como-identificar-febre

Como Identificar a Febre

Dicas de Saúde, Orientação, Utilidades

A febre ou pirexia é um aumento da temperatura corporal além dos limites normais, em resposta a uma doença ou uma perturbação orgânica e é considerada um sinal ou sintoma.

» Não existe um consenso sobre um valor de temperatura normal, mas considera-se uma faixa de valores dentro da qual a temperatura é considerada normal ou seja, a temperatura pode variar em função de alguns fatores.

A correta mensuração e avaliação da temperatura corporal é indispensável para o correto manejo da febre.

A febre pode estar relacionada a problemas de saúde autolimitados ou processos infecciosos. A identificação da gravidade do sintoma é importante para determinar a intervenção mais adequada ou a necessidade do direcionamento do paciente a um serviço de saúde.

termometro-medicamentos


Fatores que influenciam na regulação da temperatura corporal

Ao ser realizada a avaliação de um paciente que tem febre, deve-se ter em mente que os seguintes fatores podem influenciar na temperatura corporal:

  • Ciclo Cicardiano ou Relógio Biológico→ a temperatura interna do corpo pode variar de 36,5 a 37,5ºC de acordo com o ciclo cicardiano;
  • Via de mensuração → Local do corpo onde a temperatura é medida;
  • O momento do dia em que é aferida;
  • O ambiente onde a pessoa se encontra;
  • Idade;
  • Sexo;
  • Realização de atividades físicas;
  • Até a ovulação pode interferir no controle da temperatura corporal.

Características e Gravidade da febre

♦ A febre aguda, que é mais comum, normalmente é causada por infecções autolimitadas que desaparecem em alguns dias.

♦ Casos em que há maior duração dos períodos febris ou, recorrência depois de um intervalo de temperatura normal, sugerem infecções mais graves ou outras doenças. Outra situação  em que é necessário procurar atendimento é a febre persistente por mais de três dias. Nessas situações é muito importante que o paciente procure orientação médica.

♦ A febre pode ser decorrente do uso de alguns medicamentos e desaparece com a retirada do medicamento.

♦ Febre associada a certas vacinas pode ocorrer normalmente em até 24 horas depois da administração.

♦ Junto com a febre podem ocorrer outros sintomas, que são: desconforto, cefaleia, mal-estar generalizado, transpiração excessiva, calafrios, taquicardia, artralgia (dor nas articulações), mialgia (cor muscular), irritabilidade e anorexia(falta de fome).

♦ Gravidade da febre:

Existem fatores que podem agravar a febre e desses fatores, podemos citar alguns: temperatura ambiente, idade do paciente, infecções graves, reações ou doenças autoimunes (Lupus, doença de Crohn), desidratação e inflamações do SNC.

» A temperatura corporal alta pode causar danos à função intelectual com desorientação e delírio, especialmente em pessoas que tenham demência, aterosclerose cerebral ou alcoolismo.


Dispositivos para medida de temperatura

A forma mais exata e mais utilizada para a avaliação da temperatura corporal é a aferição por termômetro. Deve ser considerada a via de mensuração mais adequada, de acordo com as particularidades do paciente e o aparelho disponível.

Os termômetros de coluna de mercúrio e os digitais são, provavelmente, os acessórios mais utilizados e têm precisão comparável entre um e outro. Entretanto, a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa  nº 145, de 21 de março de 2017, proibiu no Brasil, em  janeiro de 2019, a produção, importação e o comércio, bem como o uso em serviços de saúde, de termômetros e esfigmomanômetros de coluna de mercúrio

Hoje em dia podem ser encontrados no mercado termômetros digitais, termômetros digitais com sensor infravermelho, termômetro digital tipo chupeta e adesivos.

Comparativo entre acessórios para medida de temperatura

ACESSÓRIO VANTAGENS DESVANTAGENS
Termômetro de coluna > Baixo custo

> Precisão

> Não há necessidade de calibração

> Tempo mais longo para fazer mensuração

> Risco de quebra

> Risco de contaminação do meio ambiente e individual (mercúrio)

> Leitura difícil para idosos ou pessoas com pouca acuidade de visão

Termômetro digital > Baixo custo

> Utilização simples e fácil

> Mensuração rápida

> Leitura fácil

> Necessidade de calibração periódica

> Necessidade de troca de bateria

Termômetro com sensor infravermelho > Mensuração rápida

> Leitura de fácil visão

> Comodidade para uso pediátrico

> Higiene

> Necessidade de calibração

> Necessidade de troca de bateria

> Alto custo

> Necessidade de ser colocado a uma distância adequada para garantir a precisão

Termômetro digital tipo chupeta > Mensuração rápida e fácil

> Comodidade para uso pediátrico

> Leitura de fácil visão

> Necessidade de calibração

> Necessidade de troca de bateria

> Alto custo

Adesivo para avaliação de temperatura > Acompanhamento constante

> Comodidade para uso pediátrico

> Baixa precisão

> Custo elevado por ser descartável

Fonte/Tabela: Adaptado de Del Bene (1990), Canadian Agency for Drugs and Technologies in Health (2014), Krinsky et al. (2014) e Ward (2017b).


Relação entre região do corpo e temperatura

A temperatura corporal pode ser medida em regiões diferentes do corpo como o reto, axila, boca, têmpora e canal auditivo. Não há na literatura, um consenso quanto aos valores da temperatura por via de mensuração, indicação do termômetro ideal e local para medida da temperatura.

Os valores considerados para definição de febre, segundo as diferentes vias de mensuração foram colocados na tabela abaixo:

PROCEDIMENTO DE MENSURAÇÃO TEMPERATURA NORMAL FEBRE
Retal 36,6°C a 38°C > 38,0°C
Oral 35,5°C a 37,5°C > 37,5°C
Axilar 34,7°C a 37,4°C > 37,4°C
Temporal 36,6°C a 37,8°C > 38,1°C (0 a 2 meses)

> 37,9° C (3 meses a até 4 anos)

> 37,8 °C (≥ 4 anos)

Timpânica 35,7°C a 37,8°C >37,8°C

Fonte/Tabela: Krinsky et al. (2014).

Na hipotermia, a temperatura corporal está abaixo da faixa de normalidade, habitualmente associada à longa permanên-cia em lugar frio, exposição prolongada à chuva, ao vento, à neve ou imersão em água fria (NHS CHOICES, 2008).

» A hipotermia ocorre quando a temperatura interna é menor que 35° C (KASPER et al., 2016).

A temperatura interna é a temperatura das estruturas profundas do corpo, em contraste com a temperatura periférica que é a da pele. As regiões utilizadas como referência para medida da temperatura, são regiões periféricas.


Precisão da medida de temperatura em relação ao local de aferição (no corpo)

Apesar de a medida da temperatura por via retal ser considerada a de referência, não se recomenda esse modo de aferição em farmácias devido ao risco de quebra do termômetro, desconforto e sobretudo, inconveniência.

A via de mensuração mais usada é a axilar e, embora seja mais fácil de medir (em comparação com registros orais ou retais), é uma estimativa menos precisa da temperatura interna corporal e tem forte influência de fatores do meio ambiente.

A precisão da medida de temperatura por via oral situa-se entre a da axilar e a retal.

A mensuração, por proximidade da membrana timpânica, detecta a radiação térmica emitida pela via auricular, que é proporcional à temperatura da membrana.

A temperatura também pode ser medida com o termômetro de sensor infravermelho sem contato, que é apontado para a testa.


Hipotermia | Normotermia | Febre | Hiperpirexia | Hipertermia

Avaliar corretamente a temperatura corporal do paciente é importante para direcionar a conduta profissional.

♦ Quando em hipotermia, a temperatura corporal está abaixo da faixa de normalidade. A hipotermia ocorre quando a temperatura interna é menor que 35° C. Pode estar associada à longa permanência em lugar frio, exposição prolongada à chuva, ao vento, à neve ou imersão em água fria.

♦ A normotermia (temperatura corporal normal) pode variar de acordo com o lugar de mensuração conforme tabela anteior.

♦ Febre é um aumento da temperatura decorrente de uma resposta imunológica a um pirogênio exógeno ou endógeno.

♦ A temperatura acima de 41,1°C é descrita como hiperpirexia. Ela pode ocorrer em decorrência de infecções graves e, principalmente, em caso de hemorragias do Sitema Nervoso Central – SNC.

♦ Apesar de a maioria dos pacientes com temperatura corporal elevada ter febre, existem casos em que uma temperatura elevada corresponde a hipertermia. Nessas situações ocorre um aumento não controlado da temperatura que excede a capacidade do organismo em perder calor. Diferente das situações febris, não há mudança do ponto de ajuste no centro termorregulador do hipotálamo, nem há ação de pirogênios.

Dentre as causas mais frequentes de hipertermia podemos citar: insolação, indução por fármacos e outras substâncias psicoativas de uso não terapêutico, lesão do SNC – hemorragia cerebral e lesão do hipotálamo dentre outras. A hipertermia pode ser fatal e tem como característica a ausência de resposta a antipiréticos.


Higienização dos Termômetros

Os termômetros devem ser sempre higienizados antes do uso e, para a correta higienização, alguns cuidados devem ser observados.

  • Termômetro de mercúrio

O termômetro pode ser lavado com água e sabão e em seguida a ponteira (bulbo do termômetro), deve ser mergulhada em álcool 70% por alguns segundos. A secagem deve se feita com papel toalha descartável ou algodão. Não utilizar produtos químicos ou mergulhar o termômetro em água fervente.

  • Termômetro digital

O aparelho deve ser higienizado com algodão embebido em álcool 70% e em seguida limpo com algodão seco. Evitar outros produtos químicos ou o contato do álcool com o display para evitar danos. Caso o termômetro fique sem utilização por um tempo, é recomendável a remoção da bateria. Não mergulhar em água ou qualquer outro líquido.

  • Termômetro digital auricular por infravermelho e termômetro digital infravermelho sem contato

Utilizar haste flexível ou cotonete embebido em álcool 70% para a limpeza do sensor. O restante do termômetro deve ser limpo com algodão umedecido com álcool 70%, não utilizar produtos químicos ou abrasivos. O dispositivo também não deve ser mergulhado em água ou outro líquido e a bateria deve ser removida em caso de longos períodos sem utilização.

  • Termômetro digital tipo chupeta

Mergulhar a parte de borracha da chupeta por alguns minutos em álcool 70%, retirar e secar com guardanapo ou toalha de papel. Qualquer outro produto químico pode danificar o acessório. Não colocar em água fervente.


Para Complementar o Conteúdo

» Existem termômetros infravermelhos para uso industrial e modelos específicos para o corpo humano. Os modelos industriais foram desenvolvidos para operar numa faixa de medição muito mais ampla e apresentam uma exatidão aproximada de ±2%.

» Dependendo do modelo em questão, essa exatidão pode significar uma diferença para mais ou para menos de 1°C, o que seria suficiente para mascarar uma febre ou superestimá-la. Basta lembrarmos que a diferença de 1ºC pode significar hipotermia ou uma hiperpirexia, por exemplo.

» Caso fosse utilizado um termômetro industrial em um pronto socorro ou emergência, isso mudaria completamente a classificação de risco dos pacientes.

Vídeo: Reprodução / Highmed


Referências:
  • CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Guia de Prática – Clínica Sinais e Sintomas Não Específicos – Febre vol. 3. Disponível em: http://cff.org.br/userfiles/Profar-vol3-Febre_TELA_pgdupla%20-%20final.pdf. Acesso em: 3 jun. 2020.
  • HIGHMED SOLUÇÕES EM TECNOLOGIAS DE MEDIÇÃO. HM-820 – Termômetro Infravermelho para Corpo Humano. Disponível em: https://youtu.be/Ma0LhIjsVkw. Acesso em: 8 jun. 2020.

  • PIXABAY. Febre. Disponível em: https://pixabay.com/pt/images/search/febre/. Acesso em: 8 jun. 2020.

Deixe o seu Comentário