horarios-tomar-medicamentos

Como Escolher os Horários para Tomar os Medicamentos

Dicas de Saúde, Dispensação, Orientação, Utilidades
Compartilhe...

Algumas pessoas se perdem quando o assunto é Tomar o Medicamento na Hora Certa.

O Farmacêutico tem especial importância quando orienta o paciente como tomar e quando tomar os medicamentos prescritos pelos médicos. Ajuda o paciente a melhorar de sua enfermidade quando consegue sucesso na adesão ao tratamento.

Para que o paciente tome seus medicamentos de forma correta montamos umas tabelas com algumas Sugestões de Horários para tomar os medicamentos. Nestas sugestões priorizamos o período do dia que, na maioria das vezes, a pessoa estará acordada facilitando a administração do medicamento.

horario--para-tomar-o-remedio

 

Os horários para tomar o medicamento dependem da forma de absorção e metabolização do principio ativo de cada medicamento. Baseia-se no tempo que o medicamento permanece circulando no sangue, ou no melhor momento do dia para sua ação, que se determina a frequência que deve ser tomado.

Evite ter que acordar de madrugada para tomar medicamentos. Uma boa noite de sono é muito importante!

receita-medica
Imagem de uma Prescrição com todos os dados Necessários

Você deverá tomar os medicamentos de acordo com a Receita Médica que deve conter todos as informações abaixo

  • NOME DO MEDICAMENTO
  • A DOSE DO MEDICAMENTO
  • A FORMA FARMACÊUTICA (se é comprimido, líquido, etc.)
  • QUANTIA TOTAL NECESSÁRIA
  • POSOLOGIA → Que deverá constar as seguintes informações
    • Via de Administração Ex: Oral(Boca), Tópico(Pele), Nasal(Nariz), Otológica(Ouvidos), Oftálmica(Olhos)
    • Dose Unitária do medicamento
    • Intervalo de administração ou de tomadas durante o dia → Onde entram as sugestões de Horários para tomar os Medicamentos
    • Observações especiais

Como escolher Horários para tomar os Medicamentos

Medicamentos de 12 em 12 horas

Como pode estar escrito na Receita Médica:
12/12 horas = duas vezes por dia = 1+1 = 1-0-1 = Tomar ao amanhecer e ao fim da tarde

3 Sugestões de Horários:

12-12-h


Medicamentos de 08 em 08 horas

Como pode estar escrito na Receita Médica:
8/8 horas = três vezes por dia = 1+1+1  = 3 comprimidos por dia

2 Sugestões de Horários:

8-8-h


Medicamentos de 06 em 06 horas

Como pode estar escrito na Receita Médica:
6/6 horas = quatro vezes por dia = 1+1+1+1 = Tomar ao amanhecer, ao meio-dia, ao fim da tarde e ao deitar

Sugestão de Horário:

6-6-h

Você terá que acordar para tomar o seu medicamento inevitavelmente » Use o seu despertador.


Medicamentos de 04 em 04 horas

Como pode estar escrito na Receita Médica:
4/4 horas = seis vezes por dia = 1+1+1+1 +1+1

Sugestão de Horário:

4-4-h

Você terá que acordar para tomar o seu medicamento inevitavelmente » Use o seu despertador.

Fique atento a estas 8 Orientações Importantes:

  1. Alguns medicamentos devem ser tomados em jejum para que sejam melhor absorvidos e façam efeito.
  2. Se o fármaco causa sono, deve ser tomado ao deitar, e se não houver essa possibilidade, evite fazer atividades que exijam atenção especial como dirigir, manejar máquinas, fazer provas ou atividades com muita concentração.
  3. Se durante o tratamento você apresentar alguns sinais ou sintomas como náuseas e/ou vômitos, gosto ruim na boca, diarreia, excesso ou perda de sono, alterações de humor, alterações visuais ou alterações na pele como vermelhidão, placas, bolhas ou coceira podem ser sinais de alergia. Avise imediatamente seu médico para que ele avalie e decida se deve ou não suspender o tratamento ou mudar a medicação.
  4. Avise SEMPRE o seu médico sobre todos os medicamentos que você esteja tomando antes de ele prescrever outro. Os medicamentos podem interagir um com outro e isso pode trazer sérios danos à sua saúde.
  5. Mantenha seus medicamentos SEMPRE longe das crianças e animais.
  6. Procure tomar as cápsulas e comprimidos com água. Cerca de 200 ml de água (um copo), é uma boa quantidade, pois nesse volume, a água evita que o medicamento fique entalado ao ser deglutido. Além disso, essa quantidade faz com que o estômago se esvazie mais rápido e o princípio ativo do medicamento chegue mais precocemente ao intestino, onde a maioria é realmente absorvida.
  7. O uso do leite ou suco de frutas não é recomendável, pois contém proteínas em sua composição. Essas proteínas podem se combinar com as moléculas do medicamento e dificultar sua absorção; podem competir com o princípio ativo na absorção e acabar por dificultar e/ou atrasar a absorção. O leite ainda pode alcalinizar o estômago (diminuir sua acidez) e impedir a absorção de princípios ativos que dependem dessa acidez.

8. Nunca misture medicamentos com o Álcool

Lembre-se, o uso de medicamentos é parte de um tratamento, que deve ser iniciado após o diagnóstico ser feito. O diagnóstico depende de uma anamnese completa e exame físico adequado. Por isso, somente médicos e dentistas em casos específicos têm condições de prescrever corretamente uma medicação. Parentes, amigos e vizinhos, se não forem médicos, não estão habilitados a orientar o uso de remédios.

 Para Complementar o Conteúdo você pode Ler:

O que é Posologia → Entenda o que é posologia e porque é importante seguir os horários de tomar os medicamentos

10 Orientações Importantes Sobre o Uso correto de Medicamentos – Confira 10 Dicas muito legais de como usar corretamente o seu medicamento

O que é Cronofarmacologia e Qual o Melhor Horário para Tomar os Medicamentos

Série Melhor Horário para Tomar o Remédio → Imagens com os Melhores Horários para Tomar os Medicamentos para postar no seu Instagram

Artigo atualizado em Março/2020

124 comments

  • Olá, bom dia!
    Sabe me informar como faz a contagem dos dias para tomar medicação? Eu conto 1 dia, formando 24hs completas?
    Tenho 2 anti inflamatórios para tomar por 3 dias e 1 Antibiótico por 10 dias.
    Os anti-inflamatórios iniciei na quinta feira, dia 16/12, as 17:30h e o antibiótico iniciei as 21:30h da noite de quinta feira também.
    Obrigada!

    • Olá, Cristiane!

      Exatamente, cada dia de tratamento completa-se quando fecham as 24h a partir da primeira dose. Se o anti-inflamatório é 2 por dia ou de 12 em 12 horas, você tomou a primeira dose às 8h da manhã, a segunda dose será às 20h ou 8h da noite. No dia seguinte às 8h da manhã, você deverá tomar a primeira dose do segundo dia e assim por diante, até finalizar o tratamento. Já o antibiótico, sendo 1 por dia, é só manter o horário em que tomou a primeira dose. Se foi, por exemplo, às 7h da manhã, no dia seguinte irá tomar a segunda dose às 7h da manhã novamente e assim sucessivamente até fechar os 10 dias.

  • Olá minha filha começou a tomar um antibiótico de 8 em 8 horas porém o horário que escolhi não estava sendo bom para mim, tem problema se eu mudar a escala de horários que ela deve seguir? Ainda faltam 5 dias para ela tomar o remédio

  • Olá. Muito obrigada pelo artigo!
    Por gentileza, minha filha está tomando antibiótico de 8/8h por 10 dias. Hoje é o último dia. Minha dúvida é: iniciamos as 16h. A última dose será a da manhã de hoje (8h) ou preciso dar a dose das 16h para finalizar?

  • Olá meu filho está tomando um remédio de 12 em 12hrs foi receitado durante três dias ele começou na quinta. Que dia ele termina de tomar,hoje ou amanhã?

  • Boa tarde! Estou tomando omepramix há 4 dias. Tenho que tomar de 12h e 12h. Eu acordo às 5h da manhã, então tomo às 5h e depois às 17h. Na bula diz para tomar de manhã e a noite antes das refeições. Eu estou com medo de estar tomando no horário errado.

    • Olá Patrícia,
      Você está tomando da forma correta quanto aos horários.
      Só fique atenta para se alimentar após.
      Por isso se quiser mudar para 6 e 18h talvez fique melhor.
      O que acha?

  • Olá, tenho dificuldades pra dormir, o dr passou dual 30mg tomei antes de dormir mas passei a noite mais agitada que antes. Tem algum horário pra tomar ou é na hora de deitar mesmo?

  • oi boa noite eu tenho que tomar comprimido a cada 24 horas durante 21 dias em jejum que horas e melhor eu comecar tomar

    • Olá Mirian,
      Seria legal vc tomar de manhã antes do café da manhã assim que acordar e esperar pelo menos uns 30min para tomar café da manhã

  • Bom.dia eu tomo 3 remédio ao dia diferente um do outro…queria saber como tomar um diferente do outro se pode tomar junto ..tomo maxulid ,cefaxilina, dipirona1g é Xarelto qual desses não posso tomar junto um do.outro ou quanto tempo estimado um do outro? Obrigado

  • Estou tomando um xarope em 3/3 horas escolhei o horario de 19:00 e pela amanha tbm 07:00 estou tomando certo e queria sabe a que horas vou toma de novo

  • Boa noite, sou Daniela,a médica passou antibiótico para meu filho de 24 em 24 horas por dia, dei a ele as 21:30 a próxima dose será amanhã as 21:30,minha dúvida é?quando diz ao dia só pode dar ao dia ou à noite? Se der a noite faz o mesmo efeito? Obrigada pela atenção.
    Espero que tenha me entendido
    Att, Daniela

    • Olá, Daniela!
      A posologia indicada de 1 vez ao dia, significa apenas uma dose no intervalo de 24h, ou seja uma vez “por dia”, não necessariamente há necessidade de fazer distinção entre o período do dia ou da noite. Apenas mantenha o horário em que foi administrado pela primeira vez até completar o período de tratamento.

    • Olá, Erika!
      Uma sugestão de horários seria, às 7h da manhã, 15h e 23h, por exemplo, com um intervalo de 8 horas entre cada comprimido. Escolha um horário a partir do qual não tenha de acordar no meio do noite para tomar o medicamento.

  • Olá bom dia , comecei a tomar um antiflamatorio de 8 em 8 hs domingo as 00hs sendo por 5 dias , sendo meus horarios 00hs , 8hs e 16 hs na quinta feira devo tomar até 00hs ? Para fechar o tratamento ?

  • Olá! Tenho que tomar amoxicilina de 8em 8horas, tomei o primeiro comprimido as8:00 da manhã. Como saber o próximo horário?!

  • O médico passou antibiótico e antibactericida de 8 em 8h são recomendados apos as refeições . tenho que tomar as 6 da manhã em jejum?

    • Olá Cristiane,
      Você pode comer alguma coisa antes de tomar o medicamento, não precisa tomar em jejum.
      Provavelmente é amoxicilina que você está tomando né.
      O ideal é que se alimente para evitar que o medicamento possa causar alguma irritação no estômago.
      Porém existem alguns antibióticos que precisam ser ingeridos com o estômago vazio ou em jejum para o alimento não interferir na absorção do medicamento.

  • Bom dia, tomo de uma só vez , losartana(50mg) sertralina (25 mg) Ginkgobiloba , Lavitan e cápsulas de colágeno . Tem algum problema ?

    • Bom dia Valéria,
      Não há interação entre a Losartana e sertralina.
      Então tomar juntos não há problema

      Não encontrei informações sobre interação entre os outros medicamentos.
      Sugiro que vc relate para o médico que prescreveu todos os medicamentos que você está tomando no mesmo horário.

  • Oi , eu tenho um xarope que receitaram tomar 8/8h , não como fazer . Comei a tomar as 19h assim tenho que tomar a que horas ?

    • Olá Dairine,
      O ideal é organizar seus horários para tomar, de preferência durante o dia.
      Por isso sugiro aqui no post o esquema posológico de 6h(manhã) 14h(2h tarde) e 22h(10h noite) ou 7h, 15h, e 23h
      No seu caso some 8 a 19h o que daria 27 como o dia tem 24h é só calcular 27-24 que dará 3h da manhã a próxima dose e a seguinte as 11h.
      Não gosto muito desses horários porque terá que acordar de madrugada!

  • Estou cm uma dúvida tenho uma remédio pra toma em 6 e 6 horas sendo q já tomei um agr as 7 hrs da noite q horas devo toma o outro

  • Estou cm uma dúvida tenho um remédio pra toma em 6 e 6 hrs já tomei um as 7 hrs da noite q horas q devo toma o outro

    • Olá Laine,
      Some 6 ao horário que começou.
      Se começou a primeira dose as 7h 7+6=13 então a segunda dose será as 13h, depois às 19h e 1h da madrugada.

  • tomo o antibiotico 12 h por 5 dias e antiflamatorio por tres dias 8/8 .queria trocar de horario sera que posso ficar sem tomar essa dosagem ,para ficar no horario ideal

      • Olá, bom dia!
        Eu comecei tomar medicamento dia 06/05/21 às 20:00h eles são em 12/12h estou tomando dois. Qual dia devo parar? E horário…
        Obrigado

  • Estou com uma grande dúvida tenho um remédio de 24 – 24 horas e eu estou a tomar as 08 horas da manhã e as 20 da noite estou a ir bem.

    • Olá Carla,
      Quando a prescrição é um comprimido a cada 24h significa um comprimido ao dia.
      O correto é você tomar uma vez ao dia sempre no mesmo horário. Como as 8h da manhã por exemplo.

  • Boa tarde. Estou com pneumonia e o médico me prescreveu 10 dias de azitromicina 1x por dia, 5 dias de dexametasona de 12/12 hrs e 15 dias de acetilcisteina de 8/8hrs. Pra não misturar os medicamentos posso dar o intervalo de 1 hora de tempo pra depois tomar outra medicação ? Estou fazendo dessa forma pra não ter que tomar todos juntos.
    Agradeço a resposta.

    • Olá Adriane,

      Primeiramente desculpe a demora em responder.
      Sim. Você pode fazer da forma que disse, pode até ser um pouco menos de 1h de intervalo entre os medicamentos.

  • Olá! Uso o remédio Esc® (oxalato de escitalopram) anti depressivo. Tomo as 19h30 todos os dias (há 6 meses) porém eu gostaria de mudar o horário para a parte da manhã. Posso fazer a troca normalmente? Meu último remédio foi ontem as 19h30. Posso começar a tomar hoje as 10h e manter definitivamente este horário?

    • Olá Thais,
      Acredito que você possa fazer essa alteração sim. Porém, faça de forma gradual.
      Por exemplo: Se você tomou o medicamento ontem as 19:30h, hoje tome as 17:30h e vá subindo uma média de 2h por dia até chegar ao horário que você deseja pela manhã.
      Em geral, se recomenda que se tome pela manhã, mas caso você tenha algum efeito colateral, como sonolência, por exemplo, pode tomar durante a noite. O importante mesmo é fazer uso da medicação todos os dias e no mesmo horário, então tome quando que lhe for mais conveniente!

  • Olá muito bacana o site e util. Estou utilizando para aprimorar meus conhecimentos na área de farmácia.

    • Olá, Lília!

      Ficamos muito felizes pelo seu feedback. Incentivos como o seu nos motivam a continuar trabalhando para levar cada vez mais conteúdo de qualidade a nossos leitores.
      Muito obrigado!

    • Olá, Marcelo Santos.

      Sim, a losartana pode ser administrada com outros agentes anti-hipertensivos, no caso o anlodipino. Pode fazer uso dos dois simultaneamente.

      • Olá, bom dia!
        Eu comecei tomar medicamento dia 06/05/21 às 20:00h eles são em 12/12h estou tomando dois. Qual dia devo parar? E horário…
        Obrigado

  • Boa tarde, minha mãe de 92 anos tem que tomar axonium, qual o melhor horario para administrar? Obrigada

    • Boa tarde, Nilza.

      A não ser que o médico tenha estipulado um horário, pode ser o horário que você achar mais conveniente.
      O medicamento deve ser administrado por via oral, podendo ser tomado independentemente das refeições. Não administrar uma dose maior que a dose recomendada pelo médico em um período de 24 horas.

      Para mais informações, consulte o link:
      https://www.ache.com.br/arquivos/BulaAxonium8-6-2015.pdf

  • Boa noite, minha filha tem que tomar remédio 5 vezes ao dia, não estou conseguindo conciliar os melhores horários.
    Poederia me ajudar?

    • Olá Miriele,

      Essa posologia não divide o dia de 24h em horas cheias e sim em intervalos de 4:48h entre uma dose e outra.
      Para facilitar eu daria o medicamento em intervalos de 4:30h e deixaria o intervalo maior no período da noite.

  • Olá tem uma dúvida, tenho que tomar uma medicação por 10 dias, comecei hoje 9/07/20 às 22: 00 da noite, que dia termino de toma dia 18 ou 19/07/20

    • Boa noite, Ana.
      Se for em dose única, dia 18 completarão os 10 dias. Se forem 2 ou 3 doses ao dia, você deverá tomar o medicamento até o último horário antes das 22:00h do dia 19/07 para fechar os 10 dias de tratamento.

  • Preciso tomar 1 comprimido 24horas antes do exame que será sábado as 17:15 que horas eu tenho q tomar amanhã

    • Olá Juliana,
      Se o seu exame é sábado dia 20/06, você deverá tomar o comprimido as 17:15h na sexta-feira dia 19/06 antes do exame.

  • Olá quero tira uma duvida sobre um remédio
    Tenho que tomar 1cp de 12 em 12 horas por 5 dias
    Comecei hoje 21/02/2020 6 horas da tarde então 6 horas da manhã que faz um dia né?

    • Olá Poliane,
      Desculpe a demora em responder.
      As 6h da manhã completam 12h do primeiro comprimido que vc tomou as 18h (6h da tarde) do dia anterior.
      Se vc começou as 18h do dia 21 acaba as 6h da manhã do dia 26.

  • Uma criança de dois anos tem que tomar um medicamento de seis e seis horas qual seria o horário melhor pra ela tomar é antibiótico para infecção de ouvido você pode me responde o horário melhor

      • Olá Maria Luiza,

        Qual é o seu medicamento? Alguns medicamentos são aconselhados a tomar na parte da manhã ou a noite. Mas a maioria deles não há um horário específico e sim aquele que melhor se adequar à sua rotina de forma a não se esquecer.

  • Meu filho tem medicação de 6/6 horas e de 8/8. Chegamos do hospital meio dia e ja iniciei as medicações.
    Tilenol de 6/6
    Ibuprofeno 8/8
    Astro de 8/8.
    Queria q abrisse os horários p mim apatir do meio dia

  • Estou tomando um de 12 em 12 horas por sete dias ,mais a primeira dose tomei a noite se parar no sétimo dia Vai faltar a dose da manhã,?

  • Olá eu comecei a tomar antibiótico hj , são 3xao dia de 8/8 hras quais os próximos horário que devo tomar as próximas dose?
    Me chamo Vandeilza!

  • Olá, Me chamo Girlene Lisboa. Gostaria de saber…o médico passou 3 tipos de medicamentos para ser tomados de 12 em 12 horas…posso tomar as 3 medicações nos mesmos horários?

  • 21/4 2019

    Boa noite pessoal , por favor vcs podem me ajudar ? Estou tomando um remédio passado pelo de vista e na receita esta assim: Tomar um comp. Deixamentasona de 12/12 horas durante dois dia , sendo que vou fazer uma cirurgia dia 23/4 as 3:00horas da tarde e esta escrito na receita assim: ( Iniciar 24 horas antes da cirurgia ) Me atrapalhei toda tomei as 8:00 . Agradeço a todos. Obrigada

    • Olá Luana,
      Quando o medicamento deve ser tomado a cada 24h significa uma vez ao dia. Você pode adequar a tomada num horário que você não se esqueça com facilidade. Como por exemplo, sempre depois do café da manhã, se o medicamento pode ser tomado após as refeições, se você toma o café da manhã sempre as 7h da manhã pode tomar o medicamento todos os dias as 8h da manhã. Ou assim que acordar em jejum se for um medicamento que deve ser tomado em jejum.
      O horário a tomar o medicamento também vai depender de qual medicamento. Alguns fazem melhor efeito quando tomados a noite, como a sinvastatina, por exemplo, usada para controlar o colesterol e triglicérides no organismo.

      • Preciso tomar 2 cp de metronidazol de 12 em 12 horas por 14 dias, eu comecei terça(04) as 01h da madrugada e tomo as 13h da tarde, se eu comecei na terça 1h da manhã que dia completa 14 dias?

          • Os comprimidos que eu tomo são 2 de 12 em 12h, ou seja 4 por dia, estou confusa pois arrumei um horário meio difícil de entender, mas ao todo eu vou tomar 56 comprimidos, ai eu tomei de madrugada do dia 03, automaticamente eu tomei na madrugada do dia 04 ne? Ai eu termino dia 17 1h da tarde?

  • Boa tarde meu filho estava tomando antibiotico de 12 em 12 .5 da tarde e 5 da manha mudou de 8 em 8 sera que espero ate 22h pra começar o outro.

  • DARAPRIM (Pirimetamina 25 mg)
    Tome 1 comprimido de 8 em 8 horas
    Durante 15 dias
    SULFADIAZINA 500 mg
    Compartilhar.
    Tomar 1comprimidos de 8 dm 8 horas durante 15 dias
    METICORTEN ( prednisona 20 mg)
    Comps.
    1 comprimido ao dia em jejum durante 15 dias
    Como vou tomar esses medicamentos e é para mim Tomar eles por 15 dias sem comer nada ?

  • Boa noite!Tenho que tomar antibiótico (Tavok) uma vez ao dia, qual o melhor horário? estômago cheio ou em jejum?

    • Bom dia Kátia,

      Não há contraindicação para tomar o medicamento logo após alimentos. Sugiro que vc tome após o café da manhã, no período da manhã.

    • Olá Alessandra,
      As sugestões de horários visam evitar que a pessoa tenha que acordar a noite.
      Se tiver que tomar um medicamento de 2 em 2h. Certamente terá que acordar a noite para tomar. Dessa forma vc pode escolher quais horários.
      Eu usaria horas pares para tomar o medicamento.

  • Olá. Poderia me tirar uma dúvida? Minha filha está tomando um remédio de 12/12h por 3 dias. Começou no dia 11/08 as 18:00h. Qual data e horário que termina?

    • Olá Viviane,
      Às 18h do dia 12/08 completam 24h(1 dia). Dia 13/08 às 18h mais 1 dia (2 dias) e dia 14/08 mais 1 dia completando 3dias.

  • Olá,
    Minha irmã toma vários medicamentos tais como: Aradois, Glifage, Puran, Atenolol, Somalgin cardio, Hidroclotiazida.
    Uns dias vezes ao dia tipo; Glifage e Aradois.
    Qual o intervalo de um pato o outro nessa bateria de medicamentos?
    Estava dando um intervalo de uma hora mas, agora mudei para mais hora.
    Qual o certo?

  • Tenho que dar o remedio pra minha filha de 12/ 12 horas que horário é melhor? ela estuda de manhã e posso dar de 8/8horas? Nome do remédio oseltamivir.

    • Bom dia Sara,

      Dê a primeira dose logo antes dela sair para a escola. Exemplo: Se ela sai as 6:30 dê as 6:20 da manhã e depois as 18:20 da tarde, assim você vai dar no intervalo de 12/12h

  • Olá Boa noite gostaria de saber ontem minha filha tomou remédio de 19:10 da noite e o médico recomendo de 8 em 8 como faço para da?

    • Olá Flávia,
      Se você não quiser acordar a noite para dar o medicamento para a sua filha sugiro que altere a posologia para os horários:
      6h – 14h – 22h
      ou
      7h – 15h – 23h
      São horários que abrangem o dia o que torna mais fácil a administração do medicamento.

  • Estou com um resfriado, nada sério, o farmacêutico me passou para tomar de 12 em 12 horas … Qual será a reação de meu organismo se eu tomar de 6/6 ? Não possuo nenhum problema de saúde e nem tomo nenhum outro medicamento.

      • Boa tarde. Alguem sabe me dizer qual a diferença entre tomar o remedio de 8 em 8 horas ou 12 em 12.

        • Olá Josue,
          Cada medicamento tem seu tempo de ação no organismo. A partir de pesquisas pelos laboratórios farmacêuticos são determinados os intervalos entre absorção – ação – eliminação do medicamento no corpo. Para cada medicamento foi estudado o intervalo para que se mantenha sua ação. Daí os horários de tomada para que sua concentração se mantenha constante no organismo realizando sua ação terapêutica.
          Leia este artigo: http://farmaceuticodigital.com/2012/09/o-que-e-posologia.html Irá te ajudar a entender.

  • Olá, boa noite o médico me passou o remédio dual para eu tomar uma vez por, mas eu estou em dúvida em q horário é melhor para eu tomar se de manhã ou a noite, poderia me ajudar?

  • Estou tomando uma medicação que precisa ser tomada de 3 em 3 dias, como fazer essa contagem?
    Iniciei hoje dia 08/05/2017

    • Olá Sonia,
      Considerando que se você tomar o medicamento as 8h do dia 08/05, quando forem 8h do dia 09/05 completa 1 dia né. As 8h do dia 10/05, 2 dias e as 8h do dia 11/05, 3 dias. Então você deve tomar o medicamento no dia 11/05 no horário que tomou no dia 08/05 e assim por diante, 11/05, 14/05, 17/05…

  • Olá bom dia estou tomando anti biotico e antinflamatorio anbos tem que tomar de 8/8horas como devo fazer os horários posso tomar os dois juntos??

    • Olá Izabel,
      Quais são os seus medicamentos? Na bula dos seus medicamentos há a informação se eles interagem entre si. Se não houver interação sugiro que tome um medicamento com 1h de distância do outro.

  • O remédio (anti-inflamatório) era de 12 em 12 horas, mas eu tomei de 8 em 8 horas. O que pode acontecer?

    • Olá Wagner,
      Vai depender de qual medicamento. Por exemplo: O anti-inflamatório nimesulida é indicado para ser tomado de 12 em 12h na sua bula. Mas se seu médico achar que seja necessário que tome de 8 em 8h você pode tomar. Ou seja, também vai depender da prescrição do seu médico.

  • Se eu tenho um remédio para tomar por três dias, como eu conto esses dias? Por exemplo, se eu começo a tomar dia 16, eu tomo até o dia 18 ou até 19?

    • Olá Vanessa,

      Se você começa a tomar no dia 16 você conta o dia 16, 17 e 18 que dão 3 dias.
      O que pode gerar dúvidas seria com relação à posologia.
      Se for um comprimido ao dia conta-se a partir do dia 16. Mas se for mais vezes ao dia você conta a partir da primeira dose 24h após, completa-se um dia.

  • se tenho que tomar um medicamento de quinze em quinze dias, como fazer a contagem, ex; hoje é 29/10/2016 e tomei a primeira dose, quando devo tomar a próxima? dia 12 ou 13/11/2016?

    • Olá Antônio,

      No dia 30/10 completa um dia que vc tomou o medicamento. Então vamos contar o dia 30/10 como dia 1 que somados 15 dias dará no dia 13/11/2016.

  • Tenho uma dúvida me explique eu tomo remedio de 8 em 8. Eu confiro com horário q tomo ou a hora próxima hora

    • Olá Cosmo,
      Você considera a partir da próxima hora. Ex se você toma as 6:00h da manhã somadas 8h dará as 14:00h da tarde assim você não considera as 6h.
      Veja, de 6h as 7h →1 hora se passou, de 7h as 8h → mais 1 hora, então você conta 7h=1, 8h=2, 9h=3, 10h=4, 11h=5, 12h=6, 13h=7 e 14h=8.

          • Olá, bom dia!
            Eu comecei tomar medicamento dia 06/05/21 às 20:00h eles são em 12/12h estou tomando dois. Qual dia devo parar? E horário…
            Obrigado

          • Eu tenho que tomar um antibiótico 6 em 6 horas aí a primeira dose eu tomei 9 horas entt quais os próximos horários que eu tenho que tomar ?

Deixe o seu Comentário