perguntas-farmaceutico

12 Perguntas que você precisa fazer para o seu Farmacêutico

Dicas de Saúde, Orientação

A conversa com seu farmacêutico é uma via de mão dupla: as duas partes devem ouvir, fazer perguntas e oferecer informações.

O farmacêutico deve pedir informações relevantes sobre seu histórico médico, informá-lo sobre a medicação e responder às suas perguntas.

Você deve fazer perguntas, falar sobre suas preocupações e fornecer qualquer informação de saúde necessária ao farmacêutico. Você deve escolher seu farmacêutico com tanto cuidado quanto escolher seu médico. Encontre um farmacêutico com quem você se sente à vontade e um que dedique tempo para ajudá-lo com seus medicamentos.

Para aproveitar ao máximo sua visita ao farmacêutico, faça as seguintes perguntas ▼

 

1. Qual é o nome do meu medicamento?

  • O nome da marca ou nome fantasia é o nome sob o qual um fabricante específico comercializa um produto (por exemplo, Tylenol ® ).
  • O nome do princípio ativo é o nome padrão da substância química que compõe o medicamento (por exemplo, paracetamol).

» Para os medicamentos de marca – o rótulo indicará o nome da marca e o nome do princípio ativo. Se mais de uma empresa produzir o mesmo medicamento, seu nome de princípio ativo será o mesmo. O nome da marca será diferente para cada empresa. Em outros países, o nome da marca pode ser diferente, mas o nome do princípio ativo é geralmente o mesmo.

Medicamento de Marcamedicamento-referencia-similar Medicamento Genéricomedicamento-generico

» Para os medicamentos genéricos – o rótulo indicará o nome do princípio ativo de acordo com a DCB e contém a tarja amarela com a inscrição que deve conter a letra G e a inscrição “Medicamento Genérico”, na cor azul.


2. Qual é a ação/função do medicamento que estou tomando?

  • Alguns medicamentos, como antibióticos, são usados ​​para curar uma infecção bacteriana. Outros, como analgésicos, são usados ​​para controlar os sintomas de dor. É bom saber o que esperar da sua medicação, para que você tenha uma ideia realista do que ela pode fazer por você.

3. Como devo usar o medicamento?

  • Qual é a melhor hora do dia é melhor usar a medicação? Alguns medicamentos devem ser usados ​​exatamente às mesmas horas todos os dias para serem eficazes. Para outros, não há problema em usá-los aproximadamente à mesma hora todos os dias.
  • O medicamento deve ser tomado com comida?
  • Se a medicação for tomada por via oral, ela pode ser esmagada ou dividida?

4. O que devo fazer se esquecer de tomar uma dose?

  • Essa informação geralmente é encontrada na bula do medicamento. O seu farmacêutico pode te ajudar a entender a bula e orientar sobre essa dúvida

5. Como vou saber se o medicamento está funcionando e quando devo esperar que ele comece a funcionar? O que eu faço se não parece estar funcionando?

  • É importante que você saiba quando seu medicamento começará a funcionar e o que você pode esperar que ela faça. Dessa forma, você poderá monitorar para ver se está funcionando e agir se não estiver.

6. Por quanto tempo eu precisarei usar o medicamento?

  • Alguns medicamentos são usados ​​a curto prazo, outros por toda a vida. Saber quanto tempo você precisará para tomar um remédio pode ajudá-lo a se preparar para uma mudança no estilo de vida, se necessário.
    → Para alguns medicamentos, como antibióticos, todo o tratamento deve ser concluído, mesmo se você se sentir melhor depois de alguns dias.

7. Existem atividades, alimentos ou outros medicamentos que eu deva evitar enquanto estiver tomando este medicamento?

  • Existem muitas situações, como dirigir, beber, comer, operar máquinas e exercícios, que podem ser afetadas por um medicamento.

8. Quais são os efeitos colaterais deste medicamento? O que devo fazer se acontecer? Como posso reduzir ou lidar com os efeitos colaterais? Quais efeitos colaterais precisam de atenção médica?

  • Alguns efeitos colaterais são muito graves e requerem atenção médica imediata, enquanto outros são mais leves. É muito importante descobrir todos os efeitos colaterais graves e ter um número de contato de emergência.
    Antes de decidir parar de tomar um medicamento devido a efeitos colaterais, pergunte ao seu farmacêutico se existe uma maneira de lidar com eles.

9. Esta medicação é segura se eu estiver grávida ou amamentando?


10. Como devo guardar este medicamento?


11. Há algum refil para este medicamento? Se sim, o que preciso fazer para obter uma recarga?

  • Alguns medicamentos para asma, por exemplo, possuem um dispositivo que é usado para inalação do medicamento, que pode posteriormente ser trocado somente o refil, com isso o custo é menor.

12. Existe alguma informação escrita sobre este medicamento que eu possa levar para casa?


Não se esqueça de informar o seu farmacêutico:

  • Qualquer informação que você gostaria de ter repetido ou explicado em mais detalhes.
  • Quaisquer dúvidas ou perguntas que você possa ter sobre o medicamento.
  • Quaisquer efeitos colaterais ou outros problemas que você teve com qualquer um dos seus medicamentos.
  • Se você decidiu não tomar uma de suas medicações conforme prescrito, informe seu farmacêutico. Ele pode ajudar a resolver os problemas que o levaram a não tomar o seu medicamento. Além disso, se o seu farmacêutico pensar que você está tomando um remédio quando na verdade não o é, ele pode pensar que o remédio não está funcionando e recomendar ao seu médico que uma dose maior ou um remédio diferente deva ser usado. Não se sinta culpado por dizer ao seu farmacêutico que você não está tomando seus remédios como prescrito – é o trabalho deles ajudar e não julgar você.

Referências Bibliográficas

https://www.medbroadcast.com/

Deixe um comentário