aplicativos-medicamentos

6 Aplicativos relacionados a Medicamentos

Dicas de Saúde, Medicamentos, Utilidades

Conforme publicamos no post anterior, esta é a primeira publicação de uma série de posts sobre dicas de aplicativos relacionados a medicamentos que são úteis para profissionais da área de saúde e também para pessoas que simplesmente se preocupam com sua saúde e querem um pequeno auxílio da tecnologia.

Nesta primeira série, abordamos o assunto de aplicativos relacionados a MEDICAMENTOS e direcionamos as dicas para aplicativos de consulta de informações e auxiliares de tratamento, como por exemplo, apps que nos auxiliam a não esquecer de tomar os medicamentos.

➙ Você pode acessar o post com os assuntos das outras dicas de aplicativos clicando AQUI .

1. ProDoctor Mediamentos

pro-doctor-medicamentos

O ProDoctor Medicamentos é um aplicativo gratuito, completo e constantemente atualizado para consulta de bulas e informações sobre os medicamentos de referência, genéricos e similares disponíveis no mercado. A busca pode ser feita por nome comercial, nome genérico, grupo farmacológico, indicação terapêutica e por laboratório.

De forma simples e rápida, você pode pesquisar informações sobre medicamentos, encontrar quais são de referência, genéricos, similares, e outros.

Esse aplicativo possui uma base de dados abrangente, que conta com todos os medicamentos aprovados pela ANVISA e é constantemente atualizada com revisões regulares feitas por uma equipe farmacêutica.

O aplicativo direciona o conteúdo de acordo com o perfil do usuário, profissional ou paciente. Profissionais de saúde e estudantes cadastrados têm acesso exclusivo à bula do profissional, conseguem solicitar revisões, podem adicionar medicamentos em uma lista de favoritos, tudo de forma simples e prática.

Também são publicados, periodicamente, novidades da área farmacêutica no aplicativo para manter os usuários informados.

ATENÇÃO: O usuário deve possuir acesso à internet para realizar as consultas no aplicativo.

  • Avaliação no Google Play: 4,6
  • Avaliação na App Store: 4,3

Disponível para Android e IOS. ↣Clique no link para instalar em seu smartphone


2. Alarme de Medicamentos – Lembrete de Remédios

 

alarme-medicamentos

Você vive esquecendo de tomar seus medicamentos ou conhece alguém nessa situação que precisa de uma pequena ajuda?

My Therapy é um lembrete de medicamentos que funciona como alerta para remédios, pílulas anticoncepcionais, além de ser uma agenda de saúde. Combina funções de diário de saúde, registro de medicamentos, sintomas e alertas para não esquecer nenhuma dose do seu tratamento.

Basta inserir o medicamento, dose, frequência, horários e forma de administração (oral, inalável, injetável) e até lembretes para avisar quando for necessário comprar mais medicamentos. Também é possível fazer acompanhamento de peso e registros de glicemia e doses de insulina para pacientes diabéticos, por exemplo.

O usuário ainda pode utilizar o aplicativo para registrar seu humor, bem-estar geral e controle de pressão arterial. Pacientes com esclerose múltipla, artrite reumatoide ou doenças cardiovasculares como fibrilação auricular, podem fazer também o registro de sintomas.

  • Avaliação no Google Play: 4,7
  • Avaliação na App Store: 4,9

Disponível para Android e IOS. ↣Clique no link para instalar em seu smartphone


3. CalcFacil – Calculadora de Medicamentos

 

calculadora-medicamentos

Tem dificuldade para fazer cálculos de doses ou conversões ou simplesmente quer verificar se seus cálculos estão corretos?

Esse aplicativo foi desenvolvido para auxiliar nos cálculos de medicamentos no dia a dia dos profissionais e facilitar a vida de quem necessite fazer cálculos envolvendo medicamentos.

O aplicativo facilita os cálculos de conversão de doses, velocidade de gotejamento de soro para infusão venosa e cálculos de concentração, para citar algumas funcionalidades. O app também possibilita visualizar a resolução dos cálculos para facilitar o entendimento.
  • Avaliação no Google Play: 4,7

Disponível para Android. ↣Clique no link para instalar em seu smartphone


4. Medicamentos SUS – RENAME 2020

 

medicamentos-sus-rename

Consulte a lista de medicamentos fornecidos pelo sus nos postos de saúde de acordo com a RENAME – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.

Consulte a bula de medicamentos disponíveis no posto de saúde bem como indicações, contraindicações e riscos de tomar os medicamentos misturado com outros remédios, etc!

O aplicativo não necessita de internet para consultar os medicamentos, o que o torna ideal para pessoas com internet reduzida ou limitada.

Acabou de sair do médico com aquela receita pesada no bolso e não sabe se algum dos medicamentos pode ser obtido gratuitamente pelo SUS? O aplicativo informa quais são os medicamentos disponíveis gratuitamente em postos de saúde.

Este aplicativo utiliza os dados públicos disponíveis na RENAME para auxiliar profissionais da área de saúde e demais cidadãos na pesquisa de medicamentos que o governo oferece pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Avaliação no Google Play: 4,3

Disponível para Android. ↣Clique no link para instalar em seu smartphone


5. BulasMed – Bulas Completas

bulas-med

Este é mais um aplicativo para consulta de bulas com um grande diferencial, funciona offline, não há necessidade de ligação com a internet para acessar o conteúdo.

A busca pode ser feita por medicamentos, laboratórios farmacêuticos, substâncias ou ação terapêutica do remédio no bulário.

Atualização de bulas pode ocorrer sob demanda e há a possibilidade de o usuário fazer a solicitação de novas bulas.

  • Avaliação no Google Play: 4,7
  • Avaliação na App Store: 4,4

Disponível para Android e IOS. ↣Clique no link para instalar em seu smartphone


6. Lembrete de Remedios e Pilula – Medisafe

medisafe

Mais um aplicativo para quem esquece de tomar seus medicamentos no horário certo.

O objetivo é auxiliar na adesão do tratamento pelo paciente para que não se esqueça de tomar os medicamentos, anticoncepcionais, suplementos ou mesmo vitaminas no horário correto. O aplicativo também auxilia no gerenciamento da quantidade de medicamentos para evitar o esquecimento e não se lembrar de comprar.

Pode ser utilizado para lembretes de para enxaqueca, alergia, controle da pressão arterial e nível de glicose no sangue, por exemplo.

  • Avaliação no Google Play: 4,6
  • Avaliação na App Store: 4,8

Disponível para Android e IOS. ↣Clique no link para instalar em seu smartphone


» As avaliações dos aplicativos refletem a opinião dos usuários no momento em que este post foi publicado e portanto, podem divergir ao longo do tempo.

Você tem alguma sugestão de aplicativo legal sobre esse assunto para acrescentarmos neste post?
Deixe sua opinião nos comentários que iremos atualizar com a sua dica!

Referências:

Google Play e App Store

6 comments

Deixe o seu Comentário