Informações sobre Armazenamento de Antibióticos

Compartilhar

Para que os medicamentos tenham sua plena ação, devem estar em condições adequadas de uso e dentro do prazo de validade.

A manutenção das propriedades dos medicamentos depende da estabilidade que pode ser modificada por fatores ligados ao ambiente, condições de transporte e armazenamento. Indústrias, distribuidoras, drogarias, farmácias, e outros locais que estocam medicamentos, são obrigados a seguir normas rígidas de estocagem e armazenagem de medicamentos, para garantir que o mesmo chegue ao paciente/consumidor com todas as suas características intactas, sem perda de eficácia.

No que diz respeito à armazenagem na sua casa, para qualquer medicamento, é importante que as pessoas tenham acesso as instruções dos fabricantes de como armazenar. Normalmente estas informações estão expressas nas bulas ou nas caixas. LEIA A BULA!

Vamos abordar a seguir algumas orientações para armazenamento de antibióticos comumente utilizados em pediatria, mas ressalva-se que estas orientações servem de maneira geral para todo e qualquer medicamento.

A grande maioria dos antibióticos utilizados em pediatria apresenta-se na forma de suspensão.

É uma forma farmacêutica na qual a substância responsável pelo efeito terapêutico é insolúvel e, para ser administrada na forma líquida precisa estar suspensa em um líquido.

A orientação geral sobre o armazenamento de antibióticos é a conservação em local fresco e seco, temperatura ambiente entre 15 e 30ºC. Ou seja: ao abrigo da luz, calor e umidade.

A maioria dos medicamentos é sensível à luz. Portanto, devem ser conservados sempre na sua embalagem original, que foi exaustivamente testada para proteção do produto. É importante que todo e qualquer medicamento fique longe da luz direta. Manter os medicamentos em local seco, preferencialmente em prateleiras, afastados das paredes e nunca no armário do banheiro e em cima da geladeira. Estas orientações servem não somente para antibióticos, mas para todo e qualquer tipo de medicamento, soluções, xaropes, comprimidos, cremes, pomadas, etc.

Alguns antibióticos requerem cuidados de armazenamento adicionais, como por exemplo, a conservação em geladeira.

Como saber?

Seguindo estritamente a recomendação do fabricante. Uma vez refrigerado, deverá sempre permanecer refrigerado. Variações de temperatura (armazenar em geladeira e depois retirar e manter fora) podem provocar perda da eficácia terapêutica devido à perda da estabilidade do medicamento.

O ideal é que, se o medicamento após preparado (adicionado água ao pó) for guardado na geladeira deve permanecer na geladeira até que acabe e se for guardado em outro ambiente fresco deve permanecer lá. Evitando variações bruscas de temperatura.

É claro que, para administrar, dar o medicamento ao paciente temos que tirar do ambiente em que está, mas este tempo é tão curto que não interfere na sua eficácia.

Os locais 3 e 2 da imagem ao lado são ideais para o armazenamento dos medicamentos

Related Post

Orientações Importantes Quanto ao Armazenamento dos Antibióticos

1- Não guardar medicamentos na COZINHA e ARMÁRIO DO BANHEIRO (locais de maior calor e umidade da casa);
2- Crianças são curiosas. Evite guardar medicamentos em locais de fácil acesso. “A diferença entre um medicamento e um veneno é a dose.”
3- Em geral soluções e suspensões, após abertas, diminuem drasticamente seus prazos de validade. Siga o que recomenda o fabricante e nunca guarde frascos abertos já preparados de antibióticos para serem usados em outra ocasião.
4- Antibióticos que devem ser guardados na geladeira, e outros medicamentos (como insulina), não devem ser guardados na porta (grande variações de temperatura) nem no congelador (temperatura muito baixa) e nem próximo a ele. O ideal é o centro da geladeira.
5- Manter os medicamentos em frascos bem fechados, na embalagem original e com a bula. Para as preparações líquidas (solução, xarope, suspensão) é também importante manter junto com o medicamento o frasco ou a colher de medida que acompanha o produto.

Abaixo, informações sobre armazenamento dos principais antibióticos utilizados em pediatria.

Antibiótico Armazenamento Orientações Importantes
Amoxicilina (Amoxil®, Novocilin®, Amoximed®, Velamox®, Neo Moxicilin®) Após reconstituição, a suspensão pode ser mantida sob refrigeração (entre 2 e 8ºC), mas também é estável à temperatura ambiente.
Descartar 14 dias após a reconstituição.
Proteger de calor, umidade e luz direta.
Não há restrições quanto ao uso com alimentos nem em jejum. Pode causar náusea, vômito, diarréia e exantema. Agitar o frasco antes de cada administração. Não interromper o uso antes do final do tratamento, mesmo quando houver melhora dos sintomas após a primeira dose.
Axetilcefuroxima/Cefuroxima (ZinnaT®) A suspensão reconstituída deve ser refrigerada entre 2°C e 8ºC e
armazenada por até 10 dias.
A suspensão oral terá melhor resultado se ingerida junto com uma refeição. A dose também pode ser diluída em sucos de frutas ou bebidas lácteas imediatamente antes de ser administrada. Atenção: não misturar com líquidos quentes. Agitar o frasco antes de cada utilização.
Azitromicina (Zitromax®, Azi®, Astro®, Azitrophar®) Manter a suspensão em temperatura entre 5 e 30°C após reconstituição, pelo período máximo de 5 dias. Pode ser administrada com alimentos. Utilizar o medicamento pelo tempo determinado mesmo após desaparecimento dos sintomas. Não utilizar junto com antiácidos contendo alumínio ou magnésio. Agitar o frasco antes de cada utilização.
Cefaclor (Ceclor®) Após reconstituição pode ou não ser refrigerada. Manter em temperatura ambiente abaixo de 30ºC em local seco e protegida da luz e umidade, e sob refrigeração entre 2 e 8ºC. Não congelar. Descartar após 14 dias. Utilizar o medicamento pelo tempo determinado mesmo após desaparecimento dos sintomas. Evitar administração com alimentos (1 hora antes ou 2 horas depois de refeições). Agitar o frasco antes de cada utilização.
Cefadroxila (Cefamox®) Suspensão reconstituída é estável por 10 dias (em local seco e fresco) ou 14 dias sob refrigeração. Descartar a porção não usada após 10 dias à temperatura ambiente (25ºC) ou 14 dias sob refrigeração (4ºC). Agitar o frasco bem antes de usar. Mantenha o frasco bem fechado.
Cefalexina (Keflex®) Após reconstituição pode ser mantida em temperatura ambiente, protegida da luz e umidade, e sob refrigeração entre 2 e 8ºC. Estável de sete a quatorze dias. Pode ser tomada com alimento ou leite para evitar desconforto gástrico. Agitar o frasco antes de cada utilização. Usar durante todo o tempo prescrito mesmo que haja melhora dos sintomas.
Claritromicina (Klaricid®) Suspensão pediátrica pode ser usada por até 14 dias após preparo, desde que mantida em temperatura ambiente abaixo de 30ºC, protegida da luz e umidade. Não há restrições quanto ao uso com alimento. Usar durante todo o tempo prescrito mesmo que haja melhora dos sintomas. Agitar o frasco antes de cada utilização.
Eritromicina (Eritrex®) Manter em temperatura ambiente abaixo de 30ºC, protegido da luz e umidade. Agitar o frasco antes de cada utilização. Não utilizar com alimentos preferencialmente.
Sulfametoxazol + Trimetoprima (Bactrim®) Manter em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC, protegido da luz e umidade. As doses de uso oral devem ser administradas pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com suficiente quantidade de líquido. O frasco de suspensão deve ser agitado antes da administração.
Amoxicilina + Clavulanato de Potássio (Clavulin®, Sigma Clav®, Novamox®) A suspensão oral, após reconstituição, manter sob refrigeração, em temperatura de 2ºC a 8ºC.
De 7 a 10 dias, de acordo com o fabricante. Não congelar.
Administrar no início da refeição para diminuir efeitos gastrintestinais. Agitar o frasco antes de cada utilização.

 

Para complementar o Conteúdo:

♦ Curso on-line sobre: Uso Racional de Antimicrobianos e a Resistência Microbiana
Antibioticos – RDC 44 de 2010 Controle dos Antibióticos

Referências Bibliográficas

♦ Antimicrobianos – Bases teóricas e uso clínico. Dis­ponível em: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/ controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/mo­dulo1/conceitos.htm
Acesso em 13/07/2011

♦ BATISTA, R. S.; GOMES, A. P. Antimicrobianos: guia prático 2010/2011. 2ªed. Ed. Rubio. Rio de Ja­neiro, 2010.

♦ Bula eletrônico Anvisa. Disponível em: http://www4. anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM%5B25925-1- 0%5D.PDF  – Acesso em 13/07/2011

Este foi um Guest Post Escrito por Rafaela Generoso:

Farmacêutica em horário comercial, mãe em tempo integral. Mineira, graduado pela UFMG, desde 2000. Se dedica ao atendimento à população carente no balcão da drogaria dando orientações e tentando cuidar para que seus clientes façam o Uso Racional do Medicamento.

Ver comentários

  • Olá! Após qto tempo fora da geladeira o Clavulin perde a eficácia?
    A bolsa térmica mantém a temperatura deste medicamento por qto tempo??

  • Deixei a amoxicilina com clavulanato fora da geladeira por umas 18h, a coloração tá amarelo claro... Posso continuar dando a medicação ou descarto?

    • Olá Luana,
      Pode continuar sim.
      Este tempo é pouco para que perca o efeito.

  • Preparei o Clavulin mas n coloquei na geladeira, percebi depois de 24hs. Será se perdeu o efeito? Coloco na geladeira e continuo o tratamento? Não tenho como comprar outro e eu dou esse vacilo...

  • Olá boa tarde!!!

    Meu filho de 8 anos está tomando Zinat solução e iremos fazer uma viagem de 3 horas. Como faço para transportar esse medicamento sem que perca suas propriedades já que precisa ficar acondicionado em geladeira?

    Desde já agradeço.

    • Olá Aline,
      O ideal é que leve em uma bolsa termica onde não haja muita variação de temperatura no frasco do medicamento.

  • Coloquei a amoxicilina na geladeira,quando eu for dar pro meu filho eu tenho que esperar sair a temperatura ou posso dar uma aquecida?

    • Olá Lucimara,
      Isso vai depender da sensibilidade do seu filho ao calor ou frio.
      Eu dou para a minha filha na temperatura que está na geladeira, são poucos mL.

  • Deixei o antibiótico zincato não porta da geladeira e congelou , posso usá-lo ?

  • Eu deixei o clavulin fora da geladeira por 24h, depois que fui ver que precisava ser refrigerado ai corri e coloquei na geladeira, ficou com a cor creme meio amarelado, será que perdeu a eficácia?

    • Olá Aline,

      É normal o medicamento mudar de cor.
      Como você deixou por pouco tempo fora da geladeira muito pouco provável que o medicamento tenha perdido a eficácia.

  • Bom dia. Diluir o amoxilina + clavulanato e esqueci de colocar na geladeira por 4 dias. Ainda tem eficácia?

    • Olá Iana,

      Se o lugar onde você mora for mais quente é possivel que a efetividade do medicamentos seja prejudicada.
      O ideal é falar com o seu médico para ele avaliar o tempo de tratamento e o problema de saúde relacionado. E, se achar conveniente receitar novo frasco de medicamento.

  • Esqueci de colocar o amabilidade clavulanato na geladeira por 12h, ficou meio amarelo a cor, ainda serve para dar ?

Posts Recentes

Caderneta de Saúde para Crianças, Idosos e Gestantes

Com toda a polêmica e fake news em torno das vacinas muitas pessoas estão deixando de se vacinar e vacinar… Leia mais

Balanços de Medicamentos Controlados Portaria 344/98 BMPO, RMNA e RMNB2

Artigo atualizado em 19/05/2022 Um artigo muito acessado aqui no Farmacêutico Digital é o de Orientações para Dispensação de Medicamentos… Leia mais

Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial

Artigo Atualizado em 18/05/2022. Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial em Decorrência da… Leia mais

Diferença entre Remédio e Medicamento

Você sabe qual a Diferença entre Remédio e Medicamento? Muitas vezes usamos a palavra remédio para definir um medicamento. Apesar… Leia mais

Sistema ABO e Fator RH

A importância do sangue é conhecida desde tempos remotos mas, como utilizar o sangue, seu armazenamento, suas incompatibilidades, o conhecimento… Leia mais

O que é Responsabilidade Técnica e Certidão de Regularidade Técnica

A responsabilidade técnica é muito mais que somente uma ato administrativo. O farmacêutico responsável técnico é submetido a deveres e… Leia mais

Este site usa cookies.

Saiba mais