Qual a Diferença entre Anti-inflamatórios e Antibióticos

Muitas pessoas ainda confundem os medicamentos ANTI-INFLAMATÓRIOS com os ANTIBIÓTICOS. Pode ser por terem nomes com o mesmo prefixo (anti) ou por serem, muitas vezes, utilizados em conjunto.

O IMPORTANTE é que são medicamentos DIFERENTES.

anti-inflamatorios-antibioticos

Anti-inflamatórios

Os medicamentos anti-inflamatórios são utilizados quando há um processo de inflamação no organismo.

A inflamação é uma resposta normal de proteção às lesões teciduais causadas por trauma físico, agentes químicos ou microbiológicos nocivos. A inflamação é a tentativa do organismo de inativar ou destruir os organismos invasores, remover os irritantes e preparar o cenário para o reparo tecidual (cicatrização). Ou seja, a inflamação nem sempre é um processo ruim, é uma reação natural do organismo contra agressões que tem como objetivo a cicatrização das lesões.

A inflamação pode levar a estes sintomas:

inflamacao

Quando há uma resposta exagerada do nosso corpo a uma agressão externa há a necessidade de utilizar um medicamento anti-inflamatório ou para aliviar os sinais e sintomas caudados pela inflamação.

Se há uma INFECÇÃO causada por agentes microbiológicos como BACTÉRIAS o corpo responde com uma INFLAMAÇÃO na tentativa de eliminar essas bactérias (agentes estranhos), porém nem sempre conseguimos eliminar as bactérias sem a ajuda dos medicamentos ANTIBIÓTICOS ou ANTIMICROBIANOS.

Entenda:

A INFECÇÃO LEVA A INFLAMAÇÃO, MAS NEM TODA INFLAMAÇÃO É UMA INFECÇÃO.

♦ Se você está andando e vira o pé, o seu tornozelo irá inchar, ficar vermelho, quente e você sentirá dor podendo ficar até sem andar por alguns momentos. Esses sintomas indicam que houve uma lesão no seu tendão e essa lesão desencadeou um processo inflamatório, mas não houve uma Infecção.

Quais são os medicamentos Anti-inflamatórios?

Os medicamentos anti-inflamatórios são divididos em:

  1. AINEs (Anti-inflamatórios não esteroidais) e os Coxibes;
    • Alguns exemplos dos Anti-inflamatórios da classe dos AINEs mais comumente utilizados são: Ibuprofeno, Nimesulida, Naproxeno, Cetoprofeno, Aceclofenaco, Diclofenaco. Um coxibe conhecido é o Celecoxibe.
  2. Anti-inflamatórios Glicocorticoides;
    • Os Glicocorticoides podem ser representados pelos exemplos: Hidrocortisona, Prednisona, Prednisolona, Betametasona, Dexametasona, entre outros.
  3. Fármacos Anti-reumáticos Modificadores da Doença- FARMDs
    • Exemplo mais comum: Metotrexato.

 

Antibióticos

A palavra BIO deriva do grego e significa vida, ANTI=contra → Antibiótico=”contra ser vivo”

Os antibióticos são medicamentos que atuam combatendo infecções causadas por seres vivos. Na atualidade o termo ANTIBIÓTICO tem sido utilizado para definir os medicamentos que combatem bactérias e os medicamentos que combatem outros micro-organismos levam os nomes de Antiparasitários, Antifúngicos, Antivirais, etc…

Alguns exemplos de doenças causadas por bactérias são a Pneumonia, Sinusite Bacteriana, Meningite, Sífilis, Erisipela, Faringite, entre outras.

O sufixo “ite” como já vimos no artigo:  designa doenças de natureza inflamatória. Veja que as infecções causadas por bactérias levam a processos inflamatórios.

Classificação dos Antibióticos

O medicamento antibiótico pode ser: bactericida, quando tem efeito letal sobre a bactéria ou bacteriostático, se interrompe a sua reprodução ou inibe seu metabolismo.

  • Antibióticos Bactericidas são antibióticos que matam as bactérias, por meio de diversos mecanismos, destruição da parede celular, inibição da síntese proteica ou inibição na síntese do ácido fólico.
  • Antibióticos Bacteriostáticos inibem o crescimento de determinadas bactérias, dificultando sua proliferação e deixando ao sistema imunológico a tarefa de eliminar as bactérias que já estão presentes no organismo.

Para a maioria das infecções, ambos os tipos de antibióticos parecem igualmente eficazes; porém, se o sistema imunológico está enfraquecido ou a pessoa tem uma infecção grave, como uma endocardite bacteriana ou uma meningite, um antibiótico bactericida costuma ser mais eficaz.

Os Antibióticos são divididos em FAMÍLIAS ou CLASSES de acordo com os seus mecanismos de ação:

A tabela abaixo traz uma visão geral das Classes de antibióticos e seus mecanismos de ação.

antibioticos-grupos
Imagem: Livro Rang & Dale Farmacologia 7ª Edição / Reprodução

Agora que você já sabe a Diferença entre os Anti-inflamatórios e Antibióticos lembre-se de que o uso racional destes medicamentos, principalmente os antibióticos, é fundamental para evitar a resistência microbiana. Por isso os antibióticos, hoje em dia, são medicamentos controlados que só podem ser vendidos sob retenção da receita médica.

Para Complementar o Conteúdo

»Para entender melhor sobre o controle da dispensação e venda dos antibióticos. Leia→ Informe Técnico 7 – Como Proceder ao Atender uma Receita de Antimicrobiano

»Para saber mais sobre os antibióticos, suas classificações, mecanismos de ação temos um artigo que fala sobre um curso da ANVISA e nos ensina muito sobre os antimicrobianos. Leia→  Antimicrobianos – Bases Teóricas e Uso Clínico

Fontes:

  • Katzung, B.G. Farmacologia Básica e Clínica. 10ª ed. Rio de Janeiro: Artmed/McGraw-Hill, 2010.
  • Rang, H.P., Dale, M.M., Ritter, J.M., Flower, R.J., Henderson, G. Farmacologia. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
  • Wikipédia
  • Manual MSD

 

1 COMENTÁRIO

Deixe o seu Comentário