Orientação

Outubro Rosa – Previna-se contra o Câncer de Mama

Compartilhar

Navegando na internet encontrei esta imagem que foi o que me inspirou na busca de mais informações para postar aqui.

Esta imagem faz parte de uma campanha da Associação de Luta Contra o Câncer-ALCC de Moçambique e mostra 4 personagens de histórias em quadrinhos fazendo o auto-exame das mamas.

A Mulher Maravilha, Mulher Gato, Mulher Hulk e Tempestade. Muito legal!

 

Foto: Site Garotas Rosa Choque – Outubro Rosa [Choque] / Reprodução
Uma ótima forma de chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção do câncer de mama.
O Outubro Rosa é um movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Este movimento nasceu nos EUA no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então é promovido anualmente em diversos países.O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Essa doença assusta várias mulheres e a melhor forma de prevenção são os exames para detecção precoce.
Foto: Site womansgirls.com/ Reprodução

 

Algumas Informações Importantes sobre o Câncer de Mama

» Todas estas informações foram tiradas do site do Instituto Nacional do Câncer – INCA

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Números

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).
Em 2014, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama.

Detecção precoce

É importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:

Mulheres de 40 a 49 anos
Realizar o exame clínico das mamas anualmente.

Mulheres de 50 a 69 anos
Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.

Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade)
Conversar com o seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.

Programa de Qualidade em Mamografia

A mamografia é hoje a principal estratégia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O Ministério da Saúde (MS) instituiu, a partir deste ano, o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM), que visa a melhorar a qualidade dos 3,5 milhões de exames realizados anualmente (dados de 2012) no Brasil e aumentar a segurança no uso dos mamógrafos nos serviços públicos e privados do País. O programa tem caráter obrigatório para os mais de quatro mil serviços de mamografia em operação no País.

 

Related Post

Lei 11.664, de 2008

Ao estabelecer que todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, a Lei 11.664/2008 que entrou em vigor em 29 de abril de 2009 reafirma o que já é estabelecido pelos princípios do Sistema Único de Saúde. Embora tenha suscitado interpretações divergentes, o texto não altera as recomendações de faixa etária para rastreamento de mulheres saudáveis: dos 50 aos 69 anos.

 

Leitoras do Farmacêutico Digital fiquem atentas à sua Saúde. Faça sempre o auto-exame e se cuide.
O câncer mata e o quanto antes for detectado maior a chance de cura.

#cuide_da_sua_saude

Atualizando:

O site do INCA está com a nova campanha 2014

Outubro Rosa 2014

Em 2014, a campanha do INCA no Outubro Rosa têm como objetivos:
• Divulgar informações sobre câncer de mama;
• Abordar mitos e verdades sobre prevenção e detecção precoce da doença;
• Informar sobre benefícios e riscos da mamografia de rastreamento, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Para Saber Mais (Atualizado)

Campanha Outubro Rosa 2014

O site da Campanha Outubro Rosa 2014 do INCA possui muitas informações úteis. Dentre elas estão alguns materiais da campanha 2014.

Clique na imagem para ir até o site

Resolvi postar aqui alguns dos materiais que considerei importantes:

Folder Informativo da Campanha 2014 » Link Original

 

Cartilha da Campanha Outubro Rosa 2014 – Câncer de Mama: É preciso falar disso » Link Original

Controle do Câncer de Mama

Neste site você pode aprender muito mais sobre estes temas abaixo relacionados ao câncer de mama:

Clique na imagem para ir até o site

Conceito e Magnitude | Fatores de Risco | Histórico das Ações | Objetivos do Programa | Ações de controle | Promoção da Saúde | Prevenção | Detecção Precoce | Tratamento | Cuidados Paliativos | Legislação | Textos de Referência | Impressos e Multimídia | Notas Técnicas | Fontes de Informação

 

Folder Informativo sobre o Câncer de Mama da Campanha Anterior » Link Original

 

Teste: O que você sabe sobre o Câncer?

Este é um site onde você pode testar os seus conhecimentos sobre o câncer e aprender mais sobre esta doença. Muito útil!

Imagens Originais das Personagens em Quadrinhos que Inspiraram este post

♥ Frase que está escrita em todas as imagens:

“Ninguém é imune ao câncer de mama.
Quando falamos sobre câncer de mama, não há mulheres ou supermulheres. Todo mundo tem que fazer o auto-exame mensal. Lute conosco contra o inimigo e, quando em dúvida, fale com o seu médico.”

Mulher Maravilha

Foto: http://adsoftheworld.com/taxonomy/brand/alcc / Reprodução

Mulher Gato

Foto: http://adsoftheworld.com/taxonomy/brand/alcc / Reprodução

Mulher Hulk

Foto: http://adsoftheworld.com/taxonomy/brand/alcc / Reprodução

Tempestade – Storm

Foto: http://adsoftheworld.com/taxonomy/brand/alcc / Reprodução

Fontes:
♦ INCA
♦ Associação da Luta Contra o Cancer (ALCC) – Moçambique
♦ http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama

Ver comentários

Posts Recentes

Caderneta de Saúde para Crianças, Idosos e Gestantes

Com toda a polêmica e fake news em torno das vacinas muitas pessoas estão deixando de se vacinar e vacinar… Leia mais

Balanços de Medicamentos Controlados Portaria 344/98 BMPO, RMNA e RMNB2

Artigo atualizado em 19/05/2022 Um artigo muito acessado aqui no Farmacêutico Digital é o de Orientações para Dispensação de Medicamentos… Leia mais

Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial

Artigo Atualizado em 18/05/2022. Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial em Decorrência da… Leia mais

Diferença entre Remédio e Medicamento

Você sabe qual a Diferença entre Remédio e Medicamento? Muitas vezes usamos a palavra remédio para definir um medicamento. Apesar… Leia mais

Sistema ABO e Fator RH

A importância do sangue é conhecida desde tempos remotos mas, como utilizar o sangue, seu armazenamento, suas incompatibilidades, o conhecimento… Leia mais

O que é Responsabilidade Técnica e Certidão de Regularidade Técnica

A responsabilidade técnica é muito mais que somente uma ato administrativo. O farmacêutico responsável técnico é submetido a deveres e… Leia mais

Este site usa cookies.

Saiba mais