Medicamentos

O que significam as Tarjas dos Medicamentos

Compartilhar

Você sabe o significado das Tarjas dos Medicamentos?

De acordo com a PORTARIA Nº 3.916, DE 30 DE OUTUBRO DE 1998 que define a Política Nacional de Medicamentos:

MEDICAMENTOS TARJADOS → São os medicamentos cujo uso requer a prescrição do médico ou dentista e que apresentam, em sua embalagem, tarja (vermelha ou preta) indicativa desta necessidade.

No mercado farmacêutico existe uma imensa variedade de medicamentos disponíveis para consumo. Por isso, são classificados conforme o grau de risco que o seu uso pode oferecer à saúde do paciente.

A forma encontrada para classificar os medicamentos é o sistema de tarjas (faixas), que podem ser facilmente identificadas em suas embalagens.

Veja abaixo o significado de cada uma delas:

Não Tarjados

Também conhecidos como Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) ou OTC (do inglês, Over the Counter, que significa sobre o balcão), apresentam poucos efeitos colaterais ou contra-indicações, desde que usados corretamente e sem abusos, por isso podem ser dispensados sem a prescrição médica. Os MIPs são utilizados para o tratamento de sintomas ou males menores (resfriados, azia, má digestão, dor de dente, etc.).

São os medicamentos que podem ser prescritos por Farmacêuticos, Prescrição Farmacêutica.

O auxílio do Farmacêutico para que o consumo destes medicamentos seja de forma responsável sendo utilizados somente quando houver real necessidade é de suma importância para o Uso Racional de Medicamentos.

Related Post

A utilização deve ser feita dentro de um conceito de automedicação responsável.

Tarja Vermelha

De modo geral, as tarjas vermelhas representam o grupo de medicamentos que oferecem risco intermediário ao consumidor e que só devem ser utilizados quando prescritos por médicos ou dentistas.

• Tarja vermelha Sem retenção da receita

São os medicamentos vendidos mediante a apresentação da receita, que não fica retida na farmácia. Esses medicamentos têm contra-indicações e podem provocar efeitos colaterais graves, por isso necessitam ser prescritos por um médico ou dentista. Na tarja vermelha está impressa a mensagem “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA”.

• Tarja vermelha Com retenção da receita

São os medicamentos que necessitam de Retenção da Receita, conhecidos como medicamentos sujeitos a controle especial. São os medicamentos constantes das listas C1, C5 e adendos das listas A e B da Portaria 344/98 e suas atualizações, e e os Antibióticos (RDC 20/11). Por isso, na tarja vermelha está impresso “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DE RECEITA”. Só podem ser vendidos com receituário especial de cor branca.
Estes medicamentos também possuem tarja vermelha, são controlados, fazem parte da lista C2 da Portaria 344/98 e só podem ser vendidos com a Retenção da Notificação de Receita Especial de cor Branca juntamente com um Termo de Conhecimento de Risco e Consentimento pós-informação. Ex: Roacutan®

Na tarja destes medicamentos está impresso “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA ATENÇÃO: RISCO PARA MULHERES GRÁVIDAS, CAUSA GRAVES DEFEITOS NAS FACES, NAS ORELHAS, NO CORAÇÃO E NO SISTEMA NERVOSO DO FETO.”

Tarja Preta

São os medicamentos que podem exercer ação estimulante ou sedativa no sistema nervoso central.Também são chamados psicotrópicos ou entorpecentes. Por isso, a tarja preta vem com a inscrição “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – O ABUSO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA”.

Estes medicamentos são os medicamentos constantes das listas A1, A2, A3, B1 e B2 da Portaria 344/98 e só podem ser vendidos com a Retenção da Notificação de Receita de cor azul ou amarela.

Tarja Amarela

Representa os medicamentos genéricos e deve conter a letra G e a inscrição “Medicamento Genérico”, na cor azul.

Os Genéricos são fármacos que possuem a mesma composição química dos remédios referência e são indicados para tratar os mesmos sintomas. Mesmo usando a tarja amarela, os laboratórios ainda precisam colocar a outra classificação, indicando se ele é pertencente a classe vermelha ou preta. O genérico é o único possui duas tarjas.

Podem ser medicamentos que necessitam de Apresentação ou Retenção de receita ou MIPs.

 

Fontes:

 

Ver comentários

Posts Recentes

Caderneta de Saúde para Crianças, Idosos e Gestantes

Com toda a polêmica e fake news em torno das vacinas muitas pessoas estão deixando de se vacinar e vacinar… Leia mais

Balanços de Medicamentos Controlados Portaria 344/98 BMPO, RMNA e RMNB2

Artigo atualizado em 19/05/2022 Um artigo muito acessado aqui no Farmacêutico Digital é o de Orientações para Dispensação de Medicamentos… Leia mais

Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial

Artigo Atualizado em 18/05/2022. Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial em Decorrência da… Leia mais

Diferença entre Remédio e Medicamento

Você sabe qual a Diferença entre Remédio e Medicamento? Muitas vezes usamos a palavra remédio para definir um medicamento. Apesar… Leia mais

Sistema ABO e Fator RH

A importância do sangue é conhecida desde tempos remotos mas, como utilizar o sangue, seu armazenamento, suas incompatibilidades, o conhecimento… Leia mais

O que é Responsabilidade Técnica e Certidão de Regularidade Técnica

A responsabilidade técnica é muito mais que somente uma ato administrativo. O farmacêutico responsável técnico é submetido a deveres e… Leia mais

Este site usa cookies.

Saiba mais