O que é Posologia?

O que é posologia?

Posologia é a forma de utilizar os medicamentos, ou seja, o número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia – que varia em função do paciente, da doença que está sendo tratada e do tipo de medicamento utilizado. A posologia está relacionada com o tempo de ação e a dose terapêutica do medicamento em questão.

Um esquema posológico racional baseia-se na pressuposição de que existe uma concentração-alvo que irá produzir o efeito terapêutico desejado.

Após vários estudos, chegou-se ao conceito de janela terapêutica, que compreende a concentração plasmática mínima da droga necessária para fazer o efeito e a concentração máxima acima da qual o fármaco irá apresentar efeitos tóxicos.

O Gráfico 1 representa de forma geral, o que acontece após a administração oral de um medicamento com a variação da concentração plasmática da droga atingindo o efeito terapêutico e sendo eliminada.

A partir desse gráfico pôde-se determinar a freqüência das doses de um medicamento durante o tratamento de alguma doença de forma a manter sua concentração plasmática média constante para que haja a melhora do organismo. Dessa forma determinou-se a posologia do medicamento.

O Gráfico 2 representa como se encontra o intervalo de administração de um medicamento para que esse produza o efeito terapêutico desejado.

Uma diminuição dos intervalos de administração pode elevar a concentração da droga no plasma tornando-a tóxica se ela ultrapassar a concentração tóxica mínima. Por isso não devemos alterar os intervalos de administração sem um prévio conhecimento do que isso irá acarretar. Por exemplo, a diminuição de 8 em 8h para 6 em 6h a posologia de um medicamento.

BIBLIOGRAFIA

  • Livro: Farmacologia Básica e Clínica – Bertram G. Katzung – Oitava Edição.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Sandra Janolina disse:

    o que vai acontecer ? Meu esposo fez uma cirurgia no olho ( retirada de um pecterigio), e ao administrar um medicamento, confundimos a dosagem, o medicamento era uma pomada ( Rengel), era pra ser usada de 4 vezes ao dia, dai estavamos usando de 4 em 4 horas…E isso foi durante 5 dias.

    • Aurea disse:

      Olá Sandra,

      Seria Regencel® a pomada que seu esposo utilizou?
      Procurei a bula da pomada e de acordo com as orientações de uso:
      “A dose usual é de 1 cm da pomada aplicada no saco conjuntival (parte interna da pálpebra) inferior, de três a quatro vezes ao dia, de acordo com a indicação ou a critério médico.”
      Portanto foi usado mais do que o recomendado.
      » Também na bula há a informação para quando houver o uso acima do recomendado → o que se deve fazer:
      “9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
      Em geral, superdoses não provocam problemas agudos. Se acidentalmente for ingerido, beba bastante líquido para diluir, ou procure orientação médica.
      Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.”

  2. Marta disse:

    Olá!! E quanto a posologia vir 1-0-1? O que quer dizer? E pq essa forma de escrever?

    • Aurea disse:

      Ei Marta,
      Esta posologia 1-0-1 significa:
      ♦ 1 Comprimido de manhã
      ♦ 0 Comprimido a tarde
      ♦ 1 Comprimido a noite
      Ou seja, podemos entender que é um comprimido de 12 em 12h. Se você tomar um comprimido de manhã as 8:00h tomará o segundo as 20:00h a noite.
      Essa é uma forma de escrever a posologia também. Por exemplo: Se fosse 1+1+1 seria correspondente a 8 em 8h.

      • Marta disse:

        E se vier (1/2,1/2,0) é no meio da manhã ou é metade da dose?

        • Aurea disse:

          Marta,
          Entendi que assim será meio comprimido de manhã e a tarde e nenhum a noite. Mas sugiro que confirme com o seu médico. Porque se ele quer que tome meio comprimido duas vezes ao dia o ideal seria colocar: (1/2,0,1/2) obedecendo a posologia de 12/12h. De qualquer forma você deve esclarecer com o médico prescritor e saber como ele quer que você tome o medicamento.

Deixe o seu Comentário