bases-teoricas-antimicrobianos

Antimicrobianos – Bases Teóricas e Uso Clínico

Medicamentos

O site da ANVISA é riquíssimo em materiais de apoio aos profissionais de saúde. Porém não é nenhum pouco fácil encontrar o que precisamos.

Sempre que posso vasculho o site da ANVISA  à procura de informações úteis para publicar aqui no Farmacêutico Digital.

♦ Desta vez encontrei o link de um curso de educação a distância composto de 5 Módulos com a proposta de capacitar profissionais de saúde como parte de um Programa de Educação para a Prevenção e Controle da Resistência Microbiana e o uso Racional de Antimicrobianos.

bases-teoricas-antimicrobianos

♦ Este curso foi oferecido gratuitamente por meio de uma atividade de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, em parceria com Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública – CGLAB/SVS/MS, e produção da Disciplina de Infectologia e do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

♦ Antes de falar sobre o curso, encontrei também algumas definições muito úteis na página do setor de Controle de Infecção em Serviços de Saúde.

DEFINIÇÕES

Resistência Microbiana: capacidade dos microorganismos (especialmente das bactérias) de resistirem ou se tornarem tolerantes a agentes quimioterápicos, antimicrobianos ou a antibióticos (DeCS).

Antimicrobianos: substâncias que previnem a proliferação de agentes infecciosos ou microorganismos ou que matam agentes infecciosos para prevenir a disseminação da infecção (MeSH).

Antibióticos: Substâncias produzidas por microorganismos que podem inibir ou suprimir o crescimento de outros microorganismos (DeCS).
Fonte: Resistência Microbiana e Registro de Medicamentos – Dr. Eugênio Rodrigo Zimmer Neves e Dra. Flávia Neves Rocha Alves

Vamos ao site do curso e sua estrutura!

Medidas de Prevenção e controle da Resistência Microbiana e Programa de uso Racional de Antimicrobianos em Serviços de Saúde

O link destacado nesta imagem nos direciona para o curso de educação à distância:
http://s.anvisa.gov.br/wps/s/r/hU6

»Clique nesta imagem para acessar a página do curso▼

A partir desta página podemos fazer o curso e estudar por nossa conta.

Pelo que pesquisei o curso online com acompanhamento dos tutores já aconteceu em uma data anterior no ano de 2007 e não há como obter o certificado. Mas vale muito a pena acessar os módulos e aprender com as informações contidas neles.

Muita informação boa para nos auxiliar em nosso trabalho. ☺


Os Objetivos deste curso são:

» Capacitar o aluno com informações técnicas sobre:
  • Antimicrobianos – propriedades farmacológicas, mecanismos de ação e uso clínico;
  • Legislação – conhecer a legislação sobre a propaganda e a prescrição de antimicrobianos;
  • Resistência microbiana – entender os mecanismos de resistência, seu impacto clínico e ações de prevenção e controle da resistência;
  • Implantação de um programa de uso racional de antimicrobianos – identificar a importância do uso adequado dos antimicrobianos para o controle da resistência microbiana e conhecer estratégias para a implantação de um programa de uso racional de antimicrobianos;
  • Medidas de prevenção – conhecer as principais estratégias de prevenção e controle da resistência microbiana nos serviços de saúde.

» Fornecer informação para promover o Uso Racional de Antimicrobianos » Uma das metas definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o século XXI.


Obs: Os links para os Módulos são os seus Títulos.

Módulo 1: ANTIMICROBIANOS – BASES TEÓRICAS E USO CLÍNICO

No meu ponto de vista este é o módulo mais importante!

Foi por causa deste link que resolvi criar este artigo. Encontrei este link em uma das minhas buscas por informações e o salvei no meu e-mail. Então, resolvi procurar a origem destas informações e encontrei toda a estrutura do curso.

Este módulo é super útil para relembrarmos informações sobre os antimicrobianos e até para montar treinamentos e aulas.

Módulo 2: LEGISLAÇÃO SOBRE A PROPAGANDA E A PRESCRIÇÃO DE ANTIMICROBIANOS

Este módulo está desatualizado. Levando-se em consideração as novas legislações sobre o controle dos Antimicrobianos. Mesmo assim contém boas informações.

Para saber melhor sobre as legislações atuais você pode acessar estes artigos aqui do Farmacêutico Digital:

 

Módulo 3: RESISTÊNCIA MICROBIANA – MECANISMOS E IMPACTO CLÍNICO

Módulo 4: IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS

Módulo 5: INTERVENÇÕES E MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA RESISTÊNCIA MICROBIANA

Este curso foi elaborado por profissionais com grande experiência no estudo da resistência microbiana e no racional uso de antimicrobianos. As informações aqui apresentadas não devem ser vistas como normas técnicas e foram baseadas em publicações especializadas e na experiência dos profissionais.

5 comments

Deixe um comentário