuir efeitos gastrintestinais. Agitar o frasco antes de cada utilização.

 

Para complementar o Conteúdo:

♦ Curso on-line sobre: Uso Racional de Antimicrobianos e a Resistência Microbiana
Antibioticos – RDC 44 de 2010 Controle dos Antibióticos

Referências Bibliográficas

♦ Antimicrobianos – Bases teóricas e uso clínico. Dis­ponível em: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/ controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/mo­dulo1/conceitos.htm
Acesso em 13/07/2011

♦ BATISTA, R. S.; GOMES, A. P. Antimicrobianos: guia prático 2010/2011. 2ªed. Ed. Rubio. Rio de Ja­neiro, 2010.

♦ Bula eletrônico Anvisa. Disponível em: http://www4. anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM%5B25925-1- 0%5D.PDF  – Acesso em 13/07/2011

author-pic

Este foi um Guest Post Escrito por Rafaela Generoso:

Farmacêutica em horário comercial, mãe em tempo integral. Mineira, graduado pela UFMG, desde 2000. Se dedica ao atendimento à população carente no balcão da drogaria dando orientações e tentando cuidar para que seus clientes façam o Uso Racional do Medicamento.

Você pode gostar...

160 Resultados

  1. Tatiane disse:

    Oi ao resolver cefalexina coloquei sem querer água a mais do que o indicado. Perde o efeito ou so enfraquece mas faz mesmo assim faz efeito.

  2. Leonardo disse:

    Bom dia , eu esqueci o medicamente fora da geladeira das 20:10 do dia anterior até 07:40 do dia seguinte, será que posso dar ainda a última dose ?

    • Aurea disse:

      Bom dia Leonardo,

      Pode sim. Principalmente porque foi durante a noite que a temperatura é mais amena e devido a ser a última dose.

  3. jeh disse:

    minha filha tem 1 ano e 6 meses e esta tomando novocilin amoxicilina 250mg/5ml so que o doutor que receitou nao colocou por quantos dias tenho que fazer o tratamento se e por 7 ou 10 dias oque faco?. ela ainda esta com tosse

    • Aurea disse:

      Olá Jeh,
      Dependerá de quantos frascos o médico receitou. Geralmente um frasco não dá para os 7 dias usuais dependendo da dose.
      Mas, se de acordo com a dose os fracos ou o frasco ultrapassar os 7 dias dê por até 10 dias.

  4. Lilian disse:

    Boa tarde!
    Vou viajar de avião com meu filho e ele começou tomar amoxicilina com clavulanato.
    Posso deixar o remédio fora da geladeira por aprox. 8h? Tempo de chegada ao Aeroporto e vôo.
    Obrigada!

    • Aurea disse:

      Olá Lilian,

      Se você tiver uma bolsinha térmica que não mantenha o medicamento frio melhor. Mas não vejo problema em transportá-lo, desde que não fique em contato direto com o corpo e que não tome sol.

  5. Liliane disse:

    Oi Aurea, meu o dr. passou para meu filho tomar amoxilina com clavulanato, na hora que fui prepara coloquei agua acima do nível o que eu faço?

    • Aurea disse:

      Olá Liliane,
      O ideal é você comprar outro medicamento. Porque ao diluir mais que o recomendado, você passa a ter um dose menor que a que foi prescrita para o seu filho. Dessa forma o medicamento poderá não fazer efeito desejado.
      Quanto foi acima da marca? Mesmo assim, se for muito difícil comprar outro frasco, você pode entrar em contato com o médico do seu filho ou com o fabricante e ver se há a possibilidade de ajuste da dose.

  6. aline disse:

    Minha filha vomitou o antibiotico astro após.1hora e 20 minutos depois que dei o que faço será que o organismo administrou algo dado.

    • Aurea disse:

      Olá Aline,

      Muito provavelmente não houve absorção correta do medicamento.
      Veja as informações da bula do Astro®:
      “Após a administração oral em humanos, a azitromicina é amplamente distribuída pelo corpo; a sua biodisponibilidade é de aproximadamente 37%. O tempo necessário para alcançar os picos de concentração plasmática é de 2-3 horas. A meia-vida plasmática terminal reflete bem a meia-vida de depleção tecidual de 2 a 4 dias.
      Não foi observada qualquer diminuição significativa na biodisponibilidade quando ASTRO® (azitromicina) comprimido revestido ou suspensão oral obtida após reconstituição do pó fora administrado concomitantemente a uma refeição rica em gorduras, podendo assim ser administrado a qualquer hora do dia, inclusive com as refeições.”

      De acordo com estas informações o tempo necessário para a absorção completa é de 2-3 horas. Como sua filha vomitou 1:20h depois de ter tomado o medicamento, a absorção não deve ter sido completa.
      Obs:
      Transcrevi a parte da bula que diz que o Astro® pode ser tomado juntamente com as refeições o que não pode na bula do Azi®. A informação que tenho é que a Azitromicina (Princípio Ativo desses medicamentos) não deve ser tomada juntamente das refeições. Porém, podemos notar a necessidade de lermos as bulas dos medicamentos. Pelo menos as informações principais.

  7. Dirlene disse:

    Oi Aurea.. td bem? Eu nao sei se vc pode me ajudar mas estou tomando um antibiótico chamado Azi.. e ontem após três horas de ter tomado eu vomitei mto.. será q eu vomitei o remédio?? Será q perdeu o efeito?? Será q vc sabe me dizer por favor e desde já Obrigada.

    • Aurea disse:

      Olá Dirlene,

      De acordo com a bula do Azi: “Após administração oral em seres humanos, a azitromicina é rapidamente absorvida pela mucosa gastroentérica distribuindo-se amplamente pelo organismo a nível intra e extracelular.
      O tempo necessário para atingir os picos de concentrações plasmáticas é de 2-3 horas.”
      “A administração da azitromicina após uma refeição substancial reduz no mínimo 50% a biodisponibilidade do antibiótico, assim sendo, cada dose deverá ser administrada, no mínimo, uma hora antes ou duas horas após as refeições.”

      Então, se você não se alimentou como descrito acima e tomou o medicamento corretamente, muito provavelmente, quando você vomitou seu medicamento já tinha sido absorvido e não perderá o efeito.

  8. Andreia disse:

    Meu filho está tomando amoxelina + clavulanato e sente muita ânsia ao tomar .posso estar dando água poriginal cima para tirar gosto ruim.é que faça que ele segure o medicamento!

    • Aurea disse:

      Olá Andreia,

      Sim você pode dar um pouco de água logo depois que administrar o medicamento. Assim tira o gosto do medicamento da boca de seu filho.

  9. Raiza disse:

    Boa noite. Mnha filha começou a tomar Zinnat domingo. E eu deixei por 1 hora na geladeira antes do 1 uso. Dps nao continuei guardando na geladeira. E hj é terça. Posso começar a guardar agora? A cor ainda esta normal.

    • Aurea disse:

      Pode guardar sim Raiza. Mas sugiro que ligue para o SAC do Zinat para eles te informarem se estes dias causaram algum problema no efeito do seu medicamento ou se diminuiu o tempo de efeito.

  10. Fara disse:

    Boa noite! Meu filho de 7meses deverá tomar clavulin durante 10 dias. Devo comprar outro? Não guardei na geladeira e a cor está um pouco amarelada.

  11. Fara disse:

    Boa noite! Meu filho de 7 meses está tomando Clavulin e deverá tomar durante 10 dias. Devo comprar outro remédio? Ele não foi guardado na geladeira e a cor já mudou um pouco, está mais amarelo.

    • Aurea disse:

      Olá Fara,
      Na bula do medicamento tem os seguintes dizeres:
      “A suspensão oral, após a reconstituição, ficará estável por sete dias, devendo, para isso, ser conservada em geladeira (2°C a 8°C).
      Sem refrigeração, a suspensão escurece gradativamente, apresentando coloração amarelo-escura após 48 horas e marrom-tijolo em 96 horas.
      Depois de oito dias, mesmo guardada em geladeira, a suspensão torna-se amarelo-escura e, em dez dias, passa a marrom-tijolo.
      Portanto, após sete dias, o produto deve ser descartado.”

      Sim, você deve comprar outro medicamento e guardar na geladeira assim que fizer a reconstituição para garantir sua eficácia.

      • Fara disse:

        Obrigada! Comprei outro pq li também algumas respostas aqui no site. Acho que a dele não escureceu antes pq está frio. Hj completa uma semana que ele está tomando e ontem que começou a ficar amarelado. Muito obrigada!

        • Aurea disse:

          Ótima escolha Fara,
          Assim você garante que o medicamento faça efeito.
          Sugiro que você dê o frasco novo todo para seu filho de acordo com a posologia indicada pelo médico. Uma vez que no começo o medicamento ficou fora da geladeira.

  12. Marcela disse:

    Ola, deixei clavulin bd por 24h após preparo fora da geladeira, não tinha visto Q precisava ficar refrigerado!! É a receita pede P dar 10 dias e na bula fala 7 dias refrigerado P utilizar. O Q devo fazer? Obrigada

    • Aurea disse:

      Olá Marcela,
      Realmente o prazo de validade após reconstituição é de no máximo 7 dias. Se o tratamento é para 10 dias você deverá adquirir outra caixa do medicamento. Com relação as 24h que o medicamento ficou fora da geladeira, acredito que não irá causar muitos problemas. Mas se você for usar o mesmo medicamento por 10 dias, muito provavelmente não terá mais efeito no final do tratamento.

  13. Lais gavao disse:

    Gostaria de saber se posso colocar a amoxilina + clavulanato de potassio no suco da fruta , pois meu filho nao esta bebendo o remedio puro ..ou cospe ou vomita tudo ..ao menos dois dedos de suco da fruta seria mais facil p ele beber .
    Aguardo resposta

  14. Priscilla disse:

    oi boa noite aurea,gostaria de saber o seguinte,meu bebê de 1 aninho esta tomando amoxicilina e outro xarope que a pedi dele passou,mas meu filho mais velho de 7 anos sem querer deixou o frasco de amoxicilina cair no chão,só faz 1 dia que meu bebê esta tomando,queria saber se vou precisar passar de novo na pediatra p pedir outra receita ou posso ir na farmacia onde comprei ontem pra comprar outra? obg

    • Aurea disse:

      Pois é Priscilla,
      Depende do atendimento da farmácia onde você comprou o medicamento.
      Você pode tentar ir primeiro na farmácia explicando o que aconteceu e ver se o(a) Farmacêutico(a) Responsável autoriza que você compre outro frasco com a mesma receita.
      Eu acredito que sim. Se no lugar onde comprou o medicamento você não conseguir comprar outro vidro. Então terá que retornar ao médico para pegar outra receita.
      Mesmo assim, converse na farmácia explique a situação e quem sabe eles te ajudam. 😉

  15. Karine disse:

    Olá, Boa noite! O Clavulin foi colocado no congelador, ao invés, da geladeira e permaneceu lá por três horas. Quando tirei o frasco pareceu congelado, mas, em poucos minutos ficou em estado líquido. Minha filha só tinha tomado por dois dias, antes do produto ser congelado, e não sei se devo continuar o tratamento. tenho outro vidro do medicamento, mas, mesmo assim vai ficar faltando um dia para completar o tratamento completo. Gostaria de saber se o remédio pode ter perdido a eficácia por conta desse tempo que ficou no congelador? Pensei em abrir o outro frasco e deixar o frasco que foi congelado para dar as duas últimas doses, ou seja, para o último dia do tratamento.

    • Aurea disse:

      Olá Karine,
      Não sei dizer ao certo se o fato do medicamento ter sido congelado possa interferir na sua eficácia, acredito que não. Mas, o ideal será perguntar ao fabricante esta informação.
      Entendi seu raciocínio com relação a ordem para dar o medicamento para a sua filha. O único porém é: Por quanto tempo será o tratamento da sua filha?
      Se for por mais de 7 dias o primeiro medicamento(que foi congelado) já poderá ter tido uma perda significativa de efeito no final do sétimo dia.
      Veja o que diz a bula: “Depois de oito dias, mesmo guardada na geladeira, a suspensão se torna amarelo-escura e, em dez dias, passa a marrom-tijolo. Portanto, após sete dias você deve descartar o produto.”

      Desculpe não ter respondido sua pergunta antes. Não estava em casa e não levei o computador.

  16. Josiane ferreira disse:

    Ola !! Bom dia!! Eu gostaria de saber se posso reutilizar o restante da amoxilina q sobrou ,tenho meio vidro,ela vai precisar tomar novamente.

    • Aurea disse:

      Olá Josiane,

      A orientação para amoxicilina é de após preparo, manter a suspensão sob-refrigeração em temperatura entre 2ºC e 8ºC por até 14 dias. Após esse período, o produto deverá ser descartado.
      Ou seja, se já se passaram 14 dias que a suspensão já foi preparada, a chance de fazer efeito é mínima ou nula. Não tem sentido utilizar o que sobrou.

  17. Amanda disse:

    Ola Aurea. Meu filho de 4anos e 8 meses precisa tomar amoxicilina com clavulanato de potássio. Posso dar o medicamento 30 minutos depois de uma vitamina de frutas que ele costuma tomar de manhã (leite, banana e aveia). Ou o ideal é dar depois? Se for quanto tempo? Ele estuda de manhã e entre o período que acorda e sai de casa é de 1 hora

    • Aurea disse:

      Ei Amanda,
      Você pode dar o medicamento no início da refeição, não precisa esperar os 30 min após ele tomar a vitamina. Isso porque a alimentação não interfere com a absorção do medicamento e dessa forma reduz desconfortos no estômago ou no intestino.

      • Hully disse:

        Qual a aparência da amoxicilina com clavulanato. Ela é amarga?

        • Aurea disse:

          Aspecto físico/características organolépticas
          Pó fino de cor branca, com odor e sabor de laranja, isento de partículas estranhas.
          Tanto o pó quanto a suspensão apresentam, imediatamente após a reconstituição, uma coloração que pode variar do branco ao creme.

  18. Ola eu tenho aqui na minha casa um resto de um frasco de medtrim posso usalo ou nao?

    • Aurea disse:

      Olá Fernanda,
      Não aconselho a usá-lo.
      Primeiro porque o ideal é que o médico avalie se você precisa do medtrim para o seu problema atual ou não.
      Segundo, se sua infecção voltou e vc tratou da primeira vez com o medtrim, muito provavelmente não deverá utilizá-lo novamente por causa da resistência bacteriana.
      Terceiro, será que a quantidade do “resto” do medtrim que vc tem em casa é suficiente para um novo tratamento completo.
      Então, se você está percebendo os mesmos sintomas da primeira vez que precisou tomar o medtrim, a minha orientação é que procure um médico.

  19. Maria Maurenice disse:

    Se a amoxilina ficar amarela, posso continuar dando para meu filho de três anos?Desde o dia que comprei mati fora da geladeira, mesmo assim amarelou.

    • Aurea disse:

      Olá Maria,

      O fato da Amoxicilina ter ficado amarela significa que ouve alteração da composição química dela, ou seja, pode ter perdido ou diminuido sua atividade contra as bactérias.
      Tudo vai depender do tempo de tratamento do seu filho. Na bula da amoxicilina geralmente é avisado que por volta do 7º dia depois de preparada ficará amarela mesmo.
      Foi somente amoxicilina que estava dando para seu filho? Ou foi amoxicilina+clavulanato? Aqui no post tem as instruções sobre como armazenar as duas formulações.
      Veja na bula do seu medicamento sobre o armazenamento e o tempo em que ela irá amarelar.

  20. fernanda dos reis santos disse:

    boa tarde eu precisei sair antes de da a dose da amoxilina+clavulanato de potassio para minha filha entao coloquei na bolsa e quando cheguei au local dei o antibiotico e coloquei na geladeira novamente e quando fui embora eu tirei da geladeira coloquei na bolsa e em casa coloquei na geladeira novamente,o tempo tava nublado,tem algum problema? o antibiotico ficou mas ou menos umas 2 horas fora da geladeira

    • Aurea disse:

      Boa tarde Fernanda,
      O tempo que o antibiótico ficou fora da geladeira foi pouco.
      Não vejo problemas com relação a isso. Desde que durante o tempo em que ficou na bolsa o medicamento não tenha recebido calor externo ou do seu corpo, o que poderia ser ruim por ser uma variação grande de temperatura.

  21. Verônica disse:

    Boa noite, meu filho está fazendo tratamento com o Zinat pela primeira vez, coloquei o medicamento na geladeira mas depois não coloquei mais depois que fui ver que tinha que ficar na geladeira. Será que perdi o remédio e a eficiência dele?

    • Aurea disse:

      Olá Verônica,
      Desculpe não responder antes, mas não tiver tempo de entrar no blog ontem.
      Depende do tempo que o medicamento ficou fora da geladeira. Sugiro que você ligue para o fabricante do medicamento pois eles terão informações mais exatas relacionadas a tempo de exposição ao calor, se o medicamento perde eficácia ou não de acordo com o tempo fora da geladeira.

  22. Olá!
    Quanto tempo eu posso deixar o Clavulin BD fora da geladeira após o preparo?
    Vou viajar com o meu filho, e vou precisar preparar o medicamento a bordo do avião. Só vou conseguir manter o remédio refrigerado aproximadamente 5 horas depois, quando chegar ao hotel.
    Posso esperar todo esse tempo? Obrigado!

    • Aurea disse:

      Olá Guilherme,

      Desde que após preparado o medicamento não fique em temperaturas altas que possam alterar sua composição, as 5 horas que vai estar fora é um tempo relativamente curto. Mas não se esqueça de assim que chegar ao hotel colocá-lo na geladeira.

      De acordo com a bula do Clavulin® → A suspensão oral, após a reconstituição, ficará estável por sete dias, devendo, para isso, ser conservada em refrigerador (2ºC a 8ºC)

  23. William Cesar disse:

    Olá áurea minha bebê esta com infecção de intestino eu tenho em casa o bactrim mais já coloquei água nele pq ele já foi usado antes,gostaria de saber se posso reutiliza-lo ou descarta-lo ?

    • Aurea disse:

      Olá William,

      Não aconselho que você reutilize o medicamento até mesmo porque ao ter colocado água nele você o diluiu e alterou sua concentração original. Descarte-o.
      Sugiro que leve sua filhinha ao pediatra para que ele prescreva o antibiótico correto para ela.
      Se ela estiver tendo a infecção pela segunda vez e já foi tratada a primeira com o bactrim, muito possivelmente, o antibiótico para tratar dessa vez será diferente do primeiro.

  24. Marcio de Paiva Gomes disse:

    gostaria de saber se misturar água ao invés da solução na amoxilina c/ clavulanato de potássio (pó) corta o efeito do medicamento?

    • Aurea disse:

      Olá Marcio,
      Sobre qual amoxicilina+clavulanato está falando nem todas vêm com a solução para misturar, precisando misturar água filtrada. Dê uma olhadinha na composição dessa solução e confira se tem algo mais além de água.

      • Marcio de Paiva Gomes disse:

        Boa noite Aurea. Trata-se da NOVAMOX 2X (Amoxilina 400mg/5ml / Clavulanato de Potássio 57 mg/5 ml). O medicamento veio com 02 recipientes, 01 recipiente com o pó (pó para suspensão oral) e outro com o diluente, porém minha esposa misturou foi água filtrada no pó e não o diluente. Gostaria de saber se isso corta o efeito do medicamento.

        • Aurea disse:

          Olá Marcio,
          Me desculpe,
          Não vi sua resposta no dia em que nos falamos aqui. O sistema autorizou seu comentário sem me notificar, aí não voltei aqui.
          Não a água não irá cortar o efeito do medicamento. Sei que esta resposta é um pouco tardia. Mas realmente não vi.

          • Meyryanne disse:

            Olá minha dúvida é a mesma, quebrei o vidro do diluente, posso colocar água filtrada?

  25. gessica disse:

    Boa noite!
    Preciso saber se perde a eficacia do antibiotico amoxilina+ clavulonato de potassio quando deixa o vidro aberto por umas 13 hs..

    Aguardo!
    Obrigada

    • Aurea disse:

      Olá Gessica,
      Sugiro que você entre em contato com o fabricante do medicamento. Eles saberão informar melhor sobre a sua dúvida.

  26. elaine disse:

    Olá estou dando clavulin para minha filha fervi a água para a reconstituição e não percebi que estava morna será que perdeu o efeito?

    • Aurea disse:

      Olá Elaine,
      Sugiro que você entre em contato com o fabricante do medicamento. Eles saberão informar melhor sobre a sua dúvida.

  27. Tatiane disse:

    Olá Aurea! Meu filho tem 2 anos, preciso medica-lo com amoxilina clavulanato de potássio pois está com a garganta inflamada, porém esse remédio está causando diarréia nele, isso é normal?Além disso tenho dificuldades para da o remédio, ele chora muito e as vezes acaba vomitando, eu posso misturar com o gagau dele, leite com mucilon?

    • Aurea disse:

      Olá Tatiane,
      A diarréia é comum, mesmo assim você deve informar ao médico do seu filho que ele está tendo essa diarréia para que ele tome as devidas providências caso não melhore logo.
      Não aconselho misturar o medicamento com o leite com mucilon. O que você pode fazer é administrar o medicamento e depois dar a mamadeira dele, mas em separado.
      Não deixe de falar com o médico do seu filho!

  28. Marcelo Ramos disse:

    Olá, bom dia!

    Meu filho de 1 ano e 4 meses está tomando Amoxicilina de 250mg/5ml. Hoje, ao abrir o vidro percebi que havia formigas dentro.
    Joguei o remédio fora e comprei outro. Esse tempo que levei pra comprar outro vidro do remédio inviabiliza o tratamento?! Tenho que começar do zero de novo?!

    Desde já, muito obrigado!

    Marcelo Ramos.

    • Aurea disse:

      Qual foi o tempo que você levou para comprar o outro vidro? Seu filho ficou sem mais de uma dose do medicamento?
      Na bula do medicamento tem a informação para quando “esquecemos” de dar uma dose ou mais.
      No seu caso não foi esquecimento, mas essa informação do que deve fazer se pular essa dose a bula diz o que você deve fazer vai te ajudar.

  29. Crislaine disse:

    Boa noite
    Tenho grande dificuldade de daf remédio para minha filha , comecei a misturar junto com água , mesmo assim ela se nega , posso misturar o clavulin junto com leite ,assim dou na mamadeira , perde o efeito?!
    Obrigada

    • Aurea disse:

      Olá Crislaine,
      Praticamente nenhum medicamento deve ser dado com leite.
      O que você pode fazer é dar o medicamento com água normalmente e depois dar a mamadeira.

  30. Unknown disse:

    OLÁ COMPREI O MEDICAMENTO CEFALEXINA E ESQUECI NO CARRO EM TEMPERAR SERÁ QUE ESTRAGOU????PERDEU A EFICÁCIA?

  31. Olá, minha começou a tomar ontem amoxilina com clavulanato mas fiz a reconstituição as 18:e0 e não coloquei na geladeira ,fui colocar as 22:00 quando vi na bula q nesse citava de refrigeração, daí coloquei sem a caixinha,ao ler esses comentários percebe q devia ter colocado com a caixa e então corri e coloquei mas já tinha ficado umas 5 horas sem,me ajude esse dói acontecimentos me tiraram até o sono será q o medicamento perdeu sua eficácia? O q faço?

    • Aurea disse:

      Fique tranquila Patrícia,
      Não deu tempo para seu medicamento perder a eficácia.
      Com relação a estar na caixa, não vejo problema. O fato de estar na caixa pode ajudar a evitar alterações bruscas de temperatura do medicamento.
      Desde que o medicamento não esteja na porta da geladeira, que é um local onde há muita variação de temperatura. Estar na caixa ou não, não terá muito problema.
      Mantenha o medicamento, nas caixa, na geladeira da forma que está fazendo agora, no meio da geladeira.
      Administre-o à sua filha nos horários corretos e não se esqueça de agitar bem o frasco toda vez antes de administrá-lo.

  32. Sobre o keflex, posso reconstituir somente a metade do pó e deixar a outra metade para reconstituir depois, pois meu filho faz uso contínuo de 6 gotas de 12 em 12 horas e se for reconstituído ele só dura 14 dias, sendo assim tenho que descartar e se não recontitur tudo posso usar a outra metade

    • Aurea disse:

      Olá Jackeline,
      Entendo o seu raciocínio, mas não aconselho você a fazer isso por causa da concentração do medicamento.
      Dividir o pó à metade, mesmo utilizando uma diluição equivalente, não haverá garantias de que a concentração do medicamento esteja a correta para o tratamento do seu filho.
      Sei que o medicamento é caro e que as coisas estão difíceis hoje em dia. Converse com o médico do seu filho a possibilidade de ele prescrever o Keflex® Genérico que é bem mais em conta.

  33. Boa tarde!
    Minha filha está tomando Amoxicilina 400 para sinusite há 4 dias, e agora que vi que as instruções são para armazenar em temperatura ambiente, entre 15º e 30º. Meu marido quando preparou disse que deveria ficar na geladeira! Desde então está na geladeira!!!! Como ela continua muito encatarrada, estou preocupada de ter perdido o efeito do remédio por estar na geladeira!!!! Tem problema?

    • Aurea disse:

      Olá Carolina,
      Não tem problema que sua amoxicilina esteja na geladeira. Ela não perdeu o efeito. Perderia se estivesse no calor acima do recomendado. Assegure-se de misturar bem o medicamento no momento de administrá-lo à sua filha.
      Siga o tratamento até o fim conforme a orientação do seu médico. Caso os sintomas da sua filha não acabem procure o seu médico novamente.

  34. Unknown disse:

    Meu filho vão começar a tomar cefalexina hj, mas há a semana coloquei água no vidro e não mantive na geladeira. será que posso dar?

    • Aurea disse:

      Não aconselho dar o medicamento porque mesmo podendo ficar em temperatura ambiente o medicamento corre o risco de perder o efeito devido ao tempo em que está preparado até o término do tratamento.

  35. Unknown disse:

    Boa tarde! Vou viajar e preciso levar o Clavulin BD do meu filho de 10 meses gelado. Será que se eu colocar numa térmica com gelo por umas 5 horas consigo manter o remédio funcionando corretamente?
    Obrigada.

  36. Unknown disse:

    Olá o clavulim BD deve ser dado gelado para criança?

    • Aurea disse:

      Para não causar desconforto para a criança, sugiro que tire da geladeira e deixe na temperatura ambiente uns 10 ou 15 min antes do horário da administração, dê o medicamento. Depois volte com ele para a geladeira.

  37. Estou dando o Clavulin Bd 400 para o meu filho de 2 anos, ele tomou hoje a 4 dose de 14, e só agora percebi que tinha q manter em geladeira, o medicamento ficou 36horas em ambiente fresco e está com cor amarelado, não muito escuro. Já coloquei na geladeira, mas devo me preocupar ou posso continuar a dar as doses restante sem problemas?

  38. Silvia disse:

    Boa noite! Amoxilina + clavunato pode ser misturado no suco por exemplo? Meu filho tem 4 anos e está dando ânsia de vômito toda vez que vai tomar. Ele precisa de 5ml, aquela seringa toda 😢 E convenhamos, o gosto é horrível né?
    Desde já agradeço pelo retorno!
    Abraços

  39. Ola! boa noite! meu filho tem que tomar 10 aamoxilina mais clavunato… dei dois dias … no terceiro vi que escureceu, só aí que lembrei q tinha que ir a geladeira, ficou amarelado. só que agora só tem mais uma dose…temoutro frasco! será que faz mal dar essa ultima dose desse primeiro frascp?
    Tenho medo de não esta mais fazend efeito. (meu filho estava com pus na gargata) teve febre dois dias ainda quando começei a dar o remédio, no terceiro n teve mais) ainnnnnnnnnn

  40. Joyce Andreza disse:

    Minha filha está tomando cefaclor seria durante 10 dias mas acabou o remédio e só dará por 9 dias…tem problema? Ou tenho que comprar outro vidro pra da só 1 dia….me ajudem por favor

    • Aurea disse:

      Olá Joyce,
      O mais correto é você retornar ao médico que prescreveu o cefaclor para a sua filha e ele avaliar se há a necessidade de ela tomar mais um dia o medicamento ou até mais dias.
      A partir dos sintomas da sua filha e da avaliação do seu médico que sua pergunta será melhor respondida.

  41. Unknown disse:

    Olá
    Eu fiz todo o preparo da amoxilina corretamente
    Mas então resolvi mexer o fundo q não misturava e a ponta da faça estava quente.
    Será q o medicamento perdeu sua eficácia?

  42. Unknown disse:

    Minha filha é transplantada renal, ela usa micofenolato de mofetil que macero pois ela nao engole comprimido, prednisona macero tbm, ranitidida e ciclosporina eu gostaria de saber se posso deixa-los preparados na seringa?? Pronto pra ingerir, no caso tdos, me falaram pra armazenar na geladeira que nao perde o efeito.

    • Aurea disse:

      Não recomendo que você guarde os medicamentos prontos numa seringa na geladeira para administrar para sua filha.
      Se não há outra forma de sua filha tomar os medicamentos que não seja macerados e dissolvidos na hora da administração com a autorização do seu médico. Não os deixe guardados assim na geladeira.
      Sugiro que você entre em contato com os laboratórios farmacêuticos responsáveis pelos medicamentos para saber se pode fazer isso.
      Somente os laboratórios farmacêuticos que produziram os medicamentos poderão dizer se perdem ou não o efeito se for feito o que você deseja.
      Eu não faria.

  43. Boa noite, o preparo (mistura) da amoxicilina pode ser feito com água gelada? Na bula diz para manter o medicamento em temperatura ambiente, entre 15 e 30 graus. Obrigada

    • Aurea disse:

      Olá Renata,
      O ideal é que você prepare a amoxicilina com água à temperatura ambiente. Após feita a mistura você pode manter o medicamento na geladeira ou em um lugar fresco sem incidência de sol.

  44. Posso misturar o clavulin 250mg com água. Minha filha tem 1ano e 3 meses e não toma ele puro de jeito algum, me ajude por favor!!!

    • Aurea disse:

      Olá Priscila,

      Desde que a dose que precisa dar à sua filha não seja alterada, pode sim.
      Você fez a reconstituição correta do medicamento né? Colocou água filtrada até a marca da embalagem e todas as vezes que for dar o medicamento à sua filha terá que agitar a suspensão para que o medicamento fique com a concentração uniforme no frasco.

      Exemplo: Se você precisa dar 5mL a cada vez para sua filha, pode diluir em um pouco de água os 5mL e dar a ela. Mas Atenção você deverá dar toda a quantidade diluida para ela. Senão perderá os 5mL necessários para o tratamento.
      (Lembre-se 5mL foi só um exemplo que utilizei para explicar)

  45. Gostaria de saber se devo administrar clavulin BD imediatamente após retirar da geladeira (ainda gelado) mesmo usando o mesmo para tratamento de uma inflamação na garganta do meu filho de 2 anos de idade, onde foi orientada a não ministrar nada ainda gelado para ele?!
    Desde já agradeço.

    • Aurea disse:

      Olá Priscila,
      Você pode retirar da geladeira alguns minutos antes do horário que precisa administrar o medicamento para que ele fique na temperatura ambiente. Aí sim dar ao seu filho.

  46. Gostaria de saber se devo administrar Clavulin BD após retirada imediata da geladeira (ainda gelado), mesmo estando meu filho de 2 anos fazendo este tratamento para curar uma inflamação na garganta?!
    Desde já agradeço.

  47. Unknown disse:

    Oi deixei uns sprays flixotide, avamys e
    Aerolin trancado no carro, quando voltei estavam requerentes demais sera que perdeu a eficácia ficaram umas três horas e foram caros buaa

  48. ola
    eu fiz um tratamento com amoxilina pó temperado em agua no meu filho e nao li a bula toda, so agora apos ter terminado eu vi que tinha k ficar na geladeira sera k pode causa algum poblema no meu filho

    • Aurea disse:

      Olá Adriana,
      Se o medicamento ficou em um lugar bem fresco sem incidência de sol pode ser que não tenha atrapalhado a eficácia do medicamento.
      Problemas o seu filho não terá. O que pode acontecer é que a infecção não se cure totalmente. Se seu filho apresentar qualquer sintoma da infecção inicial, volte com ele ao médico que prescreveu o medicamento.

  49. Aurea disse:

    Em resposta aos dois últimos comentários feitos aqui neste post.
    Após uma consulta rápida na BULA do medicamento questionado.
    Vi a informação que:
    -O medicamento "AZI não deve ser utilizado concomitantemente com outros medicamentos, álcool ou alimentos e deverá ser administrado no mínimo 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições."

    Não se fala nada sobre poder ou não misturar em algum suco ou algo com gosto mais agradável para que fique melhor para a administração.

    No entanto, nas bulas do medicamento Azitomicina genérico ou do Zitromax® vi a informação:
    "Azitromicina pó para suspensão oral pode ser administrado com ou sem alimentos."

    Sugiro que vocês liguem para o fabricante do AZI® » Sigma Pharma para que eles tirem esta dúvida.

    Porque considero que administrar o medicamento com suco seria administrar com alimento.

  50. Tb preciso saber se posso misturar Azi com suco… É muito amarga meu filho vomitou. O que eu faço? ??

  51. Gostaria de saber se posso misturar o AZI com suco ou leite para dar pra minha filha de 2 anos… Fui dar pra ela ontem e ela vomitou tudo…o gosto realmente é forte e amargo! O que eu faço?

  52. A desloratadina comprimido pode ser administrada de 12/12 hs em adultos?

  53. OJabez Bueno disse:

    olá boa tarde!
    Eu fervi a agua do po da aoxilina e misturei,eu perdi o anti-biotico?

    • Aurea disse:

      Você misturou a água ainda quente com o pó? Ou ferveu, esperou esfriar e misturou?
      Se esperou esfriar tudo bem.
      Mas se misturou ainda quente, muito provavelmente perdeu o efeito da amoxicilina.

  54. Vanessa FSN disse:

    Por favor me ajudem!
    Meu filho faz uso da vacina para alergia e hoje seria o dia porém, tirei da geladeira e acabamos saindo. Rsultado, esqueci mais de 12h fora da geladeira e não sei se devo dar a vacina. O que eu faço, tem problema?

  55. Vanessa FSN disse:

    Prezados, estou super nervosa. Meu filho faz uso de vacina para acaros mix "manutenção"e hoje seria o dia dele tomar porém, tirei ela pra fora da geladeira e esqueci de dar, saímos e quando cheguei é que lembrei mas já havia passado mais de 12h fora da geladeira. E agora, o que faço????

  56. Olá . Meu filho de 2 anos, precisa tomar azitromicina (Astro), mais tenho dificuldade em dar remedio pra ele, ele cospe, não consigo fazer ele tomar,conforme a tabela, eu posso misturar no leite?

    • Aurea disse:

      Olá Daiane,
      Primeiramente, desculpe a demora em responder.
      De acordo com a bula:
      "ASTRO® (azitromicina) deve ser administrado em dose única diária a qualquer hora do dia, inclusive com as refeições, uma vez que não foi observada qualquer diminuição
      significativa na biodisponibilidade da azitromicina quando administrada concomitantemente a uma refeição rica em gorduras."
      Acredito que não tenha problemas em administrar juntamente com o leite para que seu filho aceite tomar o medicamento.

  57. OLÁ, MEU FILHO DE 7 ANOS ESTÁ TOSSINDO, TOSSE SECA, TEVE FEBRE, DOR DE CABEÇA. NA EMERGENCIA RECEITARAM AMOXILINA COM CLAVULANATO DE 400, DIAGNOSTICARAM SINUSITE. ELE CONTINUA TOSSINDO. TEM PROBLEMA DAR O DESLORATADINA DE 12 EM 12 HS TB?

    • Aurea disse:

      Olá Luciana,
      O medicamento Desloratadina é sob prescrição médica e é indicado para processos alérgicos.
      Sugiro que você dê bastante líquido para seu filho. A hidratação vai ajudar a expectorar todo o catarro que tiver sido produzido pela sinusite quando tratada com o antibiotico.
      Quanto ao outro medicamento (desloratadina) acho que você deve perguntar a um médico se deve dar ao seu filho, uma vez que o diagnóstico foi de sinusite e não foi receitado na primeira consulta.

  58. Nina Oliveira disse:

    Olá !! esqueci meu anticoncepcional Microdiol dentro do carro debaixo do sol por 1 hora !!! será que perde o efeito???
    Grata !!

  59. GeeDesign disse:

    Bom dia, prepare ontem a noite a Amoxicilina pra mi ha Filha e dei a primera dose, nao me atentei que precisava ficar na geladeira, mesmo oirque ds vez es anteriores nunca tinha deixado. Mas esta com broncopneumonia e estoy Muito preocupada, temo o remedio nao fazer o efeito deseado por nao estar na geladeira, e estando gelado quanto tiempo antes de ministrar na crianca posso tirar para que nao piore seu estado estando tao gelado o medicamento? obrigada e Parabens peloservico que nos presta, eh Muito importante!

    • Aurea disse:

      Olá Gee,
      O ideal é que o medicamento fique na geladeira durante todo o tratamento logo após a reconstituição. Mas também é estável à temperatura ambiente desde que esteja ao abrigo da luz intensa e calor.
      Não há problema em dar o medicamento frio para sua criança por ser uma dose pequena o fato de estar frio não irá piorar o quadro infeccioso de seu filho(a).
      É melhor que o medicamento fique o tempo inteiro em uma temperatura constante (fria) e não sofra alterações bruscas de temperatura para que não perca estabilidade e consequentemente o seu efeito.
      Esperar o medicamento "esquentar" para dar à criança não é aconselhável.
      Obrigada por gostar do Farmacêutico Digital!

  60. Mayara Santos disse:

    Bom dia!

    Gostaria de saber se posso misturar o Clavulin BD 400 com suco/leite?
    Penso ser melhor para administrar o medicamento na minha filha de 3 anos.

    Grata!

    • Aurea disse:

      Olá Mayara,
      Não precisa misturar o medicamento com suco ou leite para dar à sua filha. O medicamento foi produzido para ter um sabor agradável e ser aceito por crianças. O que você pode fazer é dar o medicamento e logo em seguida dar o alimento para sua filha afim de não deixar o sabor do medicamento por mais tempo na boquinha dela. Não há restrições quanto à administração de alimentos após o medicamento.
      Só peço para não dar com leite não é aconselhável dar nenhum medicamento com leite.

  61. Caroline le disse:

    Ah, tá ok. Obrigada pelo retorno. Gostei muito desse blog e vou salvar e recomendar para meus amigos. Obrigada e fique com Deus.

  62. Caroline le disse:

    Oi bom dia. Minha filha de 1 ani e meio começou a tomar Zinnat,2,5mL de 12 em 12, desde quarta feira as 20:45h. Ontem após dar a ela a terceira dose esqueci o medicamento fora da geladeira, só percebemos hoje as 8:45, quando fomos dar a quarta dose de antibiótico. Perdi o remédio e o tratamento? Tô preocupada porque ela já havia tomado amoxicilina duas vezes e isso pode gerar nela microorganismos resistentes. Ela tá vindo de processos alérgicos de repetição e não conseguimos identificar ainda. Sem valor no valor do remédio que é caro pra caramba.

    • Aurea disse:

      Olá Caroline,
      A orientação é que este medicamento fique sob refrigeração entre 2 e 8º C durante todo o tempo a partir do momento que é reconstituído. Porém, levando-se em consideração que ficou fora da geladeira no período da noite. É uma pequena vantagem. Mesmo assim acho que que deve avisar o médico da sua filha sobre este ocorrido e não suspender o tratamento até falar com ele. Também pode ligar para o 0800 da indústria do medicamento para que te informem sobre um tempo máximo que o medicamento poderia, se puder ficar fora da geladeira.

  63. Boa noite

    Tomei 2g de azitromicina dose única e depois de 2 horas tive uma diarreía bem forte, inclusive aquosa. O medicamento terá efeito mesmo assim eu foi absorvido?

  64. charlise Nos disse:

    ola gostaria de saber se eu colocar um pouco a mais de agua no antibiótico Zinnat sera que ele perde sua eficácia?

  65. charlise Nos disse:

    Olá gostaria de saber se tem algum problema se eu colocar um pouco a mais de agua no antibiótico Zinnat será que perde sua eficácia?

  66. Bom dia!!!! Sei que alguns antibióticos necessitam ser administrados logo após o preparo, outros necessitam de uma hora de intervalo para administração. O Klaricid será que tem essas restrições, pois só o administrei após 1h20min após o preparo. Será que terá problemas?
    Atenciosamente.

  67. Bom dia!!!
    Sei que alguns antibióticos devem ser tomados logo após o preparo…. Preparei o Klaricid e só o administrei 1h e 20min após. Será que tem problema?
    Atenciosamente
    Christiane

  68. calypso disse:

    eu estou tando amoxicilina+clavulanato de potassio por meu filho e mudou de cor posso continuar dando

    • Aurea disse:

      Olá Calypso,
      Não aconselho continuar dando o medicamento não. A mudança de cor significa a degradação do princípio ativo que poderá perder seu efeito.

    • Sandra Pinto disse:

      Não entendi!!! você respondeu diferente para SIL RABELO, JULIANA E CALYPSO praticamente as mesmas perguntaram sobre a coloração do medicamento e para cada uma resposta diferente, afinal, suspende ou não o medicamento em questão sobre coloração? perde o princípio ou não?

    • Aurea disse:

      Olá Sandra,
      Foram respostas diferentes para perguntas diferentes.
      Sempre que houver mudança de cor do medicamento já significa o processo de degradação da molécula. Isso é fato.
      Você deve observar sempre a forma de armazenamento, o tempo de tratamento e a validade do medicamento.
      Se mesmo com todas estas orientações seguidas e o medicamento começar a mudar de cor no começo do tratamento alguma coisa pode estar errada, então deve-se contatar o fabricante relatando este ocorrido.
      Deve-se observar a bula dos medicamentos porque alguns fabricantes garantem na bula que mesmo que o medicamento mude de cor, os mesmos não perderão sua eficácia.
      Espero ter respondido sua duvida!

  69. Parabéns pelo artigo! Muito útil e esclarecedor. São informações que por vezes sequer sequer estão disponíveis na própria bula do medicamento. Excelente e objetivo.

  70. meu filho tem que tomar por 10 dias clavulin bd,o farmaceutico me deu um frasco de 140ml para poder dar os 10 dias mas li a bula e diz que só pode ser mantido em geladeira por 7 dias,e agora o q eu faço ele diz que posso dar mas na bula e na caixinha está escrito que o medicamento deve ser descartado após 7 dias

    • Aurea disse:

      Olá Elaine,
      O ideal era que tivesse comprado 2 frascos de 70mL e não um de 140mL.
      Realmente o fabricante afirma que o medicamento perde estabilidade após 7 dias, então deverá descartá-lo mesmo.
      Se você não tiver aberto a caixa. Aconselho que tente trocar por 2 vidros de 70mL, será o ideal.
      Gostaria de saber se você foi atendida pelo farmacêutico mesmo ou pelo balconista da drogaria.
      Att,
      Áurea

  71. Dei a primeira dose de axetilcefuroxima pro meu filho, logo apos areconstituiçao, nao deixando em repouso na geladeira por 1 hora como recomenda o fabricante, sera q isso compromete a eficacia?

    • Aurea disse:

      Olá Luciana,

      Acredito que a eficácia pode ser perdida apenas da primeira dose. Mantenha o medicamento sob refrigeração como manda nas instruções da bula e sugiro que contate o fabricante do medicamento.

  72. pançudinha disse:

    Estou dando o Zinnat para o meu filho e hj o 4 dia esqueci o vidro fora da geladeira o dia inteiro e preciso dar por 10 dias. Sera q o remedio perde seu efeito? Obs hj fez um calor de 34 graus

    • Aurea disse:

      Olá Pançudinha,
      Desculpe a demora para responder, mas tive vários contratempos esta semana que me impediram até de ligar o computador.
      Estive consultando a bula do medicamento e encontrei a seguinte informação: "Refrigere a suspensão reconstituída imediatamente em geladeira (entre 2°C e 8°C). 8. Deixe a suspensão em repouso na geladeira por pelo menos 1 hora antes de tirar a primeira dose, mas lembre-se: imediatamente antes de usá-la, você deve agitá-la de novo. A suspensão reconstituída deve ficar o tempo todo na geladeira (entre 2°C e 8°C)."
      Ou seja, o medicamento reconstituído deve ser mantido em geladeira todo o tempo, acredito que este período de tempo extenso pode atrapalhar seu efeito.
      No seu lugar entraria em contato com o médico prescritor e pegaria outra receita para comprar outro frasco ou se quiser pode ligar para o fabricante do medicamento para obter esta informação mais específica.

  73. ESTOU TOMANDO AMOXILINA COM CLAVULANATO DE POTÁSSIO COMPRIDO E ESQUECI DENTRO DO CARRO POR APROXIMADAMENTE PÔR 6:00 DEBAIXO DO SOL SERÁ QUE ESTRAGOU? COMO SABER SE AINDA ESTÁ BOM?

  74. ESTOU TOMANDO AMOXILINA COM CLAVULANATO DE POTÁSSIO (SINOT_CLAV) COMPRIMIDO MAS ESQUECI DENTRO DO CARRO EMBAIXO DO SOL PÔR APROXIMADAMENTE 6:00 HORAS SERÁ QUE O MEDICAMENTO PERDEU A INTEGRIDADE? COMO SABER SE AINDA ESTÁ VÁLIDO PARA CONSUMO? DESDE JÁ MUITO OBRIGADO.

    • Aurea disse:

      Olá Informe,
      Sugiro que você marque um retorno com seu médico para pegar outra receita e comprar outra caixa de medicamento. 6h é muito tempo de exposição ao sol, principalmente dentro do carro que tem uma temperatura maior do que se estivesse ao ar livre. Não sei te dizer como fazer para saber se perdeu o efeito.

      Eu faria isso. Este medicamento é instável em altas temperaturas podendo perder seu efeito sim.

  75. O ATB clavulanato+amoxicilina do meu filho ficou quatro horas no carro e esquentou um pouquinho eu dei a ele e logo apos guardei na geladeira foi a 6° dose de 10. Sera que fez efeito?

    • Aurea disse:

      Olá Juliana,
      Era o 6º dia de 10 ou 6ª dose? Qual a concentração do medicamento? A coloração do medicamento alterou muito?
      Se escureceu e você pôde notar a mudança, sugiro que compre outro para continuar com o tratamento.
      O tempo foi pequeno, se não houve nenhuma mudança significativa na cor do líquido não acho que o medicamento perdeu totalmente seu efeito.
      Aguardo mais informações!

  76. Esqueci o keflex (cefalexina) da minha bebe de 40 dias fora da geladeira, após a quarta dose. Ela tomou o medicamento as 12:45h e de 24:30h dei a quinta dose. O medicamento ficou fora da geladeira por 12:00h será que perdeu a eficácia.?

    • Aurea disse:

      Olá Rebeca,

      De acordo com a bula do fabricante do medicamento:
      "O medicamento, mesmo após aberto, deve ser armazenado em temperatura ambiente
      controlada (15 a 30ºC) e ao abrigo da luz."
      Minha única preocupação é a variação de temperatura.
      O ideal é sempre levar em consideração a recomendação do fabricante.
      Sugiro que você ligue para o SAC do laboratório do medicamento e confirme se a variação de temperatura pode causar algum problema.

  77. Luinha disse:

    Estou tomando amoxicilina+clavulanato e estou com diarreia. posso continuar?

  78. Luinha disse:

    Posso continuar tomando amoxicilina+clavulanato mesmo estando com diarreia?

    • Aurea disse:

      Olá Luinha,
      Em qual dia de administração de amoxicilina+clavulanato você está?
      Se for no começo. Sugiro que avise seu médico para que possa avaliar de troca o antibiótico ou não.
      Mas se for no final do tratamento. Você pode terminar o tratamento, desde que tome algumas providências: se hidrate, tome um soro de reidratação oral, pode tomar um Yakult e alimente-se com alimentos leves com consistência evite frituras e alimentos que não sejam saudáveis ou pesados para o seu organismo. Se depois de uns 2 dias não melhorar sua diarréia também sugiro que procure seu médico.

    • lua disse:

      Coloquei uma amoxilina na geladeira porem a bula diz que deve ser conserado em temperatira ambiente… irá alterar a eficacis por isso. O q devo fazer

    • Aurea disse:

      Olá Lua,
      Não isso não irá afetar na eficácia do medicamento. Como moramos em um país tropical as chances da temperatura ambiente ser alta são grandes.
      Portanto melhor que fique na geladeira. Desde que também não fique gelado demais. A sensação térmica de frio quando você for administrar o medicamento é suficiente.

  79. Patricia disse:

    Amoxicilina pode ser tomado junto com anti-histamínico alegra?

    • Aurea disse:

      Olá Patrícia,
      A amoxicilina não possui interação medicamentosa com o cloridrato de fexofenadina o princípio ativo do Allegra®.
      Se o seu médico prescreveu pode tomar sim!

  80. Thelma disse:

    Cefadroxila pode ser tomada com leite ??? ???

    • Aurea disse:

      Olá Thelma,
      Como diz na tabela do artigo: Pode ser tomada com alimento ou leite para evitar desconforto gástrico.
      Portanto, não tem problema se for tomada com leite.
      Mesmo assim prefiro evitar de orientar a tomar qualquer medicamento com leite. Porque existem alguns que não podem e a maioria das pessoas não sabe disso, então na dúvida… Melhor tomar todos os medicamentos com um copo de água.

    • Sil Rabelo disse:

      Oi Aurea, minha filha está melhor obrigada.
      O medicamento foi suspenso foi orientação do próprio laboratório Germed. Depois o pediatra disse o mesmo que vc, que não deveria ter suspendido pq não perde totalmente a eficácia. Infelizmente não há muito oque fazer agora a não ser observar qq recaída, que tomara Deus não acontecerá. Fiquei decepcionada com o laboratório, não deveria ter confiado na informação pois era evidente o despreparo dos atendentes, gaguejavam e perceptivelmente estavam lendo s orientações. É muito descaso com a saude do consumidor né?
      Obrigada pro tudo e parabéns pelo site.

  81. Sil Rabelo disse:

    MInha filha de um ano está tomando amoxilina +clavulanato supsensão, mas não tinha atentado que deveria guardar em geladeira e guardei em lugar fresco como os demais medicamentos. Ela já tomou 8 doses das 20 previstas. O medicamento vem escurecendo um pouco a cada dia e hoje está com a tonalidade creme médio (não muito claro nem muito escuro). O quadro respiratório dela melhorou muito, não teve mais febre desde que começou a tomar o medicamento e nem está apresentando mais cansaço ou chiado no peito. Se eu colocar na geladeira agora posso continuar a dar ou é melhor suspender?

    • Aurea disse:

      Olá Sil,
      Desculpe a demora para responder. Estes dias foram muito corridos para mim.
      A mudança de cor do medicamento pode ter sido acelerada por estar fora da geladeira. Você pode colocar na geladeira sim.
      Não suspenda o medicamento. Mesmo que o medicamento peca o efeito não será totalmente e nunca deve suspender a administração antes do dia prescrito.
      Sugiro que você relate a evolução do quadro da sua filha ao médico dela. Ele saberá dizer se ela deve tomar o medicamento novamente ou se desta forma está bem.

    • Sil Rabelo disse:

      Oi Aurea, minha filha está melhor obrigada.
      O medicamento foi suspenso foi orientação do próprio laboratório Germed. Depois o pediatra disse o mesmo que vc, que não deveria ter suspendido pq não perde totalmente a eficácia. Infelizmente não há muito oque fazer agora a não ser observar qq recaída, que tomara Deus não acontecerá. Fiquei decepcionada com o laboratório, não deveria ter confiado na informação pois era evidente o despreparo dos atendentes, gaguejavam e perceptivelmente estavam lendo s orientações. É muito descaso com a saude do consumidor né?
      Obrigada pro tudo e parabéns pelo site.

  82. olá estou dando para meu gato amoxilina + Amoxicilina + Clavulanato de Potássio ficou fora de geladeira durante dois dias será que perdeu o efeito?
    agora está na geladeira ,diz na bula que em 7 dias tem que descartar ,ele terá que tomar durante dez dias tenho que comprar outra para dar só os tres dias restantes?
    obrigada

    • Aurea disse:

      Olá Luciana,

      Se ficou em local fresco e depois você manteve na geladeira, acho que não tem problema. O período de conservação varia de acordo com cada fabricante de 7 a 10 dias. Um frasco vai dar para os 10 dias?
      Se for suficiente para os 10 dias sugiro que você ligue para o sac do laboratório do medicamento e pergunte se pode dar o medicamento os 10 dias sem ter que comprar outro.

    • obrigada pela resposta rapida,
      o remedio e suficiente sim ,liguei para o sac ,eles me disseram que o remedio vence em 7 dias mesmo, teria que comprar outro só para dar durante os três dias restantes eh muito complicado eh um remedio caro e não dura os 10 dias ,tenho que comprar outro que vai sobrar pra caramba e vai vencer também isso eh muito complicado.
      obrigada

    • Aurea disse:

      Realmente é complicado Luciana,
      Acredito que esta é uma das causas das pessoas não cumprirem com os tratamentos completos. Uma das causas da resistência bacteriana.
      Este medicamento é caro e sobrar é como jogar dinheiro no lixo.
      Seja sempre bem vinda ao FD!

  83. Reconstitui a amoxicilina a noite e nao coloquei na geladeira e nem gaurdei em sua caixinha , sua eficacia pode diminui? pode fazer algum mal a minha filha? o que fasso jogo o medicamento fora?

    • Aurea disse:

      Olá Adriana,

      Para a amoxicilina as orientações são: Após reconstituição, a suspensão pode ser mantida sob refrigeração (entre 2 e 8ºC), mas também é estável à temperatura ambiente. Descartar 14 dias após a reconstituição. Proteger de calor, umidade e luz direta.
      Então não irá fazer mal à sua filha, mas mesmo assim aconselho que você guarde-o na geladeira dentro da caixinha para garantir maior estabilidade e ação.

  84. Anônimo disse:

    Preciso saber urgente se o medicamento Zinnat perde sua eficácia se ficar fora da geladeira.
    Fiz o preparo corretamente, mas não li toda a orientação e não coloquei na geladeira nem uma vez.
    Já faz 1 semana que meu filho de 3 anos está tomando, o que eu faço agora?

    • Aurea disse:

      Prezado,

      A bula deste medicamento orienta que a suspensão reconstituída deve ser refrigerada de 2°C a 8º C e armazenada por um período de até 10 dias.
      Se ficou uma semana toda fora da geladeira é muito provável que tenha realmente perdido a eficácia.
      Sugiro que ligue para o SAC da indústria produtora do medicamento que eles darão informações mais precisas. O tel é: 0800 701 22 33
      Se for comprovado pelo SAC você terá que voltar ao médico para pegar outra receita e reiniciar o tratamento.

Deixe o seu Comentário