o-que-e-posologia

O que é Posologia?

Dicas de Saúde

O que é posologia?

Posologia é a forma de utilizar os medicamentos, ou seja, o número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia – que varia em função do paciente, da doença que está sendo tratada e do tipo de medicamento utilizado. A posologia está relacionada com o tempo de ação e a dose terapêutica do medicamento em questão.

Um esquema posológico racional baseia-se na pressuposição de que existe uma concentração-alvo que irá produzir o efeito terapêutico desejado.

Após vários estudos, chegou-se ao conceito de janela terapêutica, que compreende a concentração plasmática mínima da droga necessária para fazer o efeito e a concentração máxima acima da qual o fármaco irá apresentar efeitos tóxicos.


O Gráfico 1 representa de forma geral, o que acontece após a administração oral de um medicamento com a variação da concentração plasmática da droga atingindo o efeito terapêutico e sendo eliminada.

A partir desse gráfico pôde-se determinar a frequência das doses de um medicamento durante o tratamento de alguma doença de forma a manter sua concentração plasmática média constante para que haja a melhora do organismo. Dessa forma determinou-se a posologia do medicamento.posologia-grafico


O Gráfico 2 representa como se encontra o intervalo de administração de um medicamento para que esse produza o efeito terapêutico desejado.

posologia-grafico2

Uma diminuição dos intervalos de administração pode elevar a concentração da droga no plasma tornando-a tóxica se ela ultrapassar a concentração tóxica mínima. Por isso não devemos alterar os intervalos de administração sem um prévio conhecimento do que isso irá acarretar. Por exemplo, a diminuição de 8 em 8h para 6 em 6h a posologia de um medicamento.

administração-medicamento
Imagem / Reprodução: http://www.scielo.br/img/fbpe/rn/v15n2/11839f1.gif

 Para Complementar o Conteúdo:

10 Orientações Importantes Sobre o Uso correto de Medicamentos » Confira 10 Dicas muito legais de como usar corretamente o seu medicamento
O que é Cronofarmacologia e Qual o Melhor Horário para Tomar os Medicamentos

Referências Bibliográficas:

  • Livro: Farmacologia Básica e Clínica – Bertram G. Katzung – Oitava Edição.
  • MOURA, Mirian Ribeiro Leite; REYES, Felix Guillermo Reyes. Interação fármaco-nutriente: uma revisão. Rev. Nutr.,  Campinas ,  v. 15, n. 2, p. 223-238,  Aug.  2002 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732002000200011&lng=en&nrm=iso>. access on  09  Apr.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732002000200011.

29 comments

  • Q post precioso, sou atendente de Farmácia e me ajudou muito… Parabéns! 😊😊👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    • Boa tarde Neyane,

      Com certeza não é para tomar 2 injeções em um dia. Acredito que seja uma injeção em um dia da semana pula uma semana e outra em um dia na semana seguinte.
      Em um mês de 4 semanas 1 injeção de 15/15 dias.

  • Parabéns pelo conteúdo didático. Apareci como um curioso(quase sempre assim), só que acabei me interessando bastante.

    • Ei Kevin,
      Muito obrigada por seu comentário.
      Fique a vontade em nosso espaço.
      Fico muito feliz por você ter gostado daqui!
      Seja sempre bem vindo.

    • Olá Iza,
      Quer dizer 0 cp de manhã e 2 cp a noite. Ou seja 2 comprimidos por dia. Pode ser liberado até 120 comprimidos para tratamento de 60 dias, se não houver restrição de caixas na notificação.

  • Oi. Posso entender que unidade posologica e a quantidade por tomada? Sendo assim, se um medico receitar, por exemplo, zolpidem 10mg tomar 1,5cpr (1 cpr e meio) a noite, o mesmo nao pode ser dispensado em receituário de controle especial, e sim em notificação b?

    • Bom questionamento Thiago,

      Mas o medicamento prescrito é o zolpidem de 10 mg que está definido como receituário de controle especial de cor branca. A apresentação de zolpidem acima dessa concentração que fica sujeita notificação de receita azul.

      • E uma possibilidade, uma vez que muitos medicos preferem aumentar a dose do psicotropico a tentar um tratamento alternativo. Ja vi muitas receitas onde o medico prescreveu 1cpr de 8/8h, de clonazepam, por exemplo, so para que o paciente pudesse levar 3 ou 4 caixas. Logo me fez pensar se “unidade posologica” se referia a concentracao do comprimido ou a concentracao que e tomada por vez.

  • o que vai acontecer ? Meu esposo fez uma cirurgia no olho ( retirada de um pecterigio), e ao administrar um medicamento, confundimos a dosagem, o medicamento era uma pomada ( Rengel), era pra ser usada de 4 vezes ao dia, dai estavamos usando de 4 em 4 horas…E isso foi durante 5 dias.

    • Olá Sandra,

      Seria Regencel® a pomada que seu esposo utilizou?
      Procurei a bula da pomada e de acordo com as orientações de uso:
      “A dose usual é de 1 cm da pomada aplicada no saco conjuntival (parte interna da pálpebra) inferior, de três a quatro vezes ao dia, de acordo com a indicação ou a critério médico.”
      Portanto foi usado mais do que o recomendado.
      » Também na bula há a informação para quando houver o uso acima do recomendado → o que se deve fazer:
      “9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
      Em geral, superdoses não provocam problemas agudos. Se acidentalmente for ingerido, beba bastante líquido para diluir, ou procure orientação médica.
      Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.”

    • Ei Marta,
      Esta posologia 1-0-1 significa:
      ♦ 1 Comprimido de manhã
      ♦ 0 Comprimido a tarde
      ♦ 1 Comprimido a noite
      Ou seja, podemos entender que é um comprimido de 12 em 12h. Se você tomar um comprimido de manhã as 8:00h tomará o segundo as 20:00h a noite.
      Essa é uma forma de escrever a posologia também. Por exemplo: Se fosse 1+1+1 seria correspondente a 8 em 8h.

        • Marta,
          Entendi que assim será meio comprimido de manhã e a tarde e nenhum a noite. Mas sugiro que confirme com o seu médico. Porque se ele quer que tome meio comprimido duas vezes ao dia o ideal seria colocar: (1/2,0,1/2) obedecendo a posologia de 12/12h. De qualquer forma você deve esclarecer com o médico prescritor e saber como ele quer que você tome o medicamento.

Deixe o seu Comentário