Como Escolher os Horários para Tomar os Medicamentos

Algumas pessoas se perdem quando o assunto é Tomar o Medicamento na Hora Certa.

O Farmacêutico tem especial importância quando orienta o paciente como tomar e quando tomar os medicamentos prescritos pelos médicos. Ajuda o paciente a melhorar de sua enfermidade quando consegue sucesso na adesão ao tratamento.

Para que o paciente tome seus medicamentos de forma correta montamos umas tabelas com algumas Sugestões de Horários para tomar os medicamentos. Nestas sugestões priorizamos o período do dia que, na maioria das vezes, a pessoa estará acordada facilitando a administração do medicamento.

horario--para-tomar-o-remedio

 

Os horários para tomar o medicamento dependem da forma de absorção e metabolização do principio ativo de cada medicamento. Baseia-se no tempo que o medicamento permanece circulando no sangue, ou no melhor momento do dia para sua ação, que se determina a frequência que deve ser tomado.

Evite ter que acordar de madrugada para tomar medicamentos. Uma boa noite de sono é muito importante!

receita-medica
Imagem de uma Prescrição com todos os dados Necessários

Você deverá tomar os medicamentos de acordo com a Receita Médica que deverá constar:

  • NOME DO MEDICAMENTO
  • A DOSE DO MEDICAMENTO
  • A FORMA FARMACÊUTICA (se é comprimido, líquido, etc.)
  • QUANTIA TOTAL NECESSÁRIA
  • POSOLOGIA → Que deverá constar as seguintes informações
    • Via de Administração Ex: Oral(Boca), Tópico(Pele), Nasal(Nariz), Otológica(Ouvidos), Oftálmica(Olhos)
    • Dose Unitária do medicamento
    • Intervalo de administração ou de tomadas durante o dia → Onde entram as sugestões de Horários para tomar os Medicamentos
    • Observações especiais

Como escolher Horários para tomar os Medicamentos

Medicamentos de 12 em 12 horas

Como pode estar escrito na Receita Médica:
12/12 horas = duas vezes por dia = 1+1 = 1-0-1 = Tomar ao amanhecer e ao fim da tarde

3 Sugestões de Horários:

Sol-Dia Lua-Noite
7:00 h e 19:00 h
8:00 h e 20:00 h
9:00 h e 21:00 h

Medicamentos de 08 em 08 horas

Como pode estar escrito na Receita Médica:
8/8 horas = três vezes por dia = 1+1+1  = 3 comprimidos por dia

2 Sugestões de Horários:

Sol - Manhã Sol - Dia Lua - Noite
6:00h , 14:00h e 22:00h
7:00h , 15:00h e 23:00h

Medicamentos de 06 em 06 horas

Como pode estar escrito na Receita Médica:
6/6 horas = quatro vezes por dia = 1+1+1+1 = Tomar ao amanhecer, ao meio-dia, ao fim da tarde e ao deitar

Sugestão de Horário:

Sol - Manhã Sol - Dia Sol - Tarde Lua - Noite
6:00h » Manhã 12:00h » Meio-Dia 18:00h » Tarde 24:00h » Meia-Noite

Você terá que acordar para tomar o seu medicamento inevitavelmente » Use o seu despertador.


Medicamentos de 04 em 04 horas

Como pode estar escrito na Receita Médica:
4/4 horas = seis vezes por dia = 1+1+1+1 +1+1

Sugestão de Horário:

Sol - Manhã Sol - Dia Sol - Dia Sol - Tarde Lua - Noite Lua - Noite
6:00h 10:00h 14:00h 18:00h 22:00h 2:00h

Você terá que acordar para tomar o seu medicamento inevitavelmente » Use o seu despertador.

Fique atento a estas 8 Orientações Importantes:

  1. Alguns medicamentos devem ser tomados em jejum para que sejam melhor absorvidos e façam efeito.
  2. Se o fármaco causa sono, deve ser tomado ao deitar, e se não houver essa possibilidade, evite fazer atividades que exijam atenção especial como dirigir, manejar máquinas, fazer provas ou atividades com muita concentração.
  3. Se durante o tratamento você apresentar alguns sinais ou sintomas como náuseas e/ou vômitos, gosto ruim na boca, diarreia, excesso ou perda de sono, alterações de humor, alterações visuais ou alterações na pele como vermelhidão, placas, bolhas ou coceira podem ser sinais de alergia. Avise imediatamente seu médico para que ele avalie e decida se deve ou não suspender o tratamento ou mudar a medicação.
  4. Avise SEMPRE o seu médico sobre todos os medicamentos que você esteja tomando antes de ele prescrever outro. Os medicamentos podem interagir um com outro e isso pode trazer sérios danos à sua saúde.
  5. Mantenha seus medicamentos SEMPRE longe das crianças e animais.
  6. Procure tomar as cápsulas e comprimidos com água. Cerca de 200 ml de água (um copo), é uma boa quantidade, pois nesse volume, a água evita que o medicamento fique entalado ao ser deglutido. Além disso, essa quantidade faz com que o estômago se esvazie mais rápido e o princípio ativo do medicamento chegue mais precocemente ao intestino, onde a maioria é realmente absorvida.
  7. O uso do leite ou suco de frutas não é recomendável, pois contém proteínas em sua composição. Essas proteínas podem se combinar com as moléculas do medicamento e dificultar sua absorção; podem competir com o princípio ativo na absorção e acabar por dificultar e/ou atrasar a absorção. O leite ainda pode alcalinizar o estômago (diminuir sua acidez) e impedir a absorção de princípios ativos que dependem dessa acidez.

8. Nunca misture medicamentos com o Álcool

Lembre-se, o uso de medicamentos é parte de um tratamento, que deve ser iniciado após o diagnóstico ser feito. O diagnóstico depende de uma anamnese completa e exame físico adequado. Por isso, somente médicos e dentistas em casos específicos têm condições de prescrever corretamente uma medicação. Parentes, amigos e vizinhos, se não forem médicos, não estão habilitados a orientar o uso de remédios.

 Para Complementar o Conteúdo você pode Ler:

O que é Posologia → Entenda o que é posologia e porque é importante seguir os horários de tomar os medicamentos

10 Orientações Importantes Sobre o Uso correto de Medicamentos – Confira 10 Dicas muito legais de como usar corretamente o seu medicamento

♦ O que é Cronofarmacologia e Qual o Melhor Horário para Tomar os Medicamentos

♦ Série Melhor Horário para Tomar o Remédio → Imagens com os Melhores Horários para Tomar os Medicamentos para postar no seu Instagram

23 COMENTÁRIOS

  1. Estou com um resfriado, nada sério, o farmacêutico me passou para tomar de 12 em 12 horas … Qual será a reação de meu organismo se eu tomar de 6/6 ? Não possuo nenhum problema de saúde e nem tomo nenhum outro medicamento.

        • Olá Josue,
          Cada medicamento tem seu tempo de ação no organismo. A partir de pesquisas pelos laboratórios farmacêuticos são determinados os intervalos entre absorção – ação – eliminação do medicamento no corpo. Para cada medicamento foi estudado o intervalo para que se mantenha sua ação. Daí os horários de tomada para que sua concentração se mantenha constante no organismo realizando sua ação terapêutica.
          Leia este artigo: http://farmaceuticodigital.com/2012/09/o-que-e-posologia.html Irá te ajudar a entender.

  2. Olá, boa noite o médico me passou o remédio dual para eu tomar uma vez por, mas eu estou em dúvida em q horário é melhor para eu tomar se de manhã ou a noite, poderia me ajudar?

  3. Estou tomando uma medicação que precisa ser tomada de 3 em 3 dias, como fazer essa contagem?
    Iniciei hoje dia 08/05/2017

    • Olá Sonia,
      Considerando que se você tomar o medicamento as 8h do dia 08/05, quando forem 8h do dia 09/05 completa 1 dia né. As 8h do dia 10/05, 2 dias e as 8h do dia 11/05, 3 dias. Então você deve tomar o medicamento no dia 11/05 no horário que tomou no dia 08/05 e assim por diante, 11/05, 14/05, 17/05…

  4. Olá bom dia estou tomando anti biotico e antinflamatorio anbos tem que tomar de 8/8horas como devo fazer os horários posso tomar os dois juntos??

    • Olá Izabel,
      Quais são os seus medicamentos? Na bula dos seus medicamentos há a informação se eles interagem entre si. Se não houver interação sugiro que tome um medicamento com 1h de distância do outro.

    • Olá Wagner,
      Vai depender de qual medicamento. Por exemplo: O anti-inflamatório nimesulida é indicado para ser tomado de 12 em 12h na sua bula. Mas se seu médico achar que seja necessário que tome de 8 em 8h você pode tomar. Ou seja, também vai depender da prescrição do seu médico.

  5. Se eu tenho um remédio para tomar por três dias, como eu conto esses dias? Por exemplo, se eu começo a tomar dia 16, eu tomo até o dia 18 ou até 19?

    • Olá Vanessa,

      Se você começa a tomar no dia 16 você conta o dia 16, 17 e 18 que dão 3 dias.
      O que pode gerar dúvidas seria com relação à posologia.
      Se for um comprimido ao dia conta-se a partir do dia 16. Mas se for mais vezes ao dia você conta a partir da primeira dose 24h após, completa-se um dia.

  6. se tenho que tomar um medicamento de quinze em quinze dias, como fazer a contagem, ex; hoje é 29/10/2016 e tomei a primeira dose, quando devo tomar a próxima? dia 12 ou 13/11/2016?

    • Olá Antônio,

      No dia 30/10 completa um dia que vc tomou o medicamento. Então vamos contar o dia 30/10 como dia 1 que somados 15 dias dará no dia 13/11/2016.

    • Olá Cosmo,
      Você considera a partir da próxima hora. Ex se você toma as 6:00h da manhã somadas 8h dará as 14:00h da tarde assim você não considera as 6h.
      Veja, de 6h as 7h →1 hora se passou, de 7h as 8h → mais 1 hora, então você conta 7h=1, 8h=2, 9h=3, 10h=4, 11h=5, 12h=6, 13h=7 e 14h=8.

Deixe o seu Comentário