Outubro Rosa – Previna-se contra o Câncer de Mama

Navegando na internet encontrei esta imagem que foi o que me inspirou na busca de mais informações para postar aqui.

Esta imagem faz parte de uma campanha da Associação de Luta Contra o Câncer-ALCC de Moçambique e mostra 4 personagens de histórias em quadrinhos fazendo o auto-exame das mamas.

A Mulher Maravilha, Mulher Gato, Mulher Hulk e Tempestade. Muito legal!

Foto: Site Garotas Rosa Choque – Outubro Rosa [Choque] / Reprodução
Uma ótima forma de chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção do câncer de mama.
O Outubro Rosa é um movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Este movimento nasceu nos EUA no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então é promovido anualmente em diversos países.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Essa doença assusta várias mulheres e a melhor forma de prevenção são os exames para detecção precoce.

Foto: Site womansgirls.com/ Reprodução

Algumas Informações Importantes sobre o Câncer de Mama

» Todas estas informações foram tiradas do site do Instituto Nacional do Câncer – INCA

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Números

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).
Em 2014, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama.

Detecção precoce

É importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:

Mulheres de 40 a 49 anos
Realizar o exame clínico das mamas anualmente.

Mulheres de 50 a 69 anos
Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.

Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade)
Conversar com o seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.

Programa de Qualidade em Mamografia

A mamografia é hoje a principal estratégia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O Ministério da Saúde (MS) instituiu, a partir deste ano, o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM), que visa a melhorar a qualidade dos 3,5 milhões de exames realizados anualmente (dados de 2012) no Brasil e aumentar a segurança no uso dos mamógrafos nos serviços públicos e privados do País. O programa tem caráter obrigatório para os mais de quatro mil serviços de mamografia em operação no País.

Lei 11.664, de 2008

Ao estabelecer que todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, a Lei 11.664/2008 que entrou em vigor em 29 de abril de 2009 reafirma o que já é estabelecido pelos princípios do Sistema Único de Saúde. Embora tenha suscitado interpretações divergentes, o texto não altera as recomendações de faixa etária para rastreamento de mulheres saudáveis: dos 50 aos 69 anos.

Leitoras do Farmacêutico Digital fiquem atentas à sua Saúde. Faça sempre o auto-exame e se cuide.
O câncer mata e o quanto antes for detectado maior a chance de cura.

#cuide_da_sua_saude

Atualizando: 

O site do INCA está com a nova campanha 2014 

Outubro Rosa 2014

Em 2014, a campanha do INCA no Outubro Rosa têm como objetivos:
• Divulgar informações sobre câncer de mama;
• Abordar mitos e verdades sobre prevenção e detecção precoce da doença;
• Informar sobre benefícios e riscos da mamografia de rastreamento, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Para Saber Mais (Atualizado)

Campanha Outubro Rosa 2014

O site da Campanha Outubro Rosa 2014 do INCA possui muitas informações úteis. Dentre elas estão alguns materiais da campanha 2014.

Clique na imagem para ir até o site

Resolvi postar aqui alguns dos materiais que considerei importantes:

Folder Informativo da Campanha 2014 » Link Original

Cartilha da Campanha Outubro Rosa 2014 – Câncer de Mama: É preciso falar disso » Link Original

Controle do Câncer de Mama

Neste site você pode aprender muito mais sobre estes temas abaixo relacionados ao câncer de mama:

Clique na imagem para ir até o site

Conceito e Magnitude | Fatores de Risco | Histórico das Ações | Objetivos do Programa | Ações de controle | Promoção da Saúde | Prevenção | Detecção Precoce | Tratamento | Cuidados Paliativos | Legislação | Textos de Referência | Impressos e Multimídia | Notas Técnicas | Fontes de Informação

Folder Informativo sobre o Câncer de Mama da Campanha Anterior » Link Original

Teste: O que você sabe sobre o Câncer?

Este é um site onde você pode testar os seus conhecimentos sobre o câncer e aprender mais sobre esta doença. Muito útil!

Imagens Originais das Personagens em Quadrinhos que Inspiraram este post

♥ Frase que está escrita em todas as imagens:

“Ninguém é imune ao câncer de mama.
Quando falamos sobre câncer de mama, não há mulheres ou supermulheres. Todo mundo tem que fazer o auto-exame mensal. Lute conosco contra o inimigo e, quando em dúvida, fale com o seu médico.”

Mulher Maravilha

Foto: http://adsoftheworld.com/taxonomy/brand/alcc / Reprodução

Mulher Gato

Foto: http://adsoftheworld.com/taxonomy/brand/alcc / Reprodução

Mulher Hulk

Foto: http://adsoftheworld.com/taxonomy/brand/alcc / Reprodução

Tempestade – Storm

Foto: http://adsoftheworld.com/taxonomy/brand/alcc / Reprodução

Fontes:
♦ INCA
♦ Associação da Luta Contra o Cancer (ALCC) – Moçambique
♦ http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama

1 COMENTÁRIO

Deixe o seu Comentário