Fique Atento ao Cadastrar os Medicamentos Controlados no SNGPC

Compartilhar

Atualmente, ao informar a entrada de cada medicamento ou insumo no sistema (inventário inicial ou primeira entrada), o Responsável Técnico deve informar  no arquivo XML se o medicamento ou insumo se trata de antimicrobiano ou  sujeito a controle especial (Portaria 344/98). A informação incorreta da classe terapêutica ocasiona problemas com a validação de arquivos enviados posteriormente, como na validação das datas de validade da receita.

Por isso você deve ficar muito Atento a todas as informações no momento de incluir novos medicamentos em seu sistema de gerenciamento de medicamentos controlados inclusive às CLASSES TERAPÊUTICAS cadastradas para os medicamentos controlados na Farmácia onde você trabalha.

Related Post
Os sistemas que fazem o gerenciamento dos medicamentos controlados nas farmácias e drogarias já devem estar configurados para definir:
  • ANTIMICROBIANOS → CLASSE TERAPÊUTICA 1
  • CONTROLE ESPECIAL → CLASSE TERAPÊUTICA 2
Se um medicamento sujeito a controle especial (classe terapêutica 2) for registrado incorretamente no SNGPC como sendo um antimicrobiano ( classe terapêutica 1), a saída do produto em data posterior a 10 dias da prescrição irá gerar uma mensagem de erro, ou seja, o arquivo não será aceito pelo sistema.
Nestes casos, a única forma de corrigir o problema seria a finalização do inventário para ajuste, corrigindo assim a classe terapêutica do medicamento ou insumo.

A equipe do SNGPC proporcionou uma evolução no sistema a partir de 15/08/2016 que detecta se a classe terapêutica está correta ou não no momento do envio do inventário de forma a evitar erros posteriores e finalizações de inventários desnecessárias.

Se o SNGPC detectar erro nas classes terapêuticas dos medicamentos cadastrados no momento do envio do inventário a mensagem abaixo indica um possível erro na informação da classe terapêutica:
MEDICAMENTO – ENTRADA: Não é possível inserir classe terapêutica distinta para o medicamento (1.1111.1111.111-1 – BBBBBBBB).

Neste contexto, o objetivo desta evolução no SNGPC é permitir que o sistema valide adequadamente os marcadores de classe terapêutica 1 e 2, alertando ao Responsável Técnico, de forma antecipada, sobre o erro na classe terapêutica. Desta forma, ajustes de inventários por este tipo de erro serão evitados.

A partir do dia 15/08/2016, esta evolução no sistema está sendo implementada no SNGPC e portanto, caso haja tentativa de envio de algum arquivo XML, a partir desta data, contendo a classe terapêutica incorreta, uma mensagem de erro será apresentada e o arquivo não será aceito. A classe terapêutica deve ser corrigida no arquivo e um novo envio deve ser feito.

Fonte: http://www.anvisa.gov.br/sngpc/130716.html

 

Ver comentários

Posts Recentes

Caderneta de Saúde para Crianças, Idosos e Gestantes

Com toda a polêmica e fake news em torno das vacinas muitas pessoas estão deixando de se vacinar e vacinar… Leia mais

Balanços de Medicamentos Controlados Portaria 344/98 BMPO, RMNA e RMNB2

Artigo atualizado em 19/05/2022 Um artigo muito acessado aqui no Farmacêutico Digital é o de Orientações para Dispensação de Medicamentos… Leia mais

Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial

Artigo Atualizado em 18/05/2022. Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial em Decorrência da… Leia mais

Diferença entre Remédio e Medicamento

Você sabe qual a Diferença entre Remédio e Medicamento? Muitas vezes usamos a palavra remédio para definir um medicamento. Apesar… Leia mais

Sistema ABO e Fator RH

A importância do sangue é conhecida desde tempos remotos mas, como utilizar o sangue, seu armazenamento, suas incompatibilidades, o conhecimento… Leia mais

O que é Responsabilidade Técnica e Certidão de Regularidade Técnica

A responsabilidade técnica é muito mais que somente uma ato administrativo. O farmacêutico responsável técnico é submetido a deveres e… Leia mais

Este site usa cookies.

Saiba mais