A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra todos os anos, na data de 7 de abril, em comemoração à sua constituição, o Dia Mundial da Saúde. Essa data foi criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde. A cada ano um tema diferente é escolhido para que seja cenário de debates, buscando promover a sensibilização entre os seus Estados-Membros.
Em 2016 o tema escolhido pela OMS foi o Diabetes com o slogan:
World Health Day 2016: Beat diabetes
Traduzido fica:
Dia Mundial da Saúde 2016: Vença o diabetes
Produzi um vídeo com as diretrizes da campanha da Organização Mundial de Saúde sobre o Diabetes para que fique mais fácil o entendimento sobre este assunto tão sério.
Você pode assistir o vídeo por aqui e também pode aproveitar para assinar nosso canal no youtube.
Completando o Conteúdo do Vídeo
Além dos 2 tipos de diabetes citados no vídeo → Existe também um terceiro tipo de diabetes que é o Diabetes Gestacional
- Este tipo é caracterizada por hiperglicemia, ou açúcar no sangue com os valores acima do normal, mas inferiores aos de diagnóstico de diabetes, que ocorre durante a gravidez.
- Mulheres com diabetes gestacional têm um risco aumentado de complicações durante a gravidez e no parto. Elas também estão em maior risco de diabetes tipo 2 no futuro.
A OMS destaca também alguns fatores alarmantes sobre o diabetes e Lançou Relatório Global Sobre Diabetes e suas principais conclusões também estão citadas aqui:
- Cerca de 347 milhões de pessoas no mundo têm diabetes
- Há uma epidemia global emergente de diabetes que pode ser percebida pelos aumentos rápidos do peso das populações, levando a obesidade e sedentarismo.
- Está previsto para o Diabetes se tornar a 7ª principal causa de morte no mundo no ano de 2030
- Total de mortes por diabetes são projetados para aumentar em mais de 50% nos próximos 10 anos.
- O diabetes tipo 2 é muito mais comum do diabetes tipo 1
- Tipo 2 responde por cerca de 90% de todas as diabetes em todo o mundo. Relatos de diabetes tipo 2 em crianças – anteriormente raras – têm aumentado em todo o mundo.
- Em alguns países, é responsável por quase metade dos novos casos diagnosticados em crianças e adolescentes.
- A doença cardiovascular é responsável por entre 50% e 80% das mortes em pessoas com diabetes
- Diabetes tornou-se uma das principais causas de doença e morte prematura na maioria dos países, principalmente através do aumento do risco de doença cardiovascular (DCV).
- Em 2012 o Diabetes foi a causa direta de 1,5 milhões de mortes
- 80% das mortes por diabetes ocorrem em países de baixa e média renda
- Nos países desenvolvidos, a maioria das pessoas com diabetes estão acima da idade de aposentar, enquanto que nos países em desenvolvimento os mais frequentemente afetadas são com idade entre 35 e 64.
- O diabetes é uma das principais causas de cegueira, amputações e insuficiência renal
- A falta de conscientização sobre o diabetes, combinada com insuficiente acesso aos serviços de saúde e medicamentos essenciais, pode levar a complicações como cegueira, amputações e insuficiência renal.
- O Diabetes Tipo 2 pode ser prevenido
- Trinta minutos de atividade física de intensidade moderada pelo menos 3 dias por semana e uma dieta saudável podem reduzir drasticamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
- O diabetes de tipo 1 não pode ser evitada.
Principais conclusões do “Relatório Global sobre diabetes”
- O número de pessoas que vivem com diabetes e sua prevalência estão crescendo em todas as regiões do mundo. Em 2014, 422 milhões de adultos (ou 8,5% da população) tinha diabetes, em comparação com 108 milhões (4,7%) em 1980.
- A epidemia de diabetes tem grandes impactos na saúde e socioeconômicos, especialmente nos países em desenvolvimento.
- Em 2014, mais de 1 em cada 3 adultos com idade superior a 18 anos foram excesso de peso e mais de um em cada 10 eram obesos.
- As complicações da diabetes pode levar a ataque cardíaco, derrame, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores. Por exemplo, as taxas de amputação de membros inferiores são de 10 a 20 vezes maior para as pessoas com diabetes.
- Diabetes causou 1,5 milhões de mortes em 2012. glicose no sangue maior do que o ideal causou um adicional de 2,2 milhões de mortes, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares e outras.
- Muitas dessas mortes (43%) ocorrem prematuramente, antes da idade de 70 anos, e são em grande parte evitáveis através da adopção de políticas para criar ambientes propícios a estilos de vida saudáveis e uma melhor detecção e tratamento da doença.
- Uma boa gestão inclui o uso de um pequeno conjunto de medicamentos genéricos; intervenções para promover estilos de vida saudáveis;educação do paciente para facilitar a auto-cuidado; e exames regulares para detecção e tratamento das complicações mais cedo.
Muito preocupante a situação do Diabetes no mundo.
» Sabemos que medidas simples podem prevenir e até tratar essa doença tão séria.
Se você assistiu o vídeo até o fim…
- Você viu a importância de se evitar o Diabetes.
- Portanto, conscientize-se e cuide-se!
- Ajude-nos nessa campanha para informar à população como fazer para não desenvolver o Diabetes.
- Basta se cuidar » #cuide_da_sua_saúde
Uma dica bem legal é você se Inscrever no Canal do Youtube» onde você terá várias dicas da Farmacêutica Mônica Lenzi, sobre como melhorar a qualidade de vida de todos os diabéticos e permitir que todos possam “VIVER BEM COM DIABETES”.
Após ter um feedback de várias pessoas resolvi refazer o vídeo sobre o tema do Dia Mundial da Saúde.
Assista aqui a 2ª Edição do Vídeo sobre o o Tema do Dia Mundial da Saúde » Vença o Diabetes