melhor-horario-tomar-remedio

Série Melhor Horário para Tomar o Remédio

Dicas de Saúde, Orientação, Utilidades

Se você segue o Instagram do Farmacêutico Digital deve ter visto a série de imagens que postei sobre o melhor horário para tomar o remédio. Foram esquemas de posologias dos medicamentos expressas em sugestões de horários para facilitar para as pessoas.

É muito importante que todas as pessoas saibam se organizar para tomar os medicamentos prescritos pelo médico.

O Farmacêutico é um profissional extremamente importante que tem grande conhecimento sobre esse assunto. Ele pode ajudar e orientar o paciente a tomar o seu medicamento na hora certa. Esse é um dos princípios do Uso Racional do Medicamento.

Um dos posts mais acessados daqui do FD é um que explica o Como Escolher os Horários para Tomar os Medicamentos, esse post foi escrito em setembro de 2013 e até hoje é muito acessado devido a sua importância para a população. A partir daí surgiu a ideia de criar a série de imagens do instagram.

Para quem ainda não nos segue no Instagram [Fica a dica] aqui estão as imagens com as Dicas do Melhor Horário para Tomar o Remédio

2 Vezes ao dia, ou seja, de 12 em 12h

como-tomar-remedio-de-12-em-12-horas
Sugestão de Horários para Tomar o Medicamento

3 Vezes ao dia, ou seja, de 8 em 8h

como-tomar-remedio-de-8-em-8-horas
Sugestão de Horários para Tomar o Medicamento

4 Vezes ao dia, ou seja, de 6 em 6h

como-tomar-remedio-de-6-em-6-horas
Sugestão de Horários para Tomar o Medicamento

6 Vezes ao dia, ou seja, de 4 em 4h

como-tomar-remedio-de-4-em-4-horas
Sugestão de Horários para Tomar o Medicamento

Aqui Estão as Tabelinhas do Post de 2013 que foram feitas no template antigo do FD. Estas tabelinhas ficaram um pouco desconfiguradas quando mudei para o template atual.

tomar-remedio-melhor-horario
Imagem do post do template antigo do FD

Se você quiser compartilhar as imagens das Sugestões de Horários no seu Instagram fique à vontade. Informação tem que ser compartilhada!

 Para Complementar o Conteúdo você pode Ler:

20 comments

  • Boa tarde, preciso tomar cephalexina 500mg 2 vezes ao dia, de manhã e a noite! 12/ 12h no caso precisava tomar logo posso iniciar em horários diferentes , mas respeitando as 12 h

  • Boa tarde
    Minha filha está tomando amoxicilina prescrito pelo médico de 12 em 12 horas
    Dei a ela as 4:00 que horas devo dar a ela novamente?

  • Bom dia me chamo Renata minha filha tem que tomar amoxicilina durante 10 dias em 8/8 horas ela está indo pra creche qual é o melhor horário pra ela poder o remédio obrigada.

  • O médico prescreveu antibióticos de 8 em 8 horas porém os horários que eu Comecei a tomar não bate sempre da horários diferentes mais, sempre respeitando. Os horários está certo isso.

  • Boa tarde, estou tomando o motilex 1 vez ao dia, montelucaste tbm 1 vez ao dia e alektos duas vezes ao dia, só que a minha médica passou o xarope pra tomar de 12 em 12 há! Não sei como administrar os horários! São muito remédio, poderia me ajudar?

    • Boa tarde Priscila,
      Você pode tomar no meio do dia os medicamentos que são 1 vez e os medicamentos de 12/12h ou 2 vezes ao dia 1 dose pela manhã por exemplo a 8h da manhã e a outra dose a noite, ex: 20h noite.

  • Eu tenho que tomar 250 mg 1 comprimido de 8/8 horas durante 10 dias como é isso

  • Os remédios que tive que tomar são de 12 em 12h , só que errei o horário e tomei de 6 em 6h . Tem algum problema ? É perigoso?

    • Olá Andressa,
      Depende do medicamento. Talvez uma superdose possa causar algum problema.
      O ideal é você falar com o médico que receitou op medicamento para ele avaliar sua condição física

  • Posso dar o remédio duas vezes ao dia de o médico receitou 3 vezes ao dia?

    • Olá, Raquel!

      Para que o tratamento seja efetivo e alcance o resultado desejado, a posologia médica deve ser respeitada. Não faça alterações por conta própria, sugiro entrar em contato com o médico para verificar se tal modificação é possível.

      • Olá! Preciso tomar 4cp 5x ao dia o aciclovir. Eu não sabia que não podia tomar na madrugada. E preciso de ajuda com os horários. Se é 5 vezes ao dia como faço pra dividir esses horários? Pfv

        • Olá, Aline!

          Os comprimidos devem ser tomados 5 vezes ao dia em intervalos de 4 horas porém, você pode manter seu horário de sono de 8 horas sem precisar tomar de madrugada.
          Se você acorda às 8h da manhã, você toma os comprimidos às 8h, 12h, 16h, 20h e 0h (meia noite). É só ajustar de acordo com sua rotina.

  • Como faço para Tomar dois tipos de remédios diferentes sendo que os dois são de 12 em 12 horas? Sempre tive essa duvida

Deixe o seu Comentário