regras-abnt

Você sabe todas as Regras de Normalização de Trabalhos Acadêmicos?

Utilidades

Quando estamos cursando ou terminando a graduação temos que produzir vários trabalhos relacionados às matérias que estudamos na faculdade. Ao finalizar o curso de graduação geralmente é necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC que deve ser produzido seguindo determinadas normas.

Esses trabalhos devem seguir normas estabelecidas por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.(1)

Em geral as instituições de ensino e os nossos professores utilizam as normas definidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que asseguram as características desejáveis de produtos e serviços, como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, intercambialidade, bem como respeito ambiental – e tudo isto a um custo econômico.

As normas são os padrões que permitem que em qualquer lugar do mundo e em qualquer suporte, físico ou digital, um texto possa ser facilmente identificado, como um livro, uma revista, um artigo, uma tese, uma dissertação ou, ainda, um trabalho de conclusão de curso de graduação ou de especialização.(3)

O que é a ABNT?

ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas.

De acordo com o site: http://www.abnt.org.br/  A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.(2)

Sua missão é prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e o uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.

Porque escrever sobre as Normas da ABNT?

Esse artigo foi inspirado numa série de posts da página do Facebook da Biblioteca da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral (SiBi/UFPR) sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos.

Esses posts têm o intuito de ajudar o estudante a produzir seus trabalhos / documentos científicos seguindo as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Pedi autorização aos administradores da página do Facebook da SiBi/UFPR que prontamente autorizaram que o Farmacêutico Digital divugasse seus posts e imagens sobre esse assunto.

Como são muitas dicas legais sobre esse assunto Vou dividir em 5 artigos para não ficarem muito extensos e cansativos e compartilhar com vocês todas as dicas  da SiBi/UFPR sobre a normalização dos trabalhos acadêmicos.

A Sistema de Bibliotecas da UFPR produziu um MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS de acordo com as normas da ABNT que você pode baixar clicando na imagem abaixo.

Clique aqui para acessar o Manual▼

manual-normas-tecnicas

Referências Bibliográficas:

1- ABNT. Conceito – definição. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/normalizacao/o-que-e/o-que-e>. Acesso em: 28 mai. 2018.

2- ABNT. Conheça a abnt. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/abnt/conheca-a-abnt>. Acesso em: 28 mai. 2018.

3- UFPR, Sistema De Bibliotecas Da. Manual de normalização de documentos científicos de acordo com as normas da abnt. 1 ed. Curitiba: Editora UFPR, 2017. 329 p.

4- FACEBOOK BIBLITORAL. Biblitoral. Disponível em: <https://www.facebook.com/biblitoral/>. Acesso em: 28 mai. 2018.

Deixe o seu Comentário