saude-baseada-em-evidencias

Saúde Baseada em Evidências – O portal de Auxílio aos Profissionais de Saúde

Utilidades

Você sabe o que é o Portal Saúde Baseada em Evidências?

Você conhece o Portal Saúde Baseada em Evidências?

Neste portal você pode ter acesso a conteúdos cientificamente fundamentados a partir de vários bancos de dados. O portal foi criado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Estes conteúdos servem para auxiliar os profissionais de várias áreas da saúde para consultas em informações relevantes em suas práticas clínicas, bem como para auxiliar também na tomada de decisões baseadas em evidências científicas sérias e fundamentadas.

Neste artigo vou ensinar como acessar o Portal Saúde Baseada em Evidências, como fazer o seu cadastro e você verá as inúmeras possibilidades que terá para aprender sempre.

Entenda o Objetivo e o Público-Alvo do Portal Saúde Baseada em Evidências.

Objetivo
Fornecer acesso rápido ao conhecimento científico por meio de publicações atuais e sistematicamente revisadas. As informações, providas de evidências científicas, são utilizadas para apoiar a prática clínica, como também a tomada de decisão para a gestão em saúde e qualificação do cuidado, auxiliando assim os profissionais da saúde.

Público-Alvo
Os conteúdos estão disponíveis para os profissionais de saúde vinculados ao respectivo Conselho Profissional. Terão acesso à pesquisa os profissionais das áreas de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia,Serviço Social e Técnicos de Radiologia.

Como acessar os Periódicos do Portal Saúde Baseada em Evidências?

Observação Importante Se você clicar nas imagens até o passo 3 elas levarão ao link correspondente.

1. Você deve acessar o PortalSaude.saude.gov.br na área Profissional e Gestor

saude-baseada-em-evidencias
►Ao acessar o portalsaude.saude.gov.br » Clique em Profissional e Gestor » Clique em saúde baseada em evidências

2. Ao clicar no link saude-baseada-em-evidencias você irá para esta página

periodicos-saude
► Aqui você deve clicar no quadro laranja onde está escrito Acesse aqui os periódicos

3. Ao clicar em [Acesse aqui os periódicos] irá para esta página

periodicos

4. Nesta página você terá que fazer o seu cadastro clicando em [Cadastre-se] à direita.

Observação » As imagens a partir daqui não levam aos seus respectivos links. Somente as anteriores.

5. Ao clicar em [Cadastre-se] irá para esta tela onde terá que selecionar seu perfil. Se ainda está estudando será como Acadêmico e se já se formou e já tem seu registro no respectivo Conselho Profissional será como Profissional

Periodicos6

♦ Se você for Acadêmico irá para esta tela onde pede seu Registro Acadêmico CPF e Data de Nascimento. Terá que preencher com estes dados e [Avançar] – Provavelmente terá que confirmar seus dados – Colocar seu Email de contato e Senha e [Gravar] seus dados para acesso.

Periodicos7

♦ Se for Profissional terá que selecionar qual o Conselho Federal da sua Profissão, no meu caso foi o CFF-Conselho Federal de Farmácia – Colocar o seu número de registro – Qual sua Unidade Federativa (UF-Estado) e sua Data de Nascimento então clique em [Avançar]

Periodicos8

♦ Ao clicar em [Avançar]  irá para esta tela onde irá colocar seu Email de contato – Senha para Acesso ao Banco de Dados e [Gravar] os dados fornecidos.

Periodicos9

♦ Pronto! Seu cadastro está feito.

Periodicos10

♦ Clique em [Confirmar]

6. Você terá acesso a Periódicos, Bulário Eletrônico, Sites com Informações de Interações Medicamentosas, Calculadoras de Doses, Notícias, Bibliotecas, Cursos. Tudo certificado pelo Ministério da Saúde e pelo Capes/MEC

saude-baseada-em-evidencias
Este é o visual do Portal Saúde Baseada em Evidências após o cadastro e acesso aos conteúdos técnico científicos que nele contém.

O que você está esperando? Corre lá e faça o seu cadastro. Acesse informações confiáveis que podem auxiliar no exercício da sua profissão.

Nada de ficar acessando o Google ou outro site de busca para qualquer dúvida e pegar a primeira informação que aparece na sua frente, a mais fácil.

Se informe melhor, questione, investigue e Principalmente baseie-se em Informações Sérias e Fundamentadas.

 

 

Deixe um comentário