inaladores

Como usar os Inaladores

Medicamentos, Orientação

Doenças respiratórias crônicas (DRC) são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as DRC mais comuns. Representam um dos maiores problemas de saúde mundialmente. Centenas de milhões de pessoas de todas as idades sofrem dessas doenças e de alergias respiratórias em todos os países do mundo e mais de 500 milhões delas vivem em países em desenvolvimento. As DRC estão aumentando em prevalência particularmente entre as crianças e os idosos. Afetam a qualidade de vida e podem provocar incapacidade nos indivíduos afetados, causando grande impacto econômico e social. As limitações físicas, emocionais e intelectuais que surgem com a doença, com consequências na vida do paciente e de sua família, geram sofrimento humano.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Banco Mundial estimam que quatro milhões de pessoas com DRC podem ter morrido prematuramente em 2005 e as projeções são de aumento considerável do número de mortes no futuro.

No Brasil, 15 milhões de pessoas são afetadas por asma, 20 milhões têm rinite alérgica e cinco milhões de brasileiros com idade acima de 40 anos apresentam DPOC. Esses números demonstram que 2 em cada 10 brasileiros são afetados por uma doença respiratória crônica.

Existem no mercado vários dispositivos Inaladores para tratar as Doenças Respiratórias Crônicas que visam a ação dos medicamentos no local de ação que são os pulmões. Porém muitas vezes as pessoas que precisam fazer uso desdes dispositivos não sabem utilizá-los e seu tratamento fica comprometido não havendo melhora de seus sintomas.

inaladores

O Farmacêutico tem um Importante papel a desempenhar Ensinando aos Pacientes como utilizar os Inaladores para que o tratamento da sua Doença Respiratória Crônica seja eficaz.

Se usados corretamente, os inaladores são grandes aliados no tratamento da asma e das DRC.

No site do Incor – Instituto do Coração – HCFM-USP há uma lista de videos que ensina como utilizar vários dispositivos de inalar os medicamentos que tratam as DRC disponíveis no mercado brasileiro que, de acordo com os créditos o conteúdo pode ser copiado e reproduzido livremente de forma integral.

 

Esse conteúdo é extremamente útil para todas as pessoas que precisam utilizar estes dispositivos para tratar seus problemas respiratórios.


O 1º Vídeo é uma Introdução que explica sobre a importância de usar os Inaladores Corretamente


2º Explica como usar o Nebulímetro ou “Bombinha”

Vários medicamentos utilizam este dispositivo, alguns exemplos são: Berotec®, Aerolin®, Vannair® e Seretide spray®

3º Como utilizar os Espaçadores

Os espaçadores são utilizados para melhorar o efeito e a administração dos medicamentos contidos no dispositivo nebulímetro ou “bombinha”

4º Aerolizer

Os principais medicamentos que utilizam esse tipo de dispositivo são: Foraseq®, Miflasona® e Miflonide®.

5º Handihaler

O medicamento que utiliza este dispositivo é o Spiriva® HandiHaler®(brometo de tiotrópio)

6º Diskus

Este vídeo explica como utilizar o dispositivo Diskus, presente nos medicamentos Seretide®Diskus® e Flixotide®Diskus® pó para inalação

7º Respimat

Este vídeo explica como utilizar o dispositivo Respimat, presente no medicamento SPIRIVA®RESPIMAT® pó para inalação

8º Turbuhaler

Este vídeo explica como utilizar o Turbuhaler, dispositivo presente no medicamento SYMBICORT® TURBUHALER® (fumarato de formoterol di-hidratado/budesonida) pó para inalação

Para Complementar o Conteúdo

Infográfico- Tipos de Inaladores em Espanhol▼
inaladores-tipos
Imagem / Reprodução: https://enfermeriacreativa.com/2018/04/23/tipos-de-inhaladores/

Link para PDF do infográfico tipos de inaladores

Checklist sobre o uso dos Inaladores do CedimCat és el Centre d’Informació de Medicaments de Catalunya▼
[embeddoc url=”http://medicaments.gencat.cat/web/.content/minisite/medicaments/ciutadania/tractaments/Inhaladors/checklist_inhaladors_ESP.pdf” width=”90%” download=”all” viewer=”google”]
Como utilizar corretamente os inaladores empregados no tratamento da asma? CEMED-UFMG

Link para Download do Caderno de Atenção Básica nº25 MS-Brasil que aborda sobre →DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS▼
[embeddoc url=”http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_respiratorias_cronicas.pdf” width=”90%” download=”all” viewer=”google”]

[Última atualização 16/04/2019]

Referências Bibliográficas:
  • DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS – Série A. Normas e Manuais Técnicos – Cadernos de Atenção Básica, n. 25 – Ministério da Saúde
  • http://www.incor.usp.br/sites/incor2013/videos/asma-dpoc/index.html
  • http://www.who.int/respiratory/gard/en/
  • https://enfermeriacreativa.com/2018/04/23/tipos-de-inhaladores/
  • http://medicaments.gencat.cat/ca/ciutadania/tractaments/inhaladors/
  • http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpmgf/v31n1/v31n1a03.pdf

Deixe um comentário