maos-limpas

A Importância da Higienização Correta das Mãos

Dicas de Saúde, Orientação

Dia 05 de maio é o Dia Mundial de Higienização das Mãos é de extrema importância que os Profissionais de Saúde esteja sempre cientes dos cuidados a serem tomados para garantir a segurança do paciente. A higiene realizada no momento certo e da maneira correta pode salvar vidas. De acordo com as Diretrizes da OMS sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde, antes de tocar o paciente e de realizar qualquer procedimento asséptico, é importante que o profissional lave adequadamente as mãos para evitar a transmissão de micro-organismos que podem causar infecções.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.”

maos-limpas

A higienização também é fundamental após o contato com o paciente, inclusive em caso de exposição a fluidos corporais e depois de remover as luvas. O profissional deve lavar as mãos mesmo que tenha tocado apenas as superfícies, mobília e objetos próximos ao paciente, assim como ao sair do ambiente de assistência.

Neste ano, a OPAS/OMS, que no Brasil conta com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos, especialmente nas unidades cirúrgicas (serviços de cirurgia ambulatorial, clínicas e centros cirúrgicos).

Já publiquei anteriormente um artigo sobre:» Higienização das Mãos em Serviços de Saúde

Devido a sua grande importância e aproveitando que dia 05 de maio é o Dia Mundial de Higienização das Mãos, resolvi escrever novamente sobre este assunto.

Impacto econômico

As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes e têm um impacto econômico significativo nos pacientes e sistemas de saúde em todo o mundo. Nos países desenvolvidos, representam de 5% a 10% das internações em hospitais de cuidados agudos. Nos países em desenvolvimento, o risco é de duas a 20 vezes superior e a proporção de pacientes com esse tipo de infecção pode exceder 25%.

Além de causar sofrimento para os pacientes e seus familiares, as infecções relacionadas à assistência à saúde consomem recursos que poderiam ser gastos em medidas preventivas ou em outras prioridades.

Para Completar devemos lembrar que AO LAVAR NOSSAS MÃOS COM FREQUÊNCIA estamos nos prevenindo da GRIPE H1N1.

Não adiantará nada que a população se vacine sem que tomemos as medidas necessárias de prevenção à gripe H1N1. Lavar as mãos é uma das medidas de prevenção da Gripe H1N1.

E você já lavou suas mãos hoje?

Separei um bom material de divulgação e conscientização sobre a importância da Higienização Correta das Mãos. Esse material foi produzido pelos órgãos governamentais como ANVISA, OPAS, OMS FIOCRUZ,  assim você poderá nos ajudar na campanha de conscientização para este ato tão simples e tão importante!

higienizacao_maos
Imagem: Reprodução / Fiocruz
limpeza-das-maos-agua-sabao-alcool
Imagem Explicativa sobre Higienização das Mãos
Cartaz Como Fazer Higienização das Mãos
Cartaz Higienização Simples das Mãos

 

Folder: Higienização das Mãos – Quando e Como
Uso de Luvas Folheto Informativo

 

PROTOCOLO PARA A PRÁTICA DE HIGIENE DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE – Ministério da Saúde/ Anvisa/ Fiocruz
SEGURANÇA DO PACIENTE EM SERVIÇOS DE SAÚDE Higienização das mãos – BVMS – Link Original

 

Manual SEGURANÇA DO PACIENTE Higienização das mãos – ANVISA

♦ Manual de Referência Técnica para a Higiene das Mãos

♦ Medidas de prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde

♦ Para Mais Materiais acesse este Link→ Segurança do Paciente ANVISA- Higienização das Mãos-Arquivos

Fontes:

  • http://www.paho.org/bra/
  • http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/35210
  • http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/noticias/89-5-de-maio-de-2016-dia-mundial-de-higiene-das-maos
  • https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/higienizacao-das-maos

» Se você Gostou deste Artigo Compartilhe em seu Facebook use as imagens para Divulgar Informação em seu Instagram. Só não se esqueça de contar de onde veio a informação!

Deixe o seu Comentário