Governo convoca Farmacêuticos e outros Profissionais de Saúde para cadastramento obrigatório no enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19)

Profissão

A PORTARIA Nº 639, de 31 de março de 2020 Dispõe sobre a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).

Desde o dia 03 de fevereiro de 2020 , o Ministério da Saúde decretou “Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus, COVID-19.

Essa medida do governo brasileiro considera a necessidade de mobilização da força de trabalho em saúde para a atuação serviços ambulatoriais e hospitalares do SUS para responder à situação emergencial.

profissional-saude

Os profissionais de saúde que deverão se cadastrar são das seguintes categorias profissionais:

I – serviço social;
II – biologia;
III – biomedicina;
IV – educação física;
V – enfermagem;
VI – farmácia;
VII – fisioterapia e terapia ocupacional;
VIII – fonoaudiologia;
IX – medicina;
X – medicina veterinária;
XI – nutrição;
XII – odontologia;
XIII – psicologia; e
XIV – técnicos em radiologia.

Estes Profissionais devem se cadastrar obrigatoriamente e, em caráter emergencial, e, depois de treinados, poderão ser convocados a atuar.

A capacitação do MS será no formato EaD e os participantes receberão certificação do órgão. Todos os farmacêuticos, devidamente registrados no Conselho de Regional de Farmácia, poderão participar da capacitação.

Antes de qualquer convocação, os farmacêuticos e outros profissionais de saúde citados acima precisarão preencher o formulário eletrônico REGISTRA RH. Durante o cadastro, o profissional informará SE DESEJA FAZER PARTE DA AÇÃO ESTRATÉGICA DO MINISTÉRIO “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”. Após registrar os dados, receberá um e-mail para se cadastrar na plataforma do curso online.

Links para Consulta das Informações deste Artigo

PORTARIA Nº 639, DE 31 DE MARÇO DE 2020

OFÍCIO CIRCULAR Nº5/2020/DEGTS/SGTES/MS – Assunto: Ação Estratégica Nacional de Capacitação e Recrutamento da Força de Trabalho em Saúde para enfrentamento à COVID-19.

[embeddoc url=”https://crbm1.gov.br/site2019/wp-content/uploads/2020/04/SEI_MS-0014225311-Of%C3%ADcio-Circular.pdf” width=”90%” download=”all” viewer=”google”]
Referências:
  • https://crfmg.org.br/site/noticias/ministerio-da-saude-cadastra-farmaceuticos-para-o-combate-a-covid-19
  • http://www.cff.org.br/noticia.php?id=5730&titulo=Minist%C3%A9rio+da+Sa%C3%BAde+inscreve+profissionais+da+sa%C3%BAde+para+combate+%C3%A0+Covid-19

Deixe o seu Comentário