vacinacao

O que você sabe sobre Vacinação?

Dicas de Saúde, Orientação, Utilidades
A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças imunopreveníveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela, entre outras.

É Importante ressaltar alguns conceitos básicos sobre imunização:

Vacina é o mecanismo usado para controlar algumas doenças infecto-contagiosa. Consiste na inoculação de um antígeno na corrente sanguínea de uma pessoa, visando à produção de anticorpos.

A pessoa vacinada é aquela que recebeu uma dose da vacina, independentemente de ter recebido o esquema completo.

A pessoa imune é aquela que possui anticorpos protetores específicos contra determinado agente infeccioso. Essa imunidade pode ser adquirida naturalmente (pela doença) ou artificialmente (pela imunização adquirida por meio da vacinação).

Imunidade é a capacidade de o sistema imunológico reconhecer substâncias estranhas e promover uma resposta contra elas (micro-organismo responsável por uma doença infecciosa específica ou sobre suas toxinas).

As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e têm o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro.

vacinacao
Imagem: Reprodução|http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/jpg/imagem_0035_1.jpg

O Programa foi criado em 1973, regulamentado no ano de 1975 pela Lei nº 6.259, de 30/10/1975, e pelo Decreto nº 78.231, de 30/12/1976, representando um instrumento destinado à proteção da população brasileira contra doenças que podem ser evitadas com o uso de imunobiológicos, incluindo as vacinas. Atualmente, o PNI preconiza a vacinação para a família e, além da imunização de crianças, oferece também a vacinação para adolescentes, adultos, idosos, povos indígenas e populações com necessidades especiais.

O Programa coordena e define normas e procedimentos técnicos e científicos articulados às secretarias de estado e estas com as secretarias municipais, mediante ações estratégicas sistemáticas de vacinação da população, com base na vigilância epidemiológica de doenças imunopreveníveis e inovações tecnológicas da área. Também tem o papel de adquirir, conservar e distribuir os imunobiológicos que integram os calendários de vacinação do PNI nas aproximadamente 34 mil salas de vacina em todo o país.

As ações de vacinação contribuíram, de forma significativa, para manter a erradicação do ciclo urbano da febre amarela e da erradicação da varíola no Brasil. Outro resultado de destaque é a ausência de registros da paralisia infantil há 22 anos e do sarampo, há dez anos.

O PNI do Ministério da Saúde, em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e a Lei Orgânica da Saúde, proporciona o acesso equânime aos imunobiológicos especiais aos grupos portadores de imunodeficiências congênitas ou adquiridas e seus comunicantes, usuários com história associada a evento adverso pós-vacinação e profilaxia pré e pós-exposição a determinados agravos. Estão disponibilizados nos 42 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) das 27 unidades federadas.

Encontram-se em discussão as recomendações de vacinas para viajantes nacionais e internacionais.

Calendários de Vacinação

Calendário Básico de Vacinação da Criança

[embeddoc url=”http://site.climep.com.br/assets/upload/files/crianca.pdf” width=”90%” download=”all” viewer=”google”]

»http://site.climep.com.br/assets/upload/files/crianca.pdf

LINK » VACINAS A SEREM DISPONIBILIZADAS PARA AS CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS DE IDADE NA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO 2016.

Calendário de Vacinação do Adolescente

[embeddoc url=”http://site.climep.com.br/assets/upload/files/adolescente.pdf” width=”90%” download=”all” viewer=”google”]

»http://site.climep.com.br/assets/upload/files/adolescente.pdf

Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso

[embeddoc url=”http://site.climep.com.br/assets/upload/files/adultos.pdf” width=”90%” download=”all” viewer=”google”]
»http://site.climep.com.br/assets/upload/files/adultos.pdf

Calendário de Vacinação da População Indígena

[embeddoc url=”http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/janeiro/23/calendario-nacional%20-vacinacao-povos-indigenas-2017.pdf” width=”90%” download=”all” viewer=”google”]

Eventos Adversos Pós-Vacinação

Acesse a fonte que utilizei para este artigo para obter mais informações sobre a Vacinação.

É necessário e muito importante que os profissionais da saúde saibam sobre este assunto tão importante.

Para complementar o Conteúdo

Calendário de Vacinação 2016 Hospital Infantil Sabará localizado em São Paulo
planilha-vacinacao

SBIm lança aplicativo para controle da caderneta de vacinação
Download
android Android
ios iOS

» Artigo atualizado em Junho/2017

Fontes
  • Portal da Saúde SUS – Vacinação
  • https://sbim.org.br/
  • https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao
  • http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/saude-da-crianca/informacoes-sobre-doencas/calendario-vacinacao-infantil-2016.php

Deixe um comentário