wpd

Dia Mundial do Farmacêutico 2018

Profissão

Conforme designado em 2009 pelo Conselho FIP em Istambul, na Turquia, o dia 25 de setembro marca o Dia Mundial dos Farmacêuticos.

Essa semana foi comemorado o Dia Internacional dos Farmacêuticos.

Já escrevi um artigo aqui sobre esse tema e nele cito todos os temas do Dia Mundial do Farmacêutico desde 2009 até 2016 → World Pharmacists Day 2016

A FIP incentiva os farmacêuticos a usar este dia para organizar atividades que promovam e defendam o papel do farmacêutico na melhoria da saúde em todos os cantos do mundo.

” Farmacêuticos: seus especialistas em medicamentos ” é o tema do Dia Mundial do Farmacêutico deste ano de 2018.

 

“Este ano, nos concentramos na ampla experiência que os farmacêuticos têm e usam todos os dias para garantir uma melhor saúde do paciente. Essa expertise é aplicada por meio da ciência e da pesquisa, através da educação da próxima geração e da transformação das necessidades dos pacientes em serviços ”, disse a presidente do FIP, Dra. Carmen Peña.

“O tema do Dia Mundial do Farmacêutico enfatiza que os farmacêuticos são uma fonte confiável de conhecimento e aconselhamento, não apenas para pacientes, mas também para outros profissionais de saúde. Para cada paciente que entra em uma farmácia, os farmacêuticos garantem que o medicamento certo seja fornecido na dose correta e na formulação mais adequada. Trabalhamos com outros profissionais de saúde para garantir que cada indivíduo receba o tratamento ideal. Além disso, como um dos profissionais de saúde mais acessíveis em todo o mundo, usamos nosso aprendizado para proteger a saúde e prevenir doenças ”, acrescentou o Dr. Peña.

A FIP – Federação Farmacêutica Internacional é a federação global que representa quatro milhões de farmacêuticos e cientistas farmacêuticos em todo o mundo convida farmacêuticos para apoiar o Dia Mundial do Farmacêutico, criando imagens de perfil para suas contas de mídia social usando o FIP Twibbon oficial ou o logotipo oficial.

Dia Mundial dos Farmacêuticos 2018 promove farmacêuticos como especialistas em medicamentos.

Este ano, a FIP também produziu um conjunto de quatro animações que descrevem o valor que os farmacêuticos representam, para serem divulgados na corrida para o Dia Mundial dos Farmacêuticos.

No Brasil, devido à vasta abrangência da profissão, que conta com dez áreas de atuação e 15 especialidades regulamentadas, foi feita uma adaptação à realidade local pelo Conselho Federal de Farmácia-CFF. O slogan é “Farmacêuticos são seus especialistas no cuidado à saúde”.

Acesse:

wpd

“…A FIP almeja que, a população, em todos os países, se lembre do farmacêutico como o profissional que, ano após ano, supera inúmeros desafios, mas que não perde, nunca, a sua capacidade de cuidar do próximo e de servir à comunidade, sempre em busca do bem-estar coletivo. É assim no mundo inteiro. É assim no Brasil. Parabéns a todos que se reconhecem nessa descrição. Feliz Dia do Farmacêutico”, comentou o presidente do CFF.


Em 2019 o tema do Dia Internacional do Farmacêutico foi:

O Farmacêutico faz a minha vida melhor!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Áurea | Empreendedora (@farmaceuticodigital) em


Em 2020 o tema foi:

Farmacêuticos são essenciais. E merecem nosso reconhecimento.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Áurea | Empreendedora (@farmaceuticodigital) em


Referências:
  • http://www.cff.org.br/noticia.php?id=5029&titulo=Dia+internacional+do+Farmac%C3%AAutico+-+CFF+adere+%C3%A0+campanha+da+FIP
  • https://www.fip.org/worldpharmacistsday

Deixe o seu Comentário