Qual a diferença entre: Prednisona e Prednisolona
Muitas pessoas e inclusive farmacêuticos costumam fazer essa pergunta:
Qual a diferença entre a Prednisona e a Prednisolona?
Primeiramente vamos aprender um pouco sobre os anti-inflamatórios esteróides e quais são suas ações no organismo.
A prednisona e a prednisolona são medicamentos que possuem ação anti-inflamatória e pertencem a classe dos Anti-inflamatórios Esteroides
» Os esteróides ou hormônios esteroidais compreendem:
- os hormônios do córtex adrenal (glicocorticóides, hidrocortisona e a corticosterona que são produzidas endogenamente e mineralocorticóides), e,
- os hormônios sexuais (andrógenos, progestágenos e estrógenos).
» Entretanto, somente os glicocorticóides apresentam atividade anti-inflamatória importante, além de suprimir a imunidade.
» Os mineralocorticoides auxiliam no controle do volume de água e da concentração de eletrólitos do organismo, especialmente sódio e potássio, ou seja, são substâncias que podem reter água, logo causam edema.
O cortisol é o principal glicocorticoide humano.
O que significa ter efeito glicocorticóide?
»Ter atividade antiinflamatória e imunossupressora.
Os anti-inflamatórios esteroides ou corticosteroides são moléculas sintéticas que mimetizam os efeitos dos glicocorticóides naturais. Eles exercem potente efeito anti-inflamatório (glicocorticoide) no organismo. Sua ação mineralocorticoide deve ser considerada na escolha do fármaco, uma vez que pode provocar retenção de água e sal, hipertensão e perda de potássio. Corticosteroides com grande efeito mineralocorticoide são úteis na insuficiência suprarrenal, mas esta característica impede seu uso para doenças que necessitem de tratamento por tempo prolongado. Neste caso, como nas doenças reumáticas (artrite reumatoide, lupus eritematoso sistêmico, entre outras), prefere-se aqueles com pouco efeito mineralocorticoide.
»Todos os glicocorticóides que são sintetizados pela indústria farmacêutica, têm basicamente a estrutura da hidrocortisona
ALGUNS EXEMPLOS DE MEDICAMENTOS CORTICOSTEROIDES
- Hidrocortisona (idêntica ao cortisol natural)
- Cortisona
- Betametasona
- Dexametasona
- Fludrocortisona
- Metilprednisolona
- Prednisolona
- Prednisona
- Triancinolona
Qual é a diferença entre essas substâncias?
Uma diferença importante: atividade anti-inflamatória, dependendo do radical adicionado essa ação anti-inflamatória pode ser potenciada porque é isso que se quer de um glicocorticóide.
Prednisona x Prednisolona
A Prednisona é corticosteroide farmacologicamente inerte que requer biotransformação hepática para produzir prednisolona, sua forma terapeuticamente ativa;(Klasco, 2012) dessa forma, administrando-se um ou outro fármaco, a ação farmacológica será exercida pela prednisolona.
Prednisona e prednisolona têm as mesmas indicações e posologias. Contudo, alguns indivíduos com disfunção hepática podem obter maior benefício com a prednisolona porque esta não requer biotransformação hepática.(Klasco, 2012)
Embora a troca de prednisona por prednisolona seja tecnicamente adequada, como tais medicamentos não são bioequivalentes e intercambiáveis (como ocorre entre medicamentos de referência e os respectivos genéricos), tal conduta requer nova prescrição.
As principais indicações terapêuticas da prednisona e da prednisolona são listadas a seguir:(Brasil, 2010)
– Adjuvante em processos inflamatórios do sistema musculoesquelético;
– Processos alérgicos e adjuvante em anafilaxia;
– Adjuvante no tratamento da hanseníase;
– Adjuvante no tratamento de pneumonia pneumocística moderada ou grave;
– Adjuvante no tratamento com antineoplásico;
– Imunossupressão em doença autoimune;
– Asma grave persistente e asma aguda grave.
Para complementar o Conteúdo…
Metilprednisolona x Prednisolona
A cortisona deu origem a prednisolona com uma dupla ligação conferindo uma atividade anti-inflamatória quatro(4x) vezes maior do que a cortisona, mas tem ação mineralocorticoide semelhante a cortisona.
A partirda prednisona ocorreu a síntese da metilprednisolona que é a adição do radical metil, o que aumenta seis (6x) vezes mais a ação anti-inflamatória quando comparada com a cortisona e uma diminuição da retenção de sódio, ou seja, uma diminuição da ação mineralocorticóide.
E exatamente isso que a in dústria farmacêutica faz, ela quer que os glicocorticóides tenham uma potente ação anti-inflamatória e uma ação negativa mineralocorticóide.
Referências Bibliográficas
- BVMS. Formulário Terapêutico Nacional-2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf. Acesso em: 7 out. 2019.
- CFF. PREDNISONA E PREDNISOLONA. Disponível em: http://www.cff.org.br/pagina.php?id=618. Acesso em: 30 set. 2019.
- CHEMSPIDER. Prednisone Structure. Disponível em: http://www.chemspider.com/. Acesso em: 6 out. 2019.
- CLARK, Michelle A.. Farmacologia Ilustrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 341-348.
- PASSEI DIRETO. Apostila Farmacologia UNESP. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/1958928/apostila-de-farmaco. Acesso em: 15 out. 2019.
4 comments
Gostei muito das explicações. 👏👏👏👏👏👏
Olá Walace,
Fico feliz que tenha gostado!
Olá, por quê não se acha metilprednisolona em comprimido, como medrol por exemplo, nas drogarias brasileiras? Ao pesquisar só acho injetável…
Grata
show