ist-infeccoes-sexualmente-transmissiveis

Você sabia que DST mudou de nome? Agora é IST

Orientação

Desde Novembro de 2016 o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais passou a utilizar nomenclatura “IST” no lugar de “DST”

Segundo a diretora Adele Benzaken, “doenças” implica sintomas e sinais visíveis no organismo, enquanto “infecções” refere-se a períodos sem sintomas e já é usado pela OMS

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais passou a usar a nomenclatura “IST” (infecções sexualmente transmissíveis) no lugar de “DST” (doenças sexualmente transmissíveis).

A nova denominação é uma das atualizações da estrutura regimental do Ministério da Saúde por meio do pelo Decreto nº 8.901/2016 publicada no Diário Oficial da União em 11.11.2016, Seção I, páginas 03 a 17.

“A denominação ‘D’, de ‘DST’, vem de doença, que implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já ‘Infecções’ podem ter períodos assintomáticas (sífilis, herpes genital, condiloma acuminado, por exemplo) ou se mantém assintomáticas durante toda a vida do indivíduo (casos da infecção pelo HPV e vírus do Herpes) e são somente detectadas por meio de exames laboratoriais”, explicou a diretora do Departamento, Adele Benzaken. “O termo IST é mais adequado e já é utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos principais Organismos que lidam com a temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis ao redor do mundo”, completou.

Adele Benzaken já solicitou aos funcionários do Departamento que passem a utilizar o termo IST na elaboração de documentos técnicos e na assinatura de mensagens eletrônicas.

Assessoria de Comunicação
Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais


O que faz o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais

Criado em 1986, o Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais tornou-se referência mundial no tratamento e atenção a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o Departamento trabalha para reduzir a transmissão do HIV/aids e das hepatites virais e promove a qualidade de vida dos pacientes.

Resultado para a sociedade
O departamento tem dois grandes objetivos:

  • Reduzir a transmissão do HIV, das doenças sexualmente transmissíveis e das hepatites virais.
  • Melhorar a qualidade de vida das pessoas com DST, HIV, aids e hepatites virais.

Grandes eixos
Para atingir o resultado para a sociedade, seis grandes processos são considerados prioridade:

  • Fortalecimento da rede de atenção e linhas de cuidado às DST, aids e hepatites virais.
  • Prevenção, diagnóstico precoce da infecção pelo HIV, pelas hepatites virais e redução de risco e vulnerabilidade.
  • Promoção de direitos humanos e articulação com redes e movimentos sociais.
  • Aprimoramento e desenvolvimento da vigilância, informação e pesquisa.
  • Aprimoramento da governança e da gestão.
  • Acesso universal aos medicamentos, preservativos e outros insumos estratégicos.

O que são IST

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.


Para Complementar o Conteúdo

Você conhece os Cursos em EAD sem tutoria e Gratuitos do MS sobre as Hepatites Virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis?

O que você sabe sobre as Hepatites Virais? Sabe se prevenir?

Se você quer saber mais sobre as IST e o departamento do Ministério da Saúde do Brasil » Acesse: http://www.aids.gov.br/

Você pode assistir este vídeo do Dr Camisinha

Deixe o seu Comentário