Uso Consciente de Antibióticos

Utilidades

A Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos ocorre todos os anos no mês de novembro e tem como objetivo chamar a atenção para o problema da resistência aos antibióticos, que é quando bactérias se tornam resistentes ao medicamentos disponíveis, e aumentar a conscientização sobre a importância do uso responsável de antibióticos.

Os antimicrobianos (antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários) destacam-se entre as grandes conquistas da medicina. A segurança trazida por esses medicamentos – tanto para o tratamento de problemas de saúde seculares quanto para a prevenção de complicações na realização de procedimentos, como cirurgias – alavancou a longevidade e a qualidade de vida humana. Considerando esses benefícios, torna-se compreensível o quão devastador pode se tornar o problema da resistência dos microrganismos a esses medicamentos. Na atualidade, a resistência aos antimicrobianos é uma das maiores preocupações globais em saúde pública.

Antimicrobianos muito usados estão se tornando inefetivos, o que faz com que seja cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antimicrobianos na saúde humana e animal. Outros fatores associados ao agravamento da resistência em âmbito mundial são: programas de prevenção e controle de infecção inexistentes ou insuficientes, baixa qualidade de medicamentos, vigilância inadequada e regulação insuficiente quanto ao uso de antimicrobianos.

Estima-se que, a cada ano, 700.000 pessoas morram em decorrência de cepas resistentes de bactérias causadoras de infeções comuns, HIV, tuberculose e malária. Somente de tuberculose multidroga resistente e tuberculose extremamente resistente, morrem anualmente cerca de 200.000 pessoas.

Caso não sejam tomadas ações efetivas para controlar os avanços da resistência aos antimicrobianos, estima-se que, em 2050, uma pessoa morrerá a cada três segundos em consequência desse agravo, o que representará 10 milhões de óbitos por ano. Esse número superaria a mortalidade relacionada ao câncer, atualmente com 8,2 milhões de óbitos por ano.Os impactos indiretos da resistência aos antimicrobianos relacionam-se, especialmente, às perdas econômicas por conta da perda de produtividade global. Prevê-se que tal prejuízo atinja a marca de 100 trilhões de dólares entre os anos de 2016 e 2050, caso nenhuma ação seja tomada

O enfrentamento ao problema requer a participação de toda a sociedade! Nesse sentido, a Organização Mundial de Saúde promove a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos, que esse ano ocorre de 12 a 18 de novembro de 2018 com o tema “A mudança não pode esperar. Nosso tempo com antibióticos está se esgotando”. Então, antes de tomar antibióticos é importante que as pessoas busquem orientação. O uso responsável de antibióticos ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos!

Conheça o Plano de Ação da Vigilância Sanitária em Resistência aos Antimicrobianos e seu painel síntese.

Todos os profissionais de saúde são atores-chave para o enfrentamento da resistência aos antimicrobianos e manutenção da efetividade dos antimicrobianos, especialmente dos antibióticos.

A ANVISA produziu alguns materiais informativos para que os profissionais de saúde possam colaborar no enfrentamento desse problema de saúde pública.

Materiais informativos:

– Folheto para profissionais de saúde

 

– Folheto para prescritor

A informação é o melhor remédio

Os antibióticos são medicamentos que agem contra as bactérias e devem ser usados quando um profissional de saúde habilitado receita para pacientes que contraíram uma infecção causada por bactérias.

Apesar de serem eficazes para combater as infecções, existem algumas situações em que as bactérias se tornam resistentes e o tratamento não funciona. Isso não significa que o corpo humano desenvolveu resistência aos antibióticos, e sim que as bactérias se transformaram e se defenderam desses medicamentos.

Em virtude disso, antibióticos que normalmente seriam usados para combater uma infecção não fazem mais efeito sobre a bactéria resistente, sendo necessário recorrer a outros antibióticos mais agressivos, que podem não funcionar e ainda provocar mais efeitos colaterais ao organismo humano.

É válido lembrar que os antibióticos devem ser usados apenas quando prescritos por um profissional habilitado e devem ser tomados pelo tempo correto. O uso de antibióticos por contra própria e por menos tempo que o recomendado aumenta a chance de reincidência de infecções. Também não é recomendado guardar e reutilizar sobras de antibióticos.

Então fique atento, não compartilhe seus antibióticos com terceiros e sempre termine o tratamento, mesmo que você se sinta melhor.

Para evitar infecções, mantenha suas mãos sempre limpas, sua vacinação em dia e faça sexo seguro. Quando estiver doente, cubra nariz e boca ao espirrar.

 Acesse aqui o material informativo.

 

Para saber melhor sobre esse assunto você pode acessar os links abaixo ▼

Referências:
  • http://portal.anvisa.gov.br/antibioticos
  • http://portal.anvisa.gov.br/antibioticos/pacientes
  • http://portal.anvisa.gov.br/antibioticos/profissionais

 

 

Deixe o seu Comentário