cursos-rede-rm

Cursos da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde – Rede RM

Utilidades

No Artigo Antimicrobianos – Bases Teóricas e Uso Clínico divulguei  o curso sobre “Medidas de Prevenção e Controle da Resistência Microbiana e Programa de Uso Racional de Antimicrobianos em Serviços de Saúde”  disponibilizado no site da ANVISA, onde sempre garimpo informações úteis.

Ao escrever sobre as diferenças sobre os Anti-inflamatórios e os Antibióticos acabei encontrando mais informações sobre os cursos realizados pela Rede RM – Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde da ANVISA.

Estes cursos foram realizados entre os anos de 2007 a 2009 e suas informações e materiais continuam disponíveis para auxiliar os Profissionais de Saúde. Seus conteúdos são muito bons e vale a pena visitar seus sites para melhorarmos nossos conhecimentos.


O Programa de Educação à Distância é uma atividade de Cooperação Técnica entre a Anvisa e a OPAS, em parceria com a CGLAB/SVS/MS. E foi realizada pela Disciplina de Infectologia do Departamento de Informática em Saúde (DIS) e pela Fundação de Apoio da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A Rede RM disponibiliza os materiais produzidos para o curso com o objetivo de divulgar o tema para os profissionais dos serviços de saúde.

cursos-rede-rm

Cursos da Rede RM – Uso Racional de Antimicrobianos

• Curso “Medidas de Prevenção e Controle da Resistência Microbiana e Programa de Uso Racional de Antimicrobianos em Serviços de Saúde”

controleRealizado em 2007, com 6.263 profissionais de nível superior inscritos (médicos, enfermeiros, microbiologistas, biólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas etc.), atuantes no controle de infecção hospitalar, sendo que, do total de inscritos, 1.080 foram selecionados (119 na Região Norte, 149 na Região Centro-Oeste, 378 na Região Nordeste, 121 na Região Sul e 313 na Região Sudeste).


• Curso “Uso Racional de Antimicrobianos para Prescritores”

uso racionalRealizado em 2008, inscreveram-se para o curso 2.856 profissionais de saúde e foram selecionados 809 médicos e 108 dentistas. O objetivo do curso era promover a capacitação dos médicos e cirurgiões-dentistas envolvidos no cuidado de pacientes com infecções adquiridas tanto na comunidade como nas infecções relacionadas à assistência à saúde. A escolha desse tema deveu-se à escassez de cursos relacionados ao uso racional de antimicrobianos e ao tratamento de infecções comunitárias e relacionadas à assistência à saúde devido a microrganismos multirresistentes.


• Curso “Boas Práticas em Microbiologia Clínicas – MC Boas Práticas”

microbiologiaCurso dividido em duas etapas: à distância com 300 participantes e presencial com 150 participantes. A etapa à distância ocorreu no período de 3 de novembro a 14 de dezembro de 2008. Em maio de 2009, foi realizada a etapa presencial. Foi selecionado pelo menos um participante de cada uma das instituições participantes da Rede RM. O objetivo do curso era promover a atualização de profissionais que atuam na área da Microbiologia Clínica e a padronização dos processos realizados nos laboratórios de microbiologia.

Informações úteis para quem quer melhorar seus conhecimentos! 😉

Deixe o seu Comentário