Melatonina o Hormônio da Escuridão

Curiosidades, Dicas de Saúde, Utilidades

A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) C13H16N2O2  é o principal hormônio sintetizado pela glândula pineal dos vertebrados. Descoberta em 1958 pelo dermatologista Aaron Lerner. Sua síntese dá-se a partir do aminoácido triptofano, que se transforma em serotonina (neurotransmissor e modulador), e em seguida na melatonina.  Sua secreção inicia-se cerca de 2 horas antes do horário habitual de dormir e, na presença da luz, uma mensagem neuroendócrina é enviada, bloqueando a sua produção. Depois de secretada, se distribui por vários tecidos corporais e não é estocada.

No artigo O que é Cronofarmacologia e Qual o Melhor Horário para Tomar os Medicamentos explico sobre a regulação endógena entre Claro/Escuro que  próprio organismo faz chamado de Relógio Biológico. Esta regulação se dá devido a presença da melatonina.

Ao perceber a ausência de luz (escuro) o organismo induz um aumento da produção da Melatonina. Este hormônio é muito estudado atualmente por possuir várias propriedades benéficas para o homem. Porém, seu uso deve ser feito com muito critério e com acompanhamento médico.

melatonina
Estrutura química da Melatonina

Síntese da Melatonina

Sua síntese se dá a partir do aminoácido L-triptofano, mesmo precursor da Serotonina.

sintese-melatonina
Imagem/Reprodução: O Papel da Melatonina – Botas (2014)
» A imagem abaixo mostra como acontece a liberação de Melatonina no corpo de acordo com a luminosidade e temperatura corporal.
relogio-biológico
Imagem/Reprodução: G1
» A melatonina permite que o organismo distinga o inverno do verão.

 

No inverno produção de melatonina – noites longas.
No verão produção de melatonina – dias longos.

Ações da Melatonina

  • Elevada capacidade antioxidante;
  • Possui ação  imunomodulatória;
  • Ação antiinflamatória » inibindo prostaglandinas e regulando a COX-2;
  • Ação antitumoral, anticancerígena » inibindo mitoses e suprimindo a recaptação do ácido linoléico, regulando assim receptores de estrogênio;
  • A sua principal ação é cronobiológica, ou seja, temporizar ou sincronizar diferentes funções do organismo. Coordena a ritmicidade biológica → É um “tradutor neuroendócrino” do ciclo claro-escuro.

 

Diferente do que se especulou por décadas, a MELATONINA não é o hormônio do sono, já que tanto animais de hábitos diurnos quanto de hábitos noturnos possuem o mesmo padrão de secreção. Ao contrário, ela seria o “hormônio da escuridão”, fornecendo ao organismo a informação de que é noite.


Algumas Características da Melatonina

» Quando a melatonina é secretada em horários diferentes do fisiológico, ocorre um aumento da sonolência e diminuição da temperatura corporal.

» Existe uma relação direta entre a supressão da melatonina por ação da luz e a melhora na capacidade de permanecer alerta à noite.

» A produção de melatonina diminui com o envelhecimento, por volta dos 60 e 70 anos – Por isso é muito comum os idosos possuírem um sono de má qualidade;

» Apresenta seu pico máximo de produção aos 3 anos de idade, quando sua produção se torna estável;

» A criança (lactente) tem uma produção de melatonina irregular por sua glândula pineal ser ainda muito pequena e a melatonina da mãe presente no leite materno pode ajudar no controle do ciclo do sono do lactente;

» A concentração da melatonina do leite materno é maior à noite → com isso os bebês dormem mais com o leite oferecido a noite.

» Farmacocinética- tem características hidrofílicas e lipofílicas e pode penetrar em todas as membranas biológicas ( incluindo placenta e barreira hemato-encefálica).


Observações Importantes sobre o Uso da Melatonina como Medicamento

» Segundo a ANVISA Melatonina não está registrada no Brasil mas pode ser registrada se alguma indústria farmacêutica manifestar interesse.

» Seu uso e comércio se restringem à importação. A  ANVISA informa que é possível importar o produto e receber no Brasil, desde que tenha sido receitada por um médico e seja para uso exclusivo desse paciente.

» O uso da Melatonina ainda está sendo estudado e testado por vários médicos e cientistas. Ao fazer as pesquisas para escrever este artigo pude constatar que a melatonina tem várias propriedades farmacológicas importantes que podem ser úteis para tratar vários problemas de saúde como foi relatado nas ações que ela possui. Mas, seu uso só deve ser estimulado com o acompanhamento de um profissional médico habilitado para indicá-lo.


Para Complementar o Conteúdo:

» O Comércio Ilegal do Hormônio do Sono no Brasil

» O super hormônio

» https://www.dortemtratamento.com.br/melatonina-como-dormir-melhor/


Referências:

  • NETO, Júlio Anselmo Souza; CASTRO, Bruno Freire de. Melatonina, ritmos biológicos e sono – uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Neurologia. Vol. 44 (1). Pag. 5 – 11. 2008.  Acesso em: 02 abr. 2016
  • BOTAS, F. M. C. O PAPEL DA MELATONINA. Orientador: Doutor António Lourenço Cunha Monteiro. 2014. 68 p. Dissertação (Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/13043. Acesso em: 22 nov. 2019.
  • http://www.endocrino.org.br/posicionamento-sobre-uso-da-melatonina/
  • http://terapeutaquantico.blogspot.com.br/2011/02/saude-melatonina-e-sua-importante.html
  • http://www.medicinageriatrica.com.br/tag/melatonina/

 

Artigo atualizado em 22/11/2019

One thought on “Melatonina o Hormônio da Escuridão

Deixe um comentário