Este artigo Significado das Siglas dos Medicamentos foi publicado originalmente em 06/2016 e atualizado em 08/2020.
Muitas vezes nos deparamos com várias abreviações presentes nas embalagens dos medicamentos porém, nem sempre sabemos o significado das siglas dos medicamentos ou porque estão lá.
Há vários medicamentos que são desenvolvidos para liberar seu princípio ativo diretamente no intestino. Isso pode acontecer por diversos motivos como: princípio ativo (fármaco), pode ser sensível ao ácido do estômago; obter uma melhor absorção do medicamento ou ainda, para proteger o estômago de efeitos irritantes do medicamento.
Outros medicamentos são desenvolvidos para que o intervalo entre as doses possa ser maior, uma forma de facilitar a adesão ao tratamento pelo paciente que tem de tomar menos doses por dia. Esses são chamados de medicamentos de liberação modificada por isso, as indústrias farmacêuticas utilizam essas siglas nos momes dos medicamentos para identificar o tipo de liberação ou mesmo a forma que o medicamento vai agir no organismo.
Existem vários mecanismos utilizados para permitir a libertação prolongada de uma droga no corpo. Em alguns casos, o medicamento é coberto de um revestimento que se dissolve depois de um período de tempo para liberar o princípio ativo. Também há fármacos com diferentes espessuras de revestimento que permitem que o princípio ativo seja liberado aos poucos para ter um efeito gradual e contínuo.
Em um sistema de difusão, o fármaco é liberado ao longo do tempo através de uma matriz de pequenas aberturas numa membrana externa. Esse é o caso do Gligage XR®, que por vezes pode ser encontrado inteiro nas fezes, isto é, apenas a matriz do comprimido porque o princípio ativo já foi liberado no intestino.
O mecanismo usado para dispersar o fármaco pode variar e este pode afetar como a droga age sobre o corpo. Veja um exemplo de como os efeitos para as diferentes siglas podem influenciar o mesmo medicamento: Wellbutrin SR®, sua posologia é feita duas vezes por dia, enquanto Wellbutrin XL® é tomado uma vez por dia.
Por esse motivo, alguns desses comprimidos não devem ser esmagados, mastigados ou divididos, enquanto outros podem ser divididos de forma segura, mas não esmagados ou mastigado. Informações detalhadas sobre quais comprimidos podem ou não ser divididos podem ser encontradas nas bulas dos medicamentos.
Algumas doenças, como a hipertensão e diabetes, podem ser controlados de forma mais eficaz com medicamentos de libertação prolongada porque, ao manter o nível constante do fármaco na corrente sanguínea, há diminuição das chances de ocorrência de reações adversas que podem ser causadas por altas concentrações do medicamento na corrente sanguínea de uma só vez.
Além disso os medicamentos de liberação prolongada também podem ser tomados apenas uma ou duas vezes por dia, o que torna mais fácil para os pacientes seguirem as recomendações médicas gerando maior benefício terapêutico ao tratamento.
Os produtos de liberação retardada são da mesma categoria de liberação prolongada. De liberação retardada destinam-se a liberar o fármaco no corpo algum tempo depois da droga ter sido ingerida. Entre o momento da ingestão e o momento em que o fármaco é liberado, não há absorção do fármaco.
Separei algumas siglas que fazem parte dos nomes dos medicamentos e o que significam para que você saiba o porque destas siglas estarem impressas em suas embalagens.
Muitas delas são abreviações em inglês de suas ações mas, também há algumas em português.
Publicamos aqui no site, alguns artigos sobre siglas, abreviações e termos técnicos. Vamos deixar os links abaixo caso queira saber um pouco mais sobre o assunto:
1- Algumas Siglas Utilizadas na Prática Clínica
2- Principais Siglas e Abreviaturas encontradas nas Prescrições Médicas
3- Significado das Siglas dos Medicamentos
4- Termos Comuns na Prática Farmacêutica e Classes Terapêuticas
5- Termos Técnicos Utilizados em Farmácia e na Área de saúde
6- Termos técnicos utilizados na prática clínica, Glossário (parte1)
7- Terminologia técnica na prática clínica, Glossário (parte 2)
Com toda a polêmica e fake news em torno das vacinas muitas pessoas estão deixando de se vacinar e vacinar… Leia mais
Artigo atualizado em 19/05/2022 Um artigo muito acessado aqui no Farmacêutico Digital é o de Orientações para Dispensação de Medicamentos… Leia mais
Artigo Atualizado em 18/05/2022. Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial em Decorrência da… Leia mais
Você sabe qual a Diferença entre Remédio e Medicamento? Muitas vezes usamos a palavra remédio para definir um medicamento. Apesar… Leia mais
A importância do sangue é conhecida desde tempos remotos mas, como utilizar o sangue, seu armazenamento, suas incompatibilidades, o conhecimento… Leia mais
A responsabilidade técnica é muito mais que somente uma ato administrativo. O farmacêutico responsável técnico é submetido a deveres e… Leia mais
Este site usa cookies.
Saiba mais
Ver comentários
Olá, o que significa a sigla "ENV" que é envelope em farmacologia?
Olá Letícia,
Em qual medicamento está a sigla. Sabendo qual podemos perguntar ao fabricante.
QUAL O SIGNIFICADO DA SICLA TABS NA MEDICAÇAO DORENE
Basicamente a diferença apenas está na forma farmacêutica, o Dorene Tabs é comprimido e o Dorene é cápsula
Olá, Jurema!
Tabs é uma abreviação de "tablets" ou comprimidos, em inglês. Esse medicamento pode ser encontrados em cápsulas, apenas como Dorene, ou comprimidos que é o Dorene Tabs.