chamomile

Diferença entre Remédio e Medicamento

Diferenças

Você sabe qual a Diferença entre Remédio e Medicamento?

Muitas vezes usamos a palavra remédio para definir um medicamento. Apesar desses termos parecerem sinônimos, eles não são.

As palavras Remédio e Medicamento originam-se do latim, respectivamente [Remedium: É um termo amplo que tem como significado “Aquilo que cura.”] e [Medicamentum: Está relacionado com o tema de médico, medicina, medicar, etc., e que se liga ao verbo medeor, que significa cuidar de, proteger, tratar.]

chamomile
Um chá de Camomila, por exemplo, é um Remédio, mas não pode ser considerado um Medicamento!

 

Devemos nos lembrar que todo Medicamento é um Remédio, mas nem todo Remédio é um Medicamento.

REMÉDIO

É tudo aquilo utilizado para combater ou aliviar doenças ou sintomas. Pode ser um banho de água morna, uma massagem, um abraço, uma bolsa de água quente, repouso, entre outros.

Muitas vezes não há necessidade de utilizar medicamentos para curar ou aliviar os sintomas usando os remédios.

Porém, devemos lembrar que nem todos os remédio são isentos de risco. Se uma pessoa utilizar vários chás terapêuticos em quantidades erradas estes podem causar reações adversas preocupantes.


MEDICAMENTO

É um produto farmacêutico que tem a finalidade de prevenir, diagnosticar, tratar as doenças ou então aliviar os seus sintomas. Os medicamentos são substâncias ou preparações que se utilizam como remédio, elaborados em farmácias ou indústrias farmacêuticas e atendendo especificações técnicas e legais.

Quando utilizamos os medicamentos temos claramente uma ação esperada seja curando um sintoma ou até uma doença.

Alguns medicamentos também são utilizados na prevenção de doenças como as vacinas, antissépticos, complementos vitamínicos, etc. Outros medicamentos auxiliam no diagnóstico das doenças, como os contrastes radiológicos, por exemplo.

 

“A diferença entre o medicamento e o veneno está na dose”, palavras do médico suíço Paracelso (1493-1541).

Deixe o seu Comentário