Estamos vivendo a era da informática e, em um mundo globalizado em que a tecnologia reina, somos bombardeados por uma quantidade enorme de informações todos os dias, seja quando assistimos um noticiário, através da internet e dos celulares, redes sociais e inúmeros outros meios de comunicação.
Mas, esse “bombardeio de informações” não é, necessariamente, benéfico. Ter de lidar com essa enorme quantidade de informação pode nos deixar confusos, temos de processar e filtrar somente o que é importante para nós. Some-se a isso as “fake news” ou falsas informações e temos o caos instalado em nossas cabeças.
Conhecimento e informação, você sabe a diferença? Estes dois termos são erroneamente utilizados como intercambiáveis mas não são sinônimos. Vamos ver como diferenciar um e outro.
Significado do dicionário:
substantivo feminino
Conceituar informação é algo vago e intuitivo. Ao fazermos uma pergunta, pedimos informação, ao assistirmos TV ou um filme, estamos absorvendo informação. Quando lemos um jornal, uma revista em quadrinhos, ouvimos uma música, lidamos com algum tipo de informação. O simples fato de contar uma piada é uma forma de transmitir informação. O tempo inteiro estamos lidando com informações, seja recebendo ou transmitindo.
No entanto, não temos uma definição precisa do que é informação, não há uma fórmula pronta que nos diga o que é e o que não é informação. Nós sabemos intuitivamente o que é mas, descrever em palavras o que é informação, é algo complexo.O termo informação é descrito como um conjunto de dados estruturados, organizados e processados, apresentados dentro de um contexto, o que o torna a informação relevante e útil para um indivíduo.
Um dado é qualquer registro ou indício relacionável a alguma entidade ou um evento. Isso não quer dizer que um dado é, necessariamente, resultado de um registro intencional de algo ou decorre de um registro físico. Um som produzido por um fenômeno natural, uma pegada, a sombra de um objeto, uma imagem ou um valor guardados na memória de uma pessoa podem ser considerados dados.
A informação pode ser composta a partir de um conjunto de dados, desde que estes dados sejam apresentados de forma que possamos interpretá-los, permitindo que análises sejam feitas. O conceito de informação, como usado na linguagem cotidiana, significa a comunicação do conhecimento. Assim, um mesmo conjunto de dados não gera a mesma Informação para diferentes pessoas.
Significado do dicionário:
substantivo masculino
O conhecimento significa a familiaridade e consciência de uma pessoa em relação a lugares, eventos, idéias, questões e maneiras de fazer as coisas. Essa familiaridade é reunida através da aprendizagem, percepção e descoberta. É o estado de conhecer algo através da compreensão de conceitos, estudo e experiência.
Conhecimento é um processo intrínseco, é a possibilidade de aplicar o aprendizado a outras situações, de generalizar. É um processo de “digestão” de ideias de maneira que elas se tornem aplicáveis a situações diferentes. É a capacidade, adquirida por alguém, de interpretar e operar sobre um conjunto de Informações.
É uma capacidade porque o conhecimento é dinâmico, quem tem conhecimento pode estabelecer novas relações, tirar novas conclusões, fazer novas inferências, agregar novas Informações e reformular significados. Quando o conhecimento é exercitado, ele se consolida e cresce.
Segundo Confúcio um famoso pensador chinês:
“Aquilo que escuto eu esqueço, aquilo que vejo eu lembro, aquilo que faço eu aprendo.”
Em 1969 o educador estadunidense Edgar Dale afirmou por meio de um estudo no qual cunhou o termo “cone of learning” que, depois de duas semanas estudando um determinado tópico, o cérebro humano seria capaz de se lembrar:
10% do que leu;
20% do que ouviu;
30% do que viu;
50% do que viu e ouviu;
70% do que disse em uma conversa/debate;
90% do que vivenciou a partir de sua prática.
De maneira análoga a Edgar Dale o psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) aplicou sua teoria da escolha para a educação, por meio da qual estabeleceu a chamada “Pirâmide de William Glasser”
Com toda a polêmica e fake news em torno das vacinas muitas pessoas estão deixando de se vacinar e vacinar… Leia mais
Artigo atualizado em 19/05/2022 Um artigo muito acessado aqui no Farmacêutico Digital é o de Orientações para Dispensação de Medicamentos… Leia mais
Artigo Atualizado em 18/05/2022. Atualização das Regras para as Quantidades Máximas de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial em Decorrência da… Leia mais
Você sabe qual a Diferença entre Remédio e Medicamento? Muitas vezes usamos a palavra remédio para definir um medicamento. Apesar… Leia mais
A importância do sangue é conhecida desde tempos remotos mas, como utilizar o sangue, seu armazenamento, suas incompatibilidades, o conhecimento… Leia mais
A responsabilidade técnica é muito mais que somente uma ato administrativo. O farmacêutico responsável técnico é submetido a deveres e… Leia mais
Este site usa cookies.
Saiba mais