emocoes-doenca

Fique Atento às Suas Emoções

Curiosidades, Dicas de Saúde

O significado de Doença (do latim dolentia, padecimento) pode ser considerado uma alteração ou desvio do estado fisiológico em uma ou várias partes do corpo. Distúrbio da saúde física ou mental.

Pode ser causada por fatores externos, como outros organismos (infecção), ou por disfunções ou malfunções internas, como as doenças autoimunes.
A patologia é a ciência que estuda as doenças e procura entendê-las.

saude-doenca-pensamento
Foto: BLISSNOW / Reprodução

Muitas vezes, o aparecimento da doença é o reflexo do desequilíbrio do nosso sistema imunológico. Cada vez mais os cientistas tem descoberto que o fortalecimento ou o enfraquecimento do sistema imune esta intimamente relacionado com as nossas emoções.

O fato do nosso sistema imunológico vencer a doença depende muito do modo como vivemos.

A mente influencia diretamente no nosso sistema imunológico, na produção das enzimas, anticorpos, hormônios e neurotransmissores. Toda essa química determina nosso bem-estar. Pressões psicológicas podem agir em algo muito simples como um resfriado ou influenciar as doenças crônicas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado perfeito entre o bem-estar físico, psíquico e social, e não apenas uma ausência de doença.

Nossas escolhas determinam o modo como vivemos.

Estas escolhas são denominadas de Atitude.
Tudo o que pensamos, comemos, a forma de agir, as palavras que trocamos são exemplos da nossa atitude perante a vida.

Uma pessoa pode ser “saudável”, ou seja, não ter nenhuma doença física se manifestando, mas se tem pensamentos negativos, se comporta de forma agressiva, está sempre irritada, reclamando de tudo… Certamente este não é um comportamento saudável.

Seu corpo, com o tempo, sente estas emoções negativas que se manifestam na forma de doença.
Por exemplo: Uma pessoa ansiosa tem uma tendência maior a desenvolver gastrite. A colite normalmente aparece em pessoas com comportamento compulsivo e obsessivo e a insônia se apresenta para aqueles que são preocupados demais, que querem controlar o futuro.

O que é uma emoção negativa? É aquela que é tóxica para o corpo e interfere no seu equilíbrio e funcionamento harmonioso.
Medo, ansiedade, raiva, ressentimento, tristeza, rancor ou desgosto intenso, ciúme, inveja – tudo isso perturba o fluxo da energia pelo corpo, afeta o coração, o sistema imunológico, a digestão, a produção de hormônios, e assim por diante.

A sua vida atual é resultado direto das suas ações e pensamentos.

É necessário buscar o equilíbrio entre corpo e mente sempre. As doenças físicas e mentais estão ligadas diretamente a desequilíbrios energéticos.

Fique sempre atento as suas emoções e, se estiver doente de qualquer forma, pode ser apenas um resfriado, pergunte a si mesmo: Como estou agindo perante a vida? Como estão minhas atitudes?

Tenha sempre bom humor. Estudos já comprovaram que o riso produz endorfina, hormônio que estimula o sistema imunológico. Uma pessoa bem humorada aprende com mais facilidade e expressa melhor sua criatividade.

Já ouviu falar dos Chakras?

Chakra é uma palavra que vem do sânscrito, que significa roda ou circulo e designa os centros de energia localizados no corpo de qualquer ser vivo.

chakras
Foto: BLISSNOW / Reprodução

Os chakras são utilizados para cura e progresso energetico e Espiritual.
Existem sete chakras dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais.

É através dos Chakras que se estabelecem as trocas de energia entre o nosso organismo e o Universo. O seu funcionamento condiciona e regula a nossa forma de estar na vida, a forma como nos inter-relacionamos socialmente, entre muitos outros fatores.

pai-nosso-chakra
Foto: A Procura da Fé / Reprodução

Para entender mais sobre os Chakras e para Complementar o conteúdo:

O Nosso Corpo e os Chacras Principais
As emoções originando doenças

♥ Você já meditou hoje?

beneficios-meditacao
Veja quantos benefícios a Meditação pode nos trazer.

Deixe um comentário