Higienização das Mãos em Serviços de Saúde

Compartilhar

A Higienização das Mãos é uma medida importante na Prevenção e Controle das infecções no serviço de saúde e na disseminação de doenças infecto-contagiosas.

Com a epidemia da Gripe Influenza A a ênfase na necessidade de lavarmos nossas mãos com regularidade tem sido maior.

Todo profissional da área da saúde deve ter a consciência da importância de higienizar as mãos e, tem por obrigação difundir e incentivar esta prática no ambiente onde trabalha e onde convive.

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

Em 1846, Ignaz Semmelweis, médico húngaro, reportou a redução no número de mortes maternas por infecção puerperal após a implantação da prática de higienização das mãos em um hospital em Viena. Desde então, esse procedimento tem sido recomendado como medida primária no controle da disseminação de agentes infecciosos.

A legislação brasileira, por meio da Portaria n. 2.616, de 12 de maio de 1998, e da RDC n. 50, de 21 de fevereiro 2002, estabelece, respectivamente, as ações mínimas a serem desenvolvidas com vistas à redução da incidência das infecções relacionadas à assistência à saúde e as normas e projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

A higienização das mãos permite a remoção da sujidade, suor, oleosidade, pelos, células, descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções.

Related Post

Lavar as mãos com frequência deve se tornar um Hábito para Todas as Pessoas.

O material abaixo é uma publicação desenvolvida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS) com a intenção de proporcionar aos profissionais e gestores dos serviços de saúde conhecimento técnico para embasar as ações relacionadas às práticas de higienização das mãos, visando à prevenção e à redução das infecções e promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Você pode visualizá-lo por aqui neste artigo ou pode também acessar o link do arquivo em PDF do próprio site da ANVISA. Referenciado nas fontes deste artigo.

Fontes:
♦ Site da Anvisa sobre a Higienização das Mãos em Servições de Saúde

♦ Arquivo em PDF

Posts Recentes

Caderneta de Saúde para Crianças, Idosos e Gestantes

Com toda a polêmica e fake news em torno das vacinas muitas pessoas estão deixando de se vacinar e vacinar… Leia mais

Balanços de Medicamentos Controlados Portaria 344/98 BMPO, RMNA e RMNB2

Artigo atualizado em 19/05/2022 Um artigo muito acessado aqui no Farmacêutico Digital é o de Orientações para Dispensação de Medicamentos… Leia mais

Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial

Artigo Atualizado em 18/05/2022. Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial em Decorrência da… Leia mais

Diferença entre Remédio e Medicamento

Você sabe qual a Diferença entre Remédio e Medicamento? Muitas vezes usamos a palavra remédio para definir um medicamento. Apesar… Leia mais

Sistema ABO e Fator RH

A importância do sangue é conhecida desde tempos remotos mas, como utilizar o sangue, seu armazenamento, suas incompatibilidades, o conhecimento… Leia mais

O que é Responsabilidade Técnica e Certidão de Regularidade Técnica

A responsabilidade técnica é muito mais que somente uma ato administrativo. O farmacêutico responsável técnico é submetido a deveres e… Leia mais

Este site usa cookies.

Saiba mais