Um dos artigos mais acessados do blog é o » Como Escolher os Horários para Tomar os Medicamentos, no final deste artigo haviam várias orientações sobre o uso correto dos medicamentos. Porém, sempre achei que estas orientações tão importantes ficaram ofuscadas pela informação principal do artigo, cujo foco são os horários corretos para tomar os medicamentos.
Então resolvi dividi-lo e escrever um artigo exclusivo com 10 Orientações Importantes sobre o Uso Correto dos Medicamentos.
Você já sabe quais são os hábitos errados na hora de tomar o remédio e vai aprender agora algumas dicas muito legais para tomar o seu remédio da forma mais correta, com isso estará proporcionando a melhora ou o controle do seu problema de saúde da melhor forma. Esse é um dos princípios do Uso Racional de Medicamentos.
– “Porque? Esses organizadores são ótimos deixam tudo organizadinho para mim.”
– Ok! Vou explicar os porquês enumerando algumas situações que podem até fazer o seu comprimido perder o efeito:
– Se eu não utilizar o meu organizador de comprimidos não vou conseguir lembrar de tomar os meus medicamentos.
– Engano seu.
Montei dois modelos de tabelas para você baixar no seu computador e imprimir.
Assim que baixar você irá preencher a tabela que preferir com os Nomes dos Medicamentos que faz uso contínuo ou de algum tratamento por tempo limitado.
O esquema posológico é o mesmo para ambas
Para a Tabela 1
» Marque com um X ou preencha o quadradinho dos horários que precisa tomar o medicamento na linha correspondente.
Tabela 1
Para a Tabela 2
» Anote o horário que precisa tomar o medicamento na linha correspondente.
Tabela 2
▼Tabelas para Download em PDF▼
♦ Lave as mãos antes de tomar o medicamento.
♦ Não utilize medicamentos com embalagem amassada, rasgada, sem rótulo, ou que tenha alguma informação apagada, riscada ou raspada.
♦ Quando for tomar seu medicamento, verifique sempre na embalagem:
♦ Procure tomar as cápsulas e comprimidos com água. Cerca de 200 ml de água (um copo), é uma boa quantidade, pois nesse volume, a água evita que o medicamento fique entalado ao ser deglutido. Além disso, essa quantidade faz com que o estômago se esvazie mais rápido e o princípio ativo do medicamento chegue mais mais rápido ao intestino, onde a maioria é realmente absorvida.
♦ O uso do leite ou suco de frutas não é recomendável, pois contém proteínas em sua composição. Essas proteínas podem se combinar com as moléculas do remédio e dificultar sua absorção; podem competir com o princípio ativo na absorção e acabar por dificultar e/ou atrasar a absorção. O leite ainda pode alcalinizar o estômago (diminuir sua acidez) e impedir a absorção de princípios ativos que dependem dessa acidez.
» Quando é necessário tomar ou administrar medicamentos líquidos que precisam ser medidos em frascos externos, são utilizados alguns recursos como:
Utilizado para medir medicamentos líquidos, em geral xaropes e soluções orais.
Utilizada para medir medicamentos líquidos, em geral soluções orais.
1ª Situação: Quando possui o batoque → a pecinha que funciona como uma tampa interna do frasco do medicamento para encaixar a seringa dosadora.
» Coloque o batoque na tampa do frasco do medicamento.
» Utilize a tampa externa do frasco do medicamento para fechar novamente e agite bem se houver a informação na bula ou no frasco para agitar antes do uso (Geralmente Precisa Agitar). »»[Leia a Bula do seu Medicamento]
» Retire a tampa externa, encaixe a seringa dosadora no buraco do batoque (tampa interna), vire o frasco de cabeça para baixo e puxe o êmbolo até a marca correspondente à dosagem necessária.
Não deixe de ler a bula do seu medicamento com as orientações sobre como utilizá-lo.
Aqui estou orientando sobre procedimentos básicos. » A Bula do medicamento irá conter todas informações necessárias sobre como usar o medicamento.
2ª Situação: Quando não possui o batoque.
» Você deve colocar um pouco do medicamento em um copo limpo.
» Mergulhar o bico da seringa no medicamento e puxar o “embolo” até o líquido chegar na quantidade (dose) prescrita.
» O aconselhável é utilizar as colheres e frascos de medida que vêm junto com os medicamentos em suas caixas.
» Se for uma colher » Lave-a antes e depois do uso.
» Evite utilizar colheres de casa, de uso doméstico. Porque não existe um padrão para as medidas desses utensílhos. Atenção com o tamanho da colher – existem colheres de vários tamanhos.
1- Mantenha o medicamento em sua embalagem original.
2- Guarde os medicamento protegidos de luz , calor e umidade e em locais onde crianças e animais não alcancem.
» NÃO GUARDE OS MEDICAMENTOS NA COZINHA NEM NO BANHEIRO.
3- Fique atento aos medicamentos que precisam ser armazenados na geladeira. Não guarde na porta da geladeira. Observe na imagem as áreas 2 e 3 → são os locais indicados para guardar os medicamentos quando precisam ser armazenados na geladeira. (Atenção→Esta é a única situação em que o medicamento estará “guardado” na sua cozinha.)
» Se precisar transportar o medicamento da geladeira utilize caixa ou bolsa térmica com gelo reciclável.
4- SEMPRE verifique as validades dos medicamentos que ficam na sua casa. Nunca tome medicamento com a data de validade vencida.
– O que quer dizer tomar medicamento em jejum?
Resposta: O medicamento deve ser ingerido com o estômago vazio, 30 a 60 minutos antes ou 2 horas após a refeição.
♦ Se o remédio pode causar sono, deve ser tomado ao deitar, e se não houver essa possibilidade, evite fazer atividades que exijam atenção especial como dirigir, manejar máquinas, fazer provas ou atividades com muita concentração.
♦ Se durante o tratamento você apresentar alguns sinais ou sintomas como náuseas e/ou vômitos, gosto ruim na boca, diarreia, excesso ou perda de sono, alterações de humor, alterações visuais, alterações na pele como vermelhidão, placas, bolhas ou coceira podem ser sinais de alergia Avise imediatamente seu médico para que ele avalie e decida se deve ou não suspender o tratamento ou mudar a medicação.
♦ Avise SEMPRE o seu médico sobre todos os medicamentos que você esteja tomando antes de ele prescrever outro Os medicamentos podem interagir um com outro e isso pode trazer sérios danos à sua saúde.
Perguntas que DEVE fazer ao seu médico antes de sair da consulta:
-Porque?
» Os medicamentos podem atravessar a placenta e afetar o bebê que está em formação na sua barriga podendo causar malformações, alterações bioquímicas e de comportamento.
» O período de maior risco são os 3 primeiros meses, mas os medicamentos podem afetar o bebê em qualquer estágio da gravidez.
» Daí a importância de avisar o seu médico sobre a gravidez para que ele receite o medicamento, caso você precise, que vá causar o menor efeito adverso para você e para o seu bebê.
» Depois que você der a luz ao seu bebê também deve tomar alguns cuidados quanto ao uso do medicamento. Porque podem passar através do leite materno para o bebê o que pode ser prejudicial para a criança.
♦ Mantenha seus remédios SEMPRE LONGE das crianças e animais.
♦ Todo medicamento, até o mais simples, pode causar efeitos indesejáveis graves.
♦ Nunca misture medicamentos com o Álcool
Veja este infográfico:
Automedicação é quando a pessoa toma medicamentos por conta própria, sem orientação ou prescrição de um profissional de saúde habilitado.
– Então porque existem tantos medicamentos à venda com tão fácil acesso nas drogarias?
– Toda drogaria deve ter o Farmacêutico durante todo horário de funcionamento, ele é o profissional capacitado para orientar você sobre o uso correto dos medicamentos. Procure-o quando for a uma farmácia ou drogaria e Sempre peça a orientação do farmacêutico para obter informações sobre o uso correto dos medicamentos. Assim você não colocará sua saúde em risco.
Lembre-se, o uso de medicamentos é parte de um tratamento que deve ser iniciado após o diagnóstico ser feito. O diagnóstico depende de uma anamnese completa e exame físico adequado. Por isso, somente médicos, dentistas e farmacêuticos em casos específicos, têm condições de prescrever corretamente uma medicação.
Com toda a polêmica e fake news em torno das vacinas muitas pessoas estão deixando de se vacinar e vacinar… Leia mais
Artigo atualizado em 19/05/2022 Um artigo muito acessado aqui no Farmacêutico Digital é o de Orientações para Dispensação de Medicamentos… Leia mais
Artigo Atualizado em 18/05/2022. Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial em Decorrência da… Leia mais
Você sabe qual a Diferença entre Remédio e Medicamento? Muitas vezes usamos a palavra remédio para definir um medicamento. Apesar… Leia mais
A importância do sangue é conhecida desde tempos remotos mas, como utilizar o sangue, seu armazenamento, suas incompatibilidades, o conhecimento… Leia mais
A responsabilidade técnica é muito mais que somente uma ato administrativo. O farmacêutico responsável técnico é submetido a deveres e… Leia mais
Este site usa cookies.
Saiba mais
Ver comentários
Adorei esse post! Parabéns por compartilhar seu conhecimento de forma tão fácil, para que todos entendam, e ainda mais os anexos com exemplos de organização dos horários.
Tenho uma dúvida, estou tomando todos os dias essas cápsulas de óleo de coco e retirei algumas cápsulas e coloquei em outro recipiente, mas quando abro esse recipiente para tomar, a cápsula parece que está “fofinha” ou entrou ar.. perde se o efeito da medicação?
Olá, Fernando!
É nosso dever compartilhar informação acessível a todos.
Obrigado pelo feedback, agradecemos seu comentário.
Quanto ao óleo de coco, o ideal é guardá-lo na embalagem original que é especialmente desenvolvida para manter as características do produto por mais tempo, a troca de embalagem não é aconselhável.
Pode ter ocorrido absorção da umidade do ar pelas cápsulas o que as tornam mais maleáveis. Se não foi observada uma mudança de coloração na cor do óleo (escurecimento) e o produto ainda está dentro da validade, é pouco provável que tenha perdido suas propriedades. Outro detalhe, óleo de coco torna-se sólido em temperaturas mais baixas e perde a transparência como se fosse gordura animal, é um fenômeno normal.
Bem, minha mãe (idosa) tem que tomar mais de um remédio - manhã, tarde e noite. É melhor tomá-los juntos ou dar um espaço de tempo ebtre um e outro?
Olá Sonia,
Vai depender de quais são os medicamentos e se existem interações entre eles. Muitas vezes, quando não há interações o ideal é que tome junto mesmo evitando o esquecimento de algum dos medicamentos.
Comprei um medicamento para meu pet e entregaram fora da embalagem. O mesmo foi recebido pelo meu pai em uma sacola. Não tive acesso ao medicamento, pois devem ter perdido ou usado a sacola para outros fins... não vi prazo de validade... nem nada. Podem vender assim?
Olá Cintia,
É obrigatório que a embalagem do medicamento tenha pelo menos o prazo de validade.
O que muitas vezes acontece é que alguns medicamentos veterinários são fracionados para ajustar doses. Porém é necessário que a cartela ou blister tenha a data de validade do medicamento para não correr o risco de dar o medicamento vencido ao seu pet.
Respondendo a outra pergunta: Podem vender assim?
Não deveriam, mas não conheço nenhuma legislação que regule este tipo de prática para medicamentos de uso veterinário. E nem acho que exista fiscalização para isso.
Por isso acabam fazendo.
Às vezes eu ando com o remédio no bolso quando vou sair. Pode isso? Ah, nos bolsos da frente, claro. O remédio não perde o efeito?
Olá Armando,
Se for ficar pouco tempo em contato com o calor do corpo tudo bem. Desde que ele esteja na cartela e não aberto.
Não perderá o efeito!
Nossa todos os dias temos que apresender, algo novo..
se eu derrubar um vidro e remédio e ele não quebar posso continuar dando pro meu filho?
ele não quebra por dentro?
Olá Bruno,
Acredito que daria para ver se ele quebrasse por dentro né.
Muito Bom !