Orientações para Épocas de Tempo Seco

Dicas de Saúde, Dispensação, Orientação

Para diminuir os problemas causados pelo tempo seco, é preciso redobrar os cuidados com a saúde. A umidade relativa do ar associada ao tempo quente, além de causar ressecamento dos olhos, da pele, da boca e das narinas, colabora com o aparecimento de quadros alérgicos, doenças virais e bacterianas. O organismo exige mais dos pulmões e das vias superiores, pedindo para que o trabalho seja redobrado para manter a umidade do corpo. Este esforço causa irritação local, desencadeia ou agrava enfermidades como asma, rinite, bronquite, laringite, faringite, sinusite, pneumonia, gripes e resfriados. Além disso, como é necessário gastar mais água para umidificar as vias respiratórias, o intestino é afetado, o que pode ocasionar diarréia.orientacao-farmaceutica-tempo-seco

Mesmo com a chegada das chuvas estas orientações são muito importantes para você segui-las em épocas de tempo seco.

Dicas Importantes:

» Ingestão de líquidos. Para não ter problemas de desidratação nesta época seca, um adulto ou idoso (que não tem restrições médicas ao líquido) deve ingerir cerca de três litros de água por dia. Para as crianças, vale uma regrinha básica: 30 ml de água para cada quilo. Se um bebê pesa dez quilos, deve tomar 300 ml. Vale lembrar que sucos e frutas também são bem-vindos para quem quer se hidratar.

» Evitar o ar-condicionado e as mudanças bruscas de temperatura.

» Evitar exposição excessiva ao sol e não praticar atividades físicas ao ar livre entre às 10h e 16h. Os exercícios físicos não devem ser praticados das 11h às 15h. E se tiver que caminhar, prefira andar na sombra, abusar do protetor solar e usar muito hidratante. Também é bom evitar banhos quentes e muito demorados. O uso excessivo de sabonete resseca a pele, e a água quente também.

» Outra medida que ajuda na prevenção das doenças decorrentes do tempo seco é a utilização de umidificadores de ar dentro de casa ou do local de trabalho. O aparelho precisa estar bem higienizado, ser limpo diariamente. Também deve ser colocado no ambiente mais alto do cômodo. E é importante mudá-lo de local sempre que possível, pois se o jato de água que os umidificadores liberam cair sempre no mesmo lugar, pode gerar terreno fértil para os bolores. Para quem não tem o aparelho, vale utilizar uma bacia cheia de água ou toalhas molhadas para deixar o ar mais úmido.

» Quem quer melhorar a respiração e a visão, pode aplicar soro fisiológico nas narinas e nos olhos, sempre que houver desconforto.

» Deixar as janelas abertas para favorecer a circulação de ar, limpar o chão e os móveis da casa com panos úmidos (para evitar acúmulo de pó). Cuidados simples podem fazer toda a diferença. Mas se mesmo após todos estes procedimentos a pessoa desenvolver qualquer uma das patologias alérgicas, virais ou bacterianas, procurar o médico e não se automedicar.

Como agir com Responsabilidade no Balcão da Drogaria

orientacao-balcao
  • Podemos indicar o soro de rehidratação oral, dessa forma, prevenindo uma desidratação do cliente.;
  • Orientar que  soro fisiológico para uso externo deve ser guardado na geladeira;
  • Sugerir a compra de um umidificador de ar para o cliente manter o ambiente da sua residência com mais humidade;
  • Para quadros de diarréia, a recomendação é sempre usar repositores de flora (floratil, repoflor, enterogermina – para criança é ótimo, pois não tem sabor, nem cheiro; leiba, florax, entre outros), além do soro de reidratação oral;
  • Quando diarréia é acompanhada de febre, a orientação é procurar a unidade de saúde o mais rápido possível, pois pode se tratar de uma infecção.

 

author-pic

Este foi um Guest Post Escrito por Rafaela Generoso:

Farmacêutica em horário comercial, mãe em tempo integral. Mineira, graduado pela UFMG, desde 2000. Se dedica ao atendimento à população carente no balcão da drogaria dando orientações e tentando cuidar para que seus clientes façam o Uso Racional do Medicamento.

One thought on “Orientações para Épocas de Tempo Seco

Deixe um comentário