conecção

Carta aos Proprietários de Drogarias e Farmácias

Drogaria, Profissão

Sr. Proprietário,

Sei que o Sr. é um empreendedor, um empresário que gera empregos e que batalha para ter seu empreendimento aberto em um País cuja crise não está permitindo.

O Sr. possui um empreendimento que é considerado um Estabelecimento de Saúde de acordo com a Lei 13.021, de 08 de Agosto de 2014. Status este que sempre teve, mas que até ser regulamentado pela citada lei as Farmácias e Drogarias eram considerados meros estabelecimentos comerciais.

luz

Então eu pergunto:

Como um estabelecimento que comercializa MEDICAMENTOS pode ser considerado somente um estabelecimento comercial?

Como um estabelecimento que presta serviços de orientação à saúde da população pode ser considerado somente um estabelecimento comercial?

Seu empreendimento é de extrema importância para a população onde há a prestação da assistência farmacêutica e requer, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.

O Sr. tem consciência de que possui e administra um Estabelecimento de Saúde?

Um profissional Farmacêutico agrega um dos maiores valores ao seu empreendimento.

Sei que acha que um dos maiores gastos em seu empreendimento é o salário do seu Farmacêutico. Por que não tornar este “gasto” em investimento?

Invista no Farmacêutico estimule-o. Ele é o profissional que pode tornar sua equipe capaz de proporcionar o melhor atendimento ao seu cliente.

São tantas a atribuições do Farmacêutico na sua Drogaria.

Veja bem:

Vamos começar pela a RDC nº 44 de 17 de Agosto de 2009 que Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.

  • De acordo com a RDC nº 44 de 17 de Agosto de 2009 a Anvisa possibilitou que farmácias e drogarias ofereçam 💊Serviços Farmacêuticos💊, como a aplicação de injetáveis, nebulização, aferição de pressão, todos estes prestados pelo Farmacêutico da sua Drogaria. → Uma forma de agregar valor ao atendimento do seu empreendimento e conquistar o seu cliente, melhorar seu faturamento. E quem é o profissional habilitado a GERAR ESTE VALOR para o seu empreendimento? Isso mesmo o Farmacêutico!
  • O Farmacêutico, Responsável Técnico do seu empreendimento, senhor Proprietário, é o profissional habilitado a capacitar sua equipe de trabalho, seus colaboradores ao cumprimento da Legislação Sanitária vigente e, a proporcionar o melhor atendimento ao seu cliente. Veja os artigos 24º e 25º da RDC44/2009:
    • Art. 24º – Todos os funcionários devem ser capacitados quanto ao cumprimento da legislação sanitária vigente e aplicável às farmácias e drogarias, bem como dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) do estabelecimento.
    • Art. 25º – Todo o pessoal, inclusive de limpeza e manutenção, deve receber treinamento inicial e continuado com relação à importância do autocuidado, incluídas instruções de higiene pessoal e de ambiente, saúde, conduta e elementos básicos em microbiologia, relevantes para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos usuários.
  • Podemos ainda fidelizar os clientes portadores de doenças crônicas como o Diabetes, por exemplo, fornecer um atendimento diferenciado a estes clientes, dar orientações sobre sua doença, prestar um serviço de medição da glicose, comprometer-se com este paciente sobre sua terapia medicamentosa (Atenção Farmacêutica). Enfim ajudá-lo a gerenciar sua terapia e promover uma melhor qualidade de vida para este paciente.
    • Então, quando seu farmacêutico presta este serviço onde que este paciente irá comprar os medicamentos que ele precisa todo mês? Em seu empreendimento. E quem está gerando valor para o empreendimento? Sim o Farmacêutico, aquele profissional que o senhor achava caro, ser “obrigado” a contratar.
  • Nossa equipe, quando bem treinada e em sintonia, pode proporcionar o melhor atendimento ao cliente e fazer com que esse cliente volte sempre para comprar e para ter este atendimento de qualidade sempre acompanhado de bons profissionais.

conecção

O Farmacêutico que trabalha em sua Drogaria é um Profissional da saúde que tem como missão contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde, individual e coletiva que inclui prezar pelo Uso Racional de Medicamentos. Não somos “Empata Venda”. Um cliente bem atendido volta ao estabelecimento. Um cliente que sabe que foi atendido por um profissional no balcão de uma drogaria que o respeitou e soube atender suas necessidades de forma correta, volta. Não precisa ser o farmacêutico que tenha atendido esse cliente, mas quando sua equipe é bem treinada e está em sintonia com seu Farmacêutico GERA UM VALOR INIMAGINÁVEL ao seu Empreendimento, Senhor Proprietário.

Pense bem. Seu Farmacêutico não te dá mais despesas, pelo contrário é a fonte para GERAR VALOR ao seu Empreendimento.

Incentive seu Farmacêutico, sejam parceiros, tenho certeza que o Farmacêutico é um profissional extremamente capaz de GERAR MUITO VALOR ao seu empreendimento e não somente uma”carga” obrigatória imposta por lei, como os senhores nos vêem. Sim, sei que muitos proprietários de drogarias nos vêem assim.

Atenciosamente,

Uma Farmacêutica que acredita no valor desse profissional em um Estabelecimento de Saúde.


P.S.:

E você, colega Farmacêutico, que está lendo esta carta, faça jus ao seu VALOR!

Ao GERAR VALOR ao empreendimento onde trabalha você não estará apenas gerando valor e dividendos ao proprietário da empresa, mas sim a você, à sua EQUIPE que precisa de você e, PRINCIPALMENTE, ao CLIENTE que precisa de um atendimento de qualidade e RESPEITO À SUA SAÚDE.

Para Complementar o Conteúdo Leia:

3 comments

  • enquanto existir farmacêutico aceitando ser contratado por um salario tao baixo nada vai melhorar

  • dinheiro eles tem de sobra pra pagar tanto funcionário sem precisao e ai acaba não sobrando nada para o principal que e o responsável técnico.

  • quando e que os farmacêuticos vao entender que um recado desse tipo não vai levar a nada e sim que o profissional deixe de aceitar esse piso miserável.

Deixe um comentário