Notice: Constant automattic\jetpack\extensions\social_previews\FEATURE_NAME already defined in /home1/farma027/public_html/wp-content/plugins/jetpack/extensions/blocks/social-previews/social-previews.php on line 14
O que é Posologia?

O que é Posologia?

Compartilhar

O que é posologia?

Posologia é a forma de utilizar os medicamentos, ou seja, o número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia – que varia em função do paciente, da doença que está sendo tratada e do tipo de medicamento utilizado. A posologia está relacionada com o tempo de ação e a dose terapêutica do medicamento em questão.

Um esquema posológico racional baseia-se na pressuposição de que existe uma concentração-alvo que irá produzir o efeito terapêutico desejado.

Após vários estudos, chegou-se ao conceito de janela terapêutica, que compreende a concentração plasmática mínima da droga necessária para fazer o efeito e a concentração máxima acima da qual o fármaco irá apresentar efeitos tóxicos.

Related Post

O Gráfico 1 representa de forma geral, o que acontece após a administração oral de um medicamento com a variação da concentração plasmática da droga atingindo o efeito terapêutico e sendo eliminada.

A partir desse gráfico pôde-se determinar a frequência das doses de um medicamento durante o tratamento de alguma doença de forma a manter sua concentração plasmática média constante para que haja a melhora do organismo. Dessa forma determinou-se a posologia do medicamento.


O Gráfico 2 representa como se encontra o intervalo de administração de um medicamento para que esse produza o efeito terapêutico desejado.

Uma diminuição dos intervalos de administração pode elevar a concentração da droga no plasma tornando-a tóxica se ela ultrapassar a concentração tóxica mínima. Por isso não devemos alterar os intervalos de administração sem um prévio conhecimento do que isso irá acarretar. Por exemplo, a diminuição de 8 em 8h para 6 em 6h a posologia de um medicamento.

Imagem / Reprodução: http://www.scielo.br/img/fbpe/rn/v15n2/11839f1.gif

Para Complementar o Conteúdo:

10 Orientações Importantes Sobre o Uso correto de Medicamentos » Confira 10 Dicas muito legais de como usar corretamente o seu medicamento
O que é Cronofarmacologia e Qual o Melhor Horário para Tomar os Medicamentos

Referências Bibliográficas:

  • Livro: Farmacologia Básica e Clínica – Bertram G. Katzung – Oitava Edição.
  • MOURA, Mirian Ribeiro Leite; REYES, Felix Guillermo Reyes. Interação fármaco-nutriente: uma revisão. Rev. Nutr.,  Campinas ,  v. 15, n. 2, p. 223-238,  Aug.  2002 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732002000200011&lng=en&nrm=iso>. access on  09  Apr.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732002000200011.

Ver comentários

  • Q post precioso, sou atendente de Farmácia e me ajudou muito... Parabéns! 😊😊👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • Boa noite. O que significa quando aparece na receita médica “0-0-1”?

  • E quando uma posologia de citoneurin injetável vem prescrito, 1-0-1-0 corresponde a que?

    • Boa tarde Neyane,

      Com certeza não é para tomar 2 injeções em um dia. Acredito que seja uma injeção em um dia da semana pula uma semana e outra em um dia na semana seguinte.
      Em um mês de 4 semanas 1 injeção de 15/15 dias.

  • Parabéns pelo conteúdo didático. Apareci como um curioso(quase sempre assim), só que acabei me interessando bastante.

    • Ei Kevin,
      Muito obrigada por seu comentário.
      Fique a vontade em nosso espaço.
      Fico muito feliz por você ter gostado daqui!
      Seja sempre bem vindo.

  • De quantas em quantas horas pode se dar um piroxicam para um paciente de 37 anos

    • A posologia usual do piroxicam é de 12 em 12 horas.
      Exemplo: 8h da manhã e 20h(8h) da noite

  • E quando numa receita de lorazepam vem escrito na posoogia 0+2 o que quer dizer?

    • Olá Iza,
      Quer dizer 0 cp de manhã e 2 cp a noite. Ou seja 2 comprimidos por dia. Pode ser liberado até 120 comprimidos para tratamento de 60 dias, se não houver restrição de caixas na notificação.

  • Oi. Posso entender que unidade posologica e a quantidade por tomada? Sendo assim, se um medico receitar, por exemplo, zolpidem 10mg tomar 1,5cpr (1 cpr e meio) a noite, o mesmo nao pode ser dispensado em receituário de controle especial, e sim em notificação b?

    • Bom questionamento Thiago,

      Mas o medicamento prescrito é o zolpidem de 10 mg que está definido como receituário de controle especial de cor branca. A apresentação de zolpidem acima dessa concentração que fica sujeita notificação de receita azul.

      • E uma possibilidade, uma vez que muitos medicos preferem aumentar a dose do psicotropico a tentar um tratamento alternativo. Ja vi muitas receitas onde o medico prescreveu 1cpr de 8/8h, de clonazepam, por exemplo, so para que o paciente pudesse levar 3 ou 4 caixas. Logo me fez pensar se "unidade posologica" se referia a concentracao do comprimido ou a concentracao que e tomada por vez.

    • Olá Lucas,
      Montei os gráficos utilizando o livro da Referência Bibliográfica do artigo.

  • Quando diz que é um por dia, é a cada 12 ou 24 horas. No caso biprofenide?

    • Olá Paulo,

      Um por dia significa 1 cp a cada 24h. Exemplo: 1cp as 8h da manhã por 5 dias.

Posts Recentes

Caderneta de Saúde para Crianças, Idosos e Gestantes

Com toda a polêmica e fake news em torno das vacinas muitas pessoas estão deixando de se vacinar e vacinar… Leia mais

Balanços de Medicamentos Controlados Portaria 344/98 BMPO, RMNA e RMNB2

Artigo atualizado em 19/05/2022 Um artigo muito acessado aqui no Farmacêutico Digital é o de Orientações para Dispensação de Medicamentos… Leia mais

Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial

Artigo Atualizado em 18/05/2022. Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial em Decorrência da… Leia mais

Diferença entre Remédio e Medicamento

Você sabe qual a Diferença entre Remédio e Medicamento? Muitas vezes usamos a palavra remédio para definir um medicamento. Apesar… Leia mais

Sistema ABO e Fator RH

A importância do sangue é conhecida desde tempos remotos mas, como utilizar o sangue, seu armazenamento, suas incompatibilidades, o conhecimento… Leia mais

O que é Responsabilidade Técnica e Certidão de Regularidade Técnica

A responsabilidade técnica é muito mais que somente uma ato administrativo. O farmacêutico responsável técnico é submetido a deveres e… Leia mais

Este site usa cookies.

Saiba mais