alzheimer

Um breve olhar sobre a Doença de Alzheimer

Curiosidades, Dicas de Saúde, Utilidades

No Brasil estima-se que cerca de um milhão de pessoas sofram de Alzheimer. A doença acomete principalmente pessoas entre 60 e 90 anos, podendo aparecer antes e também depois desta faixa de idade, porém com menor frequência.

Aumenta a expectativa de vida, e cresce a taxa de envelhecimento das populações. A demência é fator relevante de redução da sobrevida dos idosos, e a Doença de Alzheimer aparece como o tipo mais frequente desse mal.

Desde o início dos sintomas, como o esquecimento, até um comprometimento mais grave, com limitação de marcha e da capacidade de engolir, podem se passar de 10 a 15 anos. A doença em si não leva à morte, mas sim a complicações decorrentes do comprometimento de diversas funções.

A Doença de Alzheimer e outras demências ocupa o 5º lugar entre as 10 principais causas de morte no mundo

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer

 

Hoje ao entrar no facebook, me deparei com um vídeo da página da minha amiga Farmacêutica Curiosa sobre como evolui a Doença de Alzheimer.

Um vídeo simples que me chamou a atenção, porque estou vivendo isso na minha família e confesso que não está sendo fácil…

Tenho me interessado mais sobre o assunto e procurando estudar um pouco mais sobre a doença.

»Resolvi assistir ao vídeo todo → o que me levou à sua fonte: Um site que possui 5 vídeos explicativos e gratuitos sobre o Mal de Alzheimer.

alzheimer
Você pode também clicar nessa imagem para acessar o site.
O site é esse aqui → http://www.aboutalz.org/index.php?lang=pt você pode selecionar várias linguas para entender melhor sua proposta e pode assistir aos vídeos, que são em inglês, com legenda em português.

Vou compartilhar os vídeos aqui para que todos os nossos leitores tenham acesso. São vídeos gratuitos que podem ser compartilhados.

1- O que é a Doença de Alzheimer?

 

2- Doença de Alzheimer: uma epidemia urgente

 

3- Doença de Alzheimer: a corrida para a cura

 

4- Doença de Alzheimer: Uma mensagem para doentes diagnosticados recentemente e suas famílias

 

5- A genética do Alzheimer

 

» São esses os vídeos, que vale cada minuto assistindo-os.

 

Para Complementar o Conteúdo

▼ Esse Infográfico da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde traz informações sobre os Sintomas do Mal de Alzheimer.▼alzheimer

Como gosto muito de filmes encontrei uma dica de 12 filmes sobre a doença de alzheimer para quem se interessar. Já assisti uns 3 filmes dessa lista e os outros estão na minha fila de filmes para assistir.

alz.ogr|brasil→ Um site internacional com informações sobre Alzheimer e demência

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença de Alzheimer-Portaria SAS/MS nº 1.298, de 21 de novembro de 2013.

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença de Alzheimer – Julho/2017 – Relatório de Recomendação

PORTARIA CONJUNTA Nº 13, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017.Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença de Alzheimer.

 

Referências Bibliográficas:

  • https://ufmg.br/comunicacao/noticias/pesquisador-da-face-usa-metodologia-estatistica-para-corrigir-estimativas-de-mortes-por-alzheimer-no-brasil
  • https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5638:10-principais-causas-de-morte-no-mundo&Itemid=0
  • Sites do Ministério da Saúde e o Site que me inspirou a publicar esse artigo

Deixe o seu Comentário