nutrientes

Medicamentos que podem Diminuir Nutrientes

Medicamentos

Todo tratamento medicamentoso tem um custo para o organismo.

Quando tomamos medicamentos, estes podem causar além do efeito desejado, efeitos que podem não nos fazer bem. Estes são chamados de efeitos colaterais ou efeitos indesejados.

O Farmacêutico é o profissional que possui maior contato com o paciente, defende e estimula o uso racional de medicamentos e seu conhecimento clínico possibilita a atuação no cuidado direto ao paciente, à família e à comunidade. Dessa forma, reduz a morbimortalidade relacionada ao uso dos medicamentos, promove a saúde e previne a doença e outras condições.

Um exemplo de como o farmacêutico clínico pode auxiliar no acompanhamento farmacoterapêutico de um paciente é conhecendo quais medicamentos que podem diminuir níveis de Nutrientes essenciais ao organismo humano e interferir em seu tratamento para que se obtenha os melhores resultados possíveis sem danos à saúde do paciente.

Muitas drogas, como os estimulantes Ritalin (metilfenidato) e Adderall , são prescritas para o transtorno do déficit de atenção. Estes podem reduzir o apetite. Isso, por sua vez, diminui a ingestão de nutrientes benéficos. Alguns antidepressivos também tendem a ter esse efeito de redução do apetite.

Por outro lado, algumas drogas podem esgotar o estado nutricional, aumentando o desejo de alimentos pouco saudáveis, como carboidratos refinados. Muitos dos neurolépticos (medicamentos antipsicóticos) e alguns antidepressivos causam resistência à insulina ou síndrome metabólica, com resultados em balanço de açúcar no sangue. Os pacientes então desejam carboidratos simples, como açúcar, pão e macarrão. Os medicamentos esteróides, incluindo aqueles fornecidos por um inalador, também podem criar problemas semelhantes.

Certos medicamentos reduzem a absorção de nutrientes específicos no trato gastrointestinal, vinculando-os antes de serem absorvidos na corrente sanguínea. O antibiótico, a tetraciclina, por exemplo, pode bloquear a absorção por ligação com minerais, como cálcio, magnésio, ferro e zinco no trato GI.

Os fármacos para perda de peso e os medicamentos que reduzem o colesterol ligam-se de forma semelhante às gorduras, impedindo que sejam absorvidos. As drogas que tratam refluxo ácido ou azia elevam o ambiente de pH do trato GI superior, o que reduz a absorção de vitaminas e minerais necessários. Isto é especialmente problemático entre os idosos, que muitas vezes já são baixos em ácido estomacal.

Nutrientes são essenciais para as atividades metabólicas de cada célula no corpo. Eles são usados ​​no processo e precisam ser substituídos por novos nutrientes em alimentos ou suplementos. Algumas drogas empobrecem os nutrientes acelerando essa taxa metabólica. Essas drogas incluem antibióticos (incluindo penicilina e gentamicina) e esteróides, como prednisona, e a medicação de gota, colchicina.

Outras drogas bloqueiam os efeitos do nutriente ou a produção no nível celular. Além do efeito pretendido sobre enzimas ou receptores, os medicamentos podem influenciar as enzimas ou receptores que ajudam a processar nutrientes essenciais. Por exemplo, drogas estatinas amplamente prescritas bloqueiam a atividade de HMG-CoA, uma enzima necessária para fabricar colesterol no organismo. Esta ação também esgota o corpo de coenzima Q10 (CoQ10), que requer HMG-CoA para sua produção. Isso tem um grave impacto negativo na saúde muscular e cardíaca.

As drogas também podem aumentar a perda de nutrientes através do sistema urinário. Qualquer droga que faça isso pode drenar os níveis de nutrientes solúveis em água do corpo, incluindo vitaminas B e minerais, como magnésio e potássio. Os principais infratores são medicamentos para tratar a hipertensão, em particular os diuréticos que reduzem a pressão arterial, aumentando o volume de água escoada para fora do corpo.


Ladrões de nutrientes comuns

A questão aqui é, precisamos estar cientes de drogas que são ladrões de nutrientes. Algumas das principais categorias de medicamentos estão relacionadas abaixo:

Anti-hipertensivos

O ALLHAT (Antihypertensive and Lipid-Lowering Treatment to Prevent Heart Attack Trial) (2) concluiu que os diuréticos do tipo tiazídico são melhores que os inibidores da ECA e os bloqueadores dos canais de cálcio na prevenção de ataques cardíacos em pessoas de alto risco. Os médicos geralmente prescrevem potássio para compensar a depleção de potássio bem conhecida associada a esta receita.

No entanto, esses diuréticos também são conhecidos por esgotar outros minerais, como o magnésio, o sódio, o potássio e o zinco, que raramente são especificamente complementados. Um estudo encontrou hipocalemia (baixo teor de potássio) em 8,5% das pessoas tratadas com diuréticos tiazídicos e hiponatremia (baixo teor de sódio) em 13,7% na mesma população de pacientes. (2,3) Isso indica a importância dos níveis de teste, e não apenas a restrição do sódio. (2,3)

Os diuréticos tiazídicos também diminuem o magnésio em aproximadamente 20% dos pacientes (4) e podem diminuir significativamente o zinco sérico. (5) Os diuréticos de laço depletam potássio, magnésio, cálcio, zinco, piridoxina, tiamina e ácido ascórbico.

Um estudo mostrou que a deficiência de tiamina foi encontrada em 98 por cento dos pacientes com insuficiência cardíaca congestiva que tomaram 80 mg de furosemida diariamente e em 57 por cento dos pacientes que levaram apenas 40 mg por dia. Isso mostra uma relação de dose. A furosemida também aumenta a excreção de ácido ascórbico e piridoxina. (6)

Para estes pacientes, considere os seguintes suplementos diários: cálcio (1000 mg), magnésio (250 mg a 500 mg), potássio (100 mg), vitaminas C (1.000 mg), B1 (320 mg), B6 ​​(10 mg a 25 Mg) e zinco (25 mg).


Bloqueadores beta

Os bloqueadores beta são uma das classes mais antigas de drogas anti-hipertensivas. Eles diminuem a pressão sanguínea reduzindo os efeitos das catecolaminas, reduzindo assim a força e a velocidade dos batimentos cardíacos. Os bloqueadores beta-adrenérgicos empobrecem a CoQ10 interferindo na produção desta enzima essencial para a produção de energia. (7) Esta falta de CoQ10 é particularmente perigosa, considerando que a condição alvo é a doença cardiovascular. Uma vez que o coração é particularmente rico em mitocôndrias com fome CoQ10, a fábrica de energia da célula, o resultado final pode ser insuficiência cardíaca. Para compensar este efeito secundário negativo, você pode tomar CoQ10, 100 mg a 300 mg diariamente com alimentos contendo gordura para melhor absorção.

Esses medicamentos também reduzem a produção de melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina). Produzido a partir de serotonina à noite na glândula pineal estimulando os receptores adrenérgicos beta1 e alfa1, este neuro-hormônio regula o ritmo circadiano e promove o sono sonoro. Ao bloquear os receptores beta, esses fármacos podem inibir a liberação da enzima serotonina-N-acetiltransferase, que é necessária para a síntese da melatonina, resultando em distúrbios do sono. (8) Tome melatonina (3 mg) na hora de dormir para combater este efeito.


Drogas contra o colesterol

As drogas estatinas são os medicamentos mais amplamente prescritos para baixar o colesterol. Na verdade, Lipitor (atorvastatina) é a droga mais vendida do planeta. No entanto, os médicos precisam enfrentar um risco sério. As estatinas empobrecem o corpo da CoQ10 com os seguintes efeitos colaterais potenciais: insuficiência cardíaca, dor muscular e fraqueza, irritabilidade, alterações de humor, depressão e impotência. (9-11) Os últimos efeitos secundários também podem ser devidos à falta de colesterol, o que é necessário para a produção de células cerebrais e hormônios.

Portanto, as pessoas em estatinas devem tomar 100 mg a 200 mg de CoQ10 diariamente para combater esta depleção potencialmente fatal.

Embora não existam recomendações específicas da indústria farmacêutica, um fabricante de estatinas farmacêuticas observou o efeito de depleção na pesquisa inicial. Este fabricante possui uma patente sobre uma combinação de estatina e CoQ10. Infelizmente, as patentes nunca foram ativadas, nem os avisos foram fornecidos pela indústria farmacêutica dos EUA.

A Health Canada, por outro lado, que é o departamento federal responsável por ajudar os canadenses a manter e melhorar sua saúde, exige que os fabricantes de estatinas incluam avisos sobre folhas de informações de segurança do paciente sobre o potencial de miopatias e deficiência cardíaca.


Antiácidos

Os antiácidos, os antagonistas dos receptores de histamina-2 (bloqueadores de H2) e os inibidores da bomba de prótons (IPPs) são comumente prescritos para tratamento de azia, doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) e úlceras pépticas. Numerosos estudos indicam que esses medicamentos causam várias deficiências nutricionais.

Por exemplo, os antiácidos de alumínio ( Maalox, Mylanta e Gaviscon ) e carbonato de cálcio ( Caltrate, Dicarbosil, Rolaids, Titralac e Tums ) agem tamponando ou neutralizando o pH ácido do estômago. Infelizmente, essa redução do ácido do estômago prejudica a degradação dos alimentos ingeridos em seus componentes nutrientes.

Ambos os bloqueadores de PPI e H2 aumentam significativamente o risco de deficiência de vitamina B12 em pacientes idosos. B12 requer ácido gástrico adequado para absorção. Esta população já é propensa a deficiência no fator intrínseco, necessária para a absorção de B12. (12) Esta falta de ácido estomacal também diminui a absorção de ácido fólico, ferro e zinco. (13,14) Os bloqueadores de H2 ( Tagamet, Pepcid, Axid e Zantac ) diminuem a secreção de ácido bloqueando a histamina.

Os inibidores da bomba de protões (PPIs, Prilosec, HK-20), o mais potente dos medicamentos para redução de ácido, são cada vez mais populares. Eles reduzem a produção de ácido do estômago em até 99 por cento diminuindo a ação das bombas de prótons, que fazem parte das máquinas de fabricação de ácido do forro do estômago. Isso, no entanto, pode interferir fortemente com a absorção de nutrientes.

Um estudo mostrou que altas doses de IPPs, usadas por um ano ou mais, poderiam tornar as pessoas 2,5 vezes mais suscetíveis à fratura do quadril do que as pessoas controle. As doses mais baixas diminuíram o fator de risco para 1,5 vezes a dos não usuários. Quanto mais usadas estas drogas, maior o risco de fratura. Este aumento do risco de osteoporose é provavelmente devido à queda drástica da absorção de cálcio e vitamina D que ocorre com esses medicamentos. Alguns especialistas acreditam que as próprias drogas podem dificultar a capacidade do corpo de construir um novo osso. (15)

Para qualquer pessoa que tome medicamentos para redução de ácido, recomendo a ingestão diária de vitamina D3 (2.000 UI ou mais com base em testes de laboratório), B12 (200 mcg), ácido fólico (800 mcg), cálcio (1000 mg), cromo (500 mcg) , Ferro (15 mg), zinco (25 mg a 50 mg) e fósforo (700 mg).


Hipoglicemiantes orais

Metformina ( Glucophage, Glucophage XR e Glucovance ) aumenta a ação da insulina em casos de resistência à insulina, permitindo que a glicose entre nas células. Isso reduz o nível de açúcar no sangue. Um estudo publicado nos Archives of Internal Medicine mostrou que os diabéticos na metformina possuíam níveis de B12 que eram menos da metade dos indivíduos controle. Quanto maior o uso da droga e quanto maior a dose, maior a queda no B12. (16)

Em pessoas com diabetes tipo 2 que tomam terapia com metformina, os níveis séricos de ácido fólico diminuem 7% e os níveis de vitamina B12 diminuem 14%. (17) A depleção de B12 e ácido fólico também aumenta os níveis de homocisteína. Além disso, a metformina pode diminuir a CoQ10, aumentando assim o risco de doença cardíaca. Para reduzir esses efeitos, os pacientes devem tomar vitamina B12 (800 mcg), ácido fólico (400 mcg) e CoQ10 (100 mg por dia).


Medicamentos psicotrópicos

Para que os antidepressivos funcionem de forma otimizada, um fornecimento contínuo de vitaminas B deve estar disponível como co-fatores para ajudar a fabricar os neurotransmissores necessários, como serotonina e dopamina. (18,19) Assim, enquanto estas drogas não podem esgotar diretamente as vitaminas B, os pacientes com esses medicamentos devem garantir que eles obtenham o suficiente dessas vitaminas. Além disso, esteja ciente de que o carbonato de lítio, usado para tratar doenças bipolares, esgota ácido fólico (800 mcg) e inositol (lance de 500 mg).


Terapia de reposição hormonal

Muitos baby boomers estão na terapia de reposição hormonal (HRT), que pode esgotar as vitaminas B6 e B12, ácido fólico e magnésio. Esses nutrientes são críticos para a saúde do coração, bem como para o humor. Em vez de uma prescrição antidepressiva, essas mulheres devem receber os suplementos adequados para restaurar o equilíbrio. Eu vi muitas mulheres fazerem bem, uma vez que estas depleções de nutrientes foram abordadas. Isso se aplica às mulheres mais jovens em contraceptivos orais também.

Para mulheres com HRT padrão (estrogênio e progesterona, por via oral, inclusive como contraceptivo oral, ou como creme de pele transdérmica), também posso recomendar cálcio (1.000 mg a 1.200 mg por dia), ácido fólico (400 mcg a 800 mcg), magnésio (500 mg), vitamina B2 (25 mg), vitamina B6 (50 mg), vitamina B12 (500 mcg a 1000 mcg), vitamina C (500 mg a 1000 mg) e zinco (25 mg a 50 mg).


Antibióticos

Os antibióticos apaziguam a biotina, o inositol, as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B12 e vitamina K. Além disso, as fluoroquinolonas e todas as floxacinas (incluindo ciprofloxacina ou “Cipro”) esgotam cálcio e ferro. Tetraciclinas (sufixo, -ciclina) empobrecem cálcio e magnésio. Os antibióticos contendo trimetoprim (nomes de marca Trimpex, Proloprim ou Primsol ) empobrecem ácido fólico. Penicilinas (sufixo, -cilin) ​​empobrecem potássio. Os aminoglicosídeos, como a gentamicina, causam desequilíbrios de magnésio, cálcio e potássio. (20) Na verdade, um estudo mostrou que a gentamicina causa aumento da excreção de cálcio em 5% e magnésio em 8,4 por cento. (21)

Quando você toma antibióticos, considere um complexo de vitamina B junto com ele. Ou tomar um multivitamínico que contenha 25 mg de B1 (tiamina), 25 mg de B2 (riboflavina), 50 mg de B3 (niacina), 50 mg de B6 (piridoxina), 400 mcg a 800 mcg de ácido fólico, 10 mcg de B12 e 50 mg de biotina e B5 (ácido pantotênico).

O inositol faz parte do complexo de vitaminas B e é provável que seja incluído na formulação de vitamina B ou multivitamínico. Caso contrário, tome 500 mg de inositol. (O RDA é de 100 mg por dia). Além disso, tome um multivitamínico que inclua magnésio (500 mg), cálcio (1000 mg) e potássio (100 mg), ou leve-os separadamente.

Os antibióticos podem interromper a flora bacteriana natural no sistema digestivo, matando bactérias “boas”, incluindo Lactobacillus acidophilus (L. acidophilus) e Bifidobacterium bifidum (B. bifidum). Estes são probióticos ou bactérias que normalmente vivem dentro e dentro do corpo humano, concentrados principalmente nos sistemas digestivo e genital / urinário. Escolha um suplemento que contenha pelo menos 1 bilhão de organismos vivos por dose diária.

Você também pode considerar 50 mcg por dia de vitamina K, que normalmente é produzida por bactérias intestinais amigáveis. A vitamina K é necessária para a coagulação adequada do sangue. A deficiência é rara, mas quando ocorre, o sangramento potencialmente fatal pode ocorrer a partir da menor lesão. A vitamina K também desempenha um papel na prevenção da osteoporose.


Resumo

A depleção de nutrientes induzida por drogas é muito mais comum do que se imagina. Ao avaliar os sintomas dos pacientes, os médicos devem avaliar se os sintomas são devidos à doença, aos efeitos colaterais das drogas ou à depleção de nutrientes induzidos por drogas. Considerando o estado nutricional inadequado da maioria da população, devemos lembrar que a própria doença pode ser devida, em parte, à deficiência de nutrientes. Para segurança, é mais fácil fornecer cobertura de base: uma fórmula diária de multivitamínico de alta potência diária, CoQ10 (200 mg), ácidos graxos ômega-3 (2 gramas) e vitamina D e probióticos adicionais.


Referências

Tradução e Adaptação do Artigo: A Practical Guide to Avoiding Drug-Induced Nutrient Depletion <https://nutritionreview.org/2016/12/practical-guide-avoiding-drug-induced-nutrient-depletion/>

Supplement Your Prescription: What Your Doctor Doesn’t Know About Nutrition [http://www.cassmd.com/SuppYourPrescrpBk/SupYourPrescp_bk.html] available at my website, www.cassmd.com.

1. Centers for Disease Control and Statistics. Health United States 2006. www.cdc.gov/nchs/data/hus/hus06.pdf#093.
2. The ALLHAT Officers and Coordinators for the ALLHAT Collaborative Research Group. JAMA 2002;288:2998-3007.
3. Clayton JA, Rodgers S, Blakey J. Thiazide diuretic prescription and electrolyte abnormalities in primary care. Br J Clin Pharmacol 2006 Jan;61:87-95.
4. Pak CY. Correction of thiazide-induced hypomagnesemia by potassium-magnesium citrate from review of prior trials. Clin Nephrol 2000;54:271-275.
5. Khedun SM, Naicker T, Maharaj B. Zinc, hydrochlorothiazide and sexual dysfunction. Cent Afr J Med 1995;41:312-315.
6. Zenuk C, Healey J, Donnelly J, et al. Thiamine deficiency in congestive heart failure patients receiving long term furosemide therapy. Can J Clin Pharmacol 2003;10:184-188.
7. Kishi T, Watanabe T, Folkers K. Bioenergetics in clinical medicine XV: Inhibition of coenzyme Q10-enzymes by clinically used adrenergic blockers of beta-receptors. Res Commun Chem Pathol Pharmacol 1977;17:157-164,
8. Stoschitzky K, Sakotnik A, Lercher P et al Influence of Beta-blockers on Melatonin Release. Eur J Clin Pharmacol. Apr1999;55(2):111-15.
9. Langsjoen PH, Langsjoen AM. The clinical use of HMG CoA-reductase inhibitors and the associated depletion of coenzyme Q10: A review of animal and human publications. Biofactors 2003;18(1-4):101-111.
10 Crane FL. Biochemical functions of coenzyme Q10. J Am Coll Nutr 2001;20:591-598.
11. Folkers K, Langsjoen P, Willis R, et al. Lovastatin decreases coenzyme Q levels in humans. Proc Natl Acad Sci U S A 1990;87:8931-8934.
12. Valuck RJ, Ruscin JM. A case-control study on adverse effects: H2 blocker or proton pump inhibitor use and risk of vitamin B12 deficiency in older adults. J Clin Epidemiol 2004;57:422-428.
13. Russell RM, Golner BB, Krasinski SD. Effect of antacid and H2 receptor antagonists on the intestinal absorption of folic acid. J Lab Clin Med 1988;112:458-463.
14. Sturniolo GC, Montino MC, Rossetto L, et al. Inhibition of gastric acid secretion reduces zinc absorption in man. J Am Coll Nutr 1991;10:372-375.
15. Yang, YX, Lewis JD, Epstein S, Metz DC. Long-term proton pump inhibitor therapy and risk of hip fracture. JAMA 296 (24): 2947-53
16. Zhao-Wei Ting R, C Chun Szeto, M Ho-Ming Chan, et al. “Risk factors of vitamin B12 deficiency in patients receiving metformin.” Archives of Internal Medicine Oct 9, 2006: 1975-1979.
17. Wulffele MG, Kooy A, Lehert P, et al. Effects of short-term treatment with metformin on serum concentrations of homocysteine, folate and vitamin B12 in type 2 diabetes mellitus: A randomized, placebo-controlled trial. J Intern Med 2003;254:455-463.
18. Bottiglieri T. “Folate, vitamin B12 and neuropsychiatric disorders.” Nutrition Review Dec 1996; 54(12): 382-390.,
19. Bottiglieri T, M Laundy, R Crellin, et al. “Homocysteine, folate, methylation, and monoamine metabolism in depression.” Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry Mar 2001; 70(3): 419.
20. Landau D, Kher KK. Gentamicin-induced Bartter-like syndrome. Pediatr Nephrol 1997;11:737-740.
21. Elliott C, Newman N, Madan A. Gentamicin effects on urinary electrolyte excretion in healthy subjects. Clin Pharmacol Ther 2000;67:16-21.

6 comments

  • Olá! Procurei os nomes dos responsáveis que deveriam assinar este artigo e não encontrei… uma pena! Poderiam ser pessoas melhor valorizadas. Pela importância do artigo, tem de ser assinado. Outra observação que poderia fortalecer o artigo seria evitar o tom de conversa em alguns trechos, quando possivelmente há a mudança do redator do artigo; o artigo em sua maioria, preza por falar de pesquisas, isso fortalece o texto quando e se indica qual pesquisa está no rol bibliográfico, ou seja, nos induz a ir na bibliografia e nos facilita encontrar a referência com alguma dica fornecida no corpo do texto. De tudo o mais, continuem com estes artigos, gostei deste e espero outros. Um grande abraço a todos da redação!

  • Maravilhosa a matéria! Obrigado por nos esclarecer informações tão importantes. Deus vos abençoe…

Deixe um comentário