capsulas-comprimidos

O que é Uso Racional de Medicamentos?

Dispensação

Muito se fala e se ouve sobre o USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS.

Eu mesma, falo a todo momento aqui no Farmacêutico Digital que pretendo promover o uso racional de medicamentos, mas até hoje não expliquei o que vem a ser esse tão falado USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS (URM).

Fiquei pensando sobre isso e acho que devo uma explicação a vocês.

Vamos começar pela definição formal:

capsulas-comprimidos1- De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS (Nairóbi, Quênia, 1985):

Entende-se que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

2- De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 585 DE 29 DE AGOSTO DE 2013 do Conselho Federal de Famácia – CFF na seção Glossário da Resolução define-se URM:

Uso racional de medicamentos: processo pelo qual os pacientes recebem medicamentos apropriados para suas necessidades clínicas, em doses adequadas às suas características individuais, pelo período de tempo adequado e ao menor custo possível, para si e para a sociedade.

As Definições Oficiais Ficaram Claras para Você?

Vamos expor as definições em outras palavras para facilitar o entendimento.

“pacientes recebem medicamentos apropriados para suas necessidades clínicas.”
Medicamento correto para a tratar a doença diagnosticada corretamente.

“em doses adequadas às suas características individuais”
De acordo com as características dos indivíduos como peso, altura e idade os medicamentos podem exercer efeitos diferentes por causa das diferenças de distribuição e absorção no corpo. Existe uma dose calculada para cada tipo de indivíduo, por isso que doses para crianças são diferentes de doses para adultos, assim como também são diferentes de doses para idosos.

“pelo período de tempo adequado e ao menor custo possível, para si e para a sociedade.”
É necessário que o medicamento seja prescrito adequadamente, na forma farmacêutica, definido um período de duração do tratamento; que esteja disponível de modo oportuno, a um preço acessível, e que responda sempre aos critérios de qualidade exigidos. (OMS)
Os medicamentos genéricos são um bom exemplo de medicamentos de menor custo disponíveis no mercado para atender a sociedade. Quanto ao termo “período de tempo adequado” significa que todo tratamento com medicamentos tem um tempo a ser definido pelo prescritor que deve estar definido na prescrição. Esse tempo deve ser respeitado por que é extremamente importante para que o paciente se cure ou ao menos melhore da sua doença.

Lembra do artigo que escrevi sobre os 12 Hábitos Errados na Hora de Tomar o Medicamento?

Os dois primeiros itens da lista foram:

1- NÃO SEGUIR O TEMPO DE TRATAMENTO PRESCRITO

2- NÃO OBEDECER OS HORÁRIOS CORRETOS PARA TOMAR O MEDICAMENTO

Se você comete algum desses erros NÃO está fazendo Uso Racional do Medicamento.

Claro que não são só estes dois erros que definem que você não está fazendo o uso racional como todos os 12 citados no artigo e muitos mais erros relacionados ao uso do medicamento. Se você ainda não leu o artigo sobre os 12 Hábitos Errados na Hora de Tomar o Medicamento recomendo que acesse e aprenda mais um pouco sobre os medicamentos.

VOCÊ ACHA QUE VALE A PENA COLOCAR A SUA SAÚDE EM RISCO?

Uso-Racional-de-Medicamentos

Para Complementar o Conteúdo

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançou uma série com o título: “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica”. Cujo objetivo é fornecer aos profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis.

Esta série contará inicialmente com 20 fascículos para download gratuito com temas relacionados a condutas terapêuticas e a algum aspecto relativo ao URM nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica.

Veja o quadro que relaciona os Temas abordados:

uso-racional-de-medicamentos

O DOWNLOAD de todos FASCÍCULOS que já foram publicados podem ser feitos neste link → Série Uso Racional de Medicamentos

Para facilitar, aqui estão os links dos Fascículos em PDF já publicados até hoje dia 05/05/2016

Cartilha para promoção do USO RACIONAL de medicamentos – Ministério da Saúde 2015


Link para Download

Para Leitura Complementar: Automedicação, de quem é a culpa

Deixe um comentário