aplicativos-saude

5 Apps com informações de Saúde Baseadas em Evidências

Dicas de Saúde, Utilidades

Como dissemos em nosso primeiro post desta série sobre aplicativos com o tema Saúde, iremos dar continuidade às dicas de apps úteis para lhe auxiliar em seu dia-a-dia, sua vida profissional ou mesmo em trabalhos estudantis. O assunto desse post é sobre apps com informações de Saúde Baseadas em Evidências Científicas, que possam fornecer informações confiáveis com apenas alguns cliques.

Então, como você veio aqui para ver as dicas de aplicativos, sem mais delongas, vamos a elas:

Você pode acessar o post com os assuntos das outras dicas de aplicativos clicando AQUI .

Aplicativos Gratuitos


1. Manual MSD para Profissionais

manual-msd

O aplicativo Manual MSD para Profissionais é um app voltado a profissionais da saúde mas, pacientes que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre assuntos médicos, também podem baixar o aplicativo visto que, ele é gratuito.

Citamos abaixo as palavras do desenvolvedor sobre a disponibilidade da informação:

Acreditamos que informações de saúde são um direito universal e que todos têm direito a informações médicas precisas, acessíveis e úteis. Temos a responsabilidade de proteger, preservar e compartilhar as melhores informações médicas atuais para viabilizar decisões mais informadas, melhorar as relações entre pacientes e profissionais de saúde e os resultados em termos de saúde em todo o mundo.
Por isso, disponibilizamos os Manuais MSD grátis em formato digital para profissionais de saúde e pacientes em todo o mundo, sem necessidade de registro ou assinatura e sem propagandas.

O Manual MSD para Profissionais de Saúde oferece explicações claras e práticas sobre milhares de quadros clínicos nas principais especialidades clínicas e cirúrgicas a médicos e estudantes, abrangendo etiologia, fisiopatologia e opções de avaliação e tratamento.

Os tópicos encontrados no aplicativo são redigidos e atualizados regularmente por mais de 350 médicos acadêmicos.

OBSERVAÇÃO!
O usuário deve fazer a instalação do aplicativo em duas etapas, primeiro baixa o modelo do aplicativo e depois faz o download do conteúdo do aplicativo. É necessário possuir acesso à internet para realizar as consultas no aplicativo.
  • Avaliação no Google Play: 4,6
  • Avaliação na App Store: 4,4

Disponível para Android e IOS. ↣Clique no link para instalar em seu smartphone


2. Medscape

medscape

Medscape é uma boa opção gratuita para médicos e outros profissionais de saúde.

O aplicativo Medscape oferece as últimas notícias médicas e comentários de diferentes especialistas, bem como informações sobre medicamentos, doenças e educação profissional relevante. 

A ferramenta Medscape Decision Point combina opções de tratamento baseadas em evidências com comentários de especialistas.

O app possui acesso a mais de 400 calculadoras médicas, agrupadas por especialidade.

Outros recursos úteis, incluem verificador de interações medicamentosas, identificador de pílula, vídeos de procedimentos passo a passo. Também há informações de prescrição e segurança atualizadas sobre mais de 8500 medicamentos, ervas, suplementos prescritos, medicamentos isentos de prescrição, dentre outras funcionalidades.

OBSERVAÇÃO!
Este aplicativo não possui versão em português.
  • Avaliação no Google Play: 4,6
  • Avaliação na App Store: 4,4

Disponível para Android e IOS. ↣Clique no link para instalar em seu smartphone


3. Prime: PubMed Journals & Tools

prime-pubmed

O aplicativo Prime: PubMed Journals & Tools realiza pesquisas de artigos científicos no banco de dados PubMed.

O app executa pesquisas baseadas em evidências por palavra-chave, autor ou periódico e, em seguida, cria links para artigos de texto completos. O usuário pode marcar artigos e pesquisas importantes para retornar rapidamente a estas pesquisas mais tarde além de ser capaz de compartilhar os artigos diretamente por e-mail ou redes sociais.

Esse aplicativo tem uma ferramenta de pesquisa que estabelece uma relação visual interativa que representa graficamente a influência e as inter-relações entre os artigos científicos. O usuário pode ver como o artigo de interesse está relacionado a outros artigos.  

Sugestões de artigos são feitas em um feed personalizado, baseado no uso do aplicativo, além da possibilidade de receber alertas quando novos artigos forem publicados em periódicos preferenciais escolhidos pelo usuário. 

OBSERVAÇÃO!
Este aplicativo não possui versão em português.
  • Avaliação no Google Play: 4,6
  • Avaliação na App Store: 4,8

Disponível para Android e IOS. ↣Clique no link para instalar em seu smartphone


Aplicativos Pagos


4. Epocrates

epocrates

No aplicativo Epocrates, podem ser encontradas diversas monografias com informações referentes a farmacologia, informações de prescrição e segurança, dosagem para adultos e crianças, reações adversas, contra-indicações, advertências de medicamentos de tarja preta, considerações sobre gravidez e lactação, além de outros conteúdos relevantes sobre medicamentos.

  • Verificador de interação medicamentosa: evita interações prejudiciais entre até 30 medicamentos de marca, genéricos, OTC ou similares;
  • Identificador da pílula: organizado por forma, cor, código de impressão, etc.
  • Mais de 600 calculadoras de dosagem, equações médicas e ferramentas.
OBSERVAÇÃO!
Este aplicativo é pago! Versões disponíveis para download apenas em inglês. É necessário possuir acesso à internet para realizar as consultas no aplicativo.
  • Avaliação no Google Play: 4,3
  • Avaliação na App Store: 4,9

Disponível para Android e IOS. ↣Clique no link para instalar em seu smartphone


5. UpToDate

uptodate

O UpToDate é um aplicativo bastante utilizado e difundido entre os médicos.

Participantes e assinantes individuais do UpToDate Anywhere podem responder a dúvidas médicas a qualquer hora, em qualquer lugar, pelo aplicativo.

É um poderoso recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências, inclui conteúdo profissional aprofundado, informações sobre pacientes, tópicos sobre medicamentos e recomendações médicas no local de atendimento.

Recursos do Aplicativo UpToDate:

  • Login persistente;
  • Pesquisa fácil com preenchimento automático;
  • Indicadores e histórico;
  • Calculadoras médicas otimizadas para dispositivos móveis;
  • Envio por e-mail de tópicos e gráficos para pacientes e colegas.
OBSERVAÇÃO!
Este aplicativo é pago e utiliza uma assinatura individual ou institucional! É necessário possuir acesso à internet para downloads e atualização do conteúdo do aplicativo.
  • Avaliação no Google Play: 4,5
  • Avaliação na App Store: 4,5

Disponível para Android e IOS. ↣Clique no link para instalar em seu smartphone


» As avaliações dos aplicativos refletem a opinião dos usuários no momento em que este post foi publicado e portanto, podem divergir ao longo do tempo.

Você tem alguma sugestão de aplicativo legal sobre aplicativos relacionados à saúde baseada em evidências para acrescentarmos neste post?
Deixe sua opinião nos comentários que iremos atualizar com a sua dica!

Referências:

Google Play e App Store

Deixe o seu Comentário