novembro-azul

Câncer de Próstata – Porque Novembro Azul?

Orientação

O câncer de próstata é o câncer mais comum em homens no Brasil depois câncer de pele. É também uma das principais causas de morte por câncer entre os homens.

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro na abordagem de questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil por meio da campanha Um Toque, Um Drible.

O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.

Quatro anos depois, inspirado pelo Movember, movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença, o instituto Lado a Lado pela Vida passou a promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem » surgia o Novembro Azul.

O Novembro Azul tornou-se referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e entrou para o calendário nacional de prevenção. Hoje ele é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.

A maioria dos cânceres de próstata é encontrada pela primeira vez durante o rastreio com um exame de sangue de antígeno prostático específico (PSA) ou um exame retal.

Se há suspeita do câncer de próstata com base em resultados de testes de triagem ou sintomas, é necessário a realização uma biópsia da próstata para confirmar o diagnóstico.

A campanha Novembro Azul possui alguns materiais gráficos bem interessantes com muitas informações úteis:

novembro-azul
Imagem: Reprodução / Site NovembroAzul
novembro-azul
Imagem: Reprodução / Site NovembroAzul
novembro-azul
Imagem: Reprodução / Site NovembroAzul
novembro-azul
Imagem: Reprodução / Site NovembroAzul

AULA CÂNCER DE PRÓSTATA NOVEMBRO AZUL | PPT

[embeddoc url=”https://farmaceuticodigital.com/wp-content/uploads/2017/11/cancer-de-prostata.pdf” width=”90%” download=”all” viewer=”google”]

CARTILHA DIÁLOGOS DA PRÓSTATA

[embeddoc url=”https://farmaceuticodigital.com/wp-content/uploads/2017/11/diálogos-da-prostata-1.pdf” width=”90%” download=”all” viewer=”google”]

Teste de sangue para detecção do PSA

O teste de sangue que permite detectar a presença do antígeno específico da próstata (PSA) é usado principalmente para pesquisar câncer de próstata em homens sem sintomas. É também um dos primeiros testes realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados ​​por câncer de próstata.

A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 nanogramas por mililitro (ng / mL) no sangue. A chance de ter câncer de próstata aumenta quando o nível de PSA aumenta.

Quando o câncer de próstata se desenvolve, o nível de PSA geralmente ultrapassa 4ng/mL. Ainda assim, um nível abaixo de 4ng/mL não garante que um homem não tenha câncer. Cerca de 15% dos homens com PSA abaixo de 4 podem ter câncer de próstata em uma biópsia.

Os homens com um nível de PSA entre 4 e 10ng/mL têm cerca de 1 chance em 4 de ter câncer de próstata. Se o PSA for mais de 10ng/mL, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.

O teste de PSA também pode ser útil se o homem já tiver sido diagnosticado com câncer de próstata.

  • Nos homens que acabaram de ser diagnosticados com câncer de próstata, o teste PSA pode ser usado em conjunto com os resultados do exame físico e o grau de tumor (determinado na biópsia) para ajudar a decidir se outros testes(como tomografias ou exames ósseos) são necessários.
  • O teste de PSA é util para determinar o estágio do câncer e pode ajudar a determinar se o câncer provavelmente ainda será confinado à próstata. Se o nível de PSA é muito alto, é mais provável que o câncer se espalhe para além da próstata.
  • Os testes de PSA também são uma parte importante do monitoramento do câncer de próstata durante e após o tratamento.

Para Saber Mais:

  • https://ex.movember.com/pt/
  • https://www.movember.com/
  • http://novembroazul.com.br/campanha/novembro-azul
  • http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata

 

Referências

Deixe o seu Comentário